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Língua inglesa

Código: TeSPS-209    Sigla: LI
Área Científica: Língua e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TeSPS-209&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2025
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 17 Plano a partir de 2025 5 50 125

Horas Efetivamente Lecionadas

4ºTESPSS

Ensino Teórico: 5,00
Teórico-Práticas: 7,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 2,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Susana Isabel Costa Cabral Nunes   0,66
Teórico-Práticas Totais 1 2,67
Susana Isabel Costa Cabral Nunes   2,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Isabel Costa Cabral Nunes Responsável
Helena Isabel Marques Caseiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos abrangentes da língua inglesa, mobilizando adequadamente vocabulário técnico da saúde no contexto administrativo e clínico
Adquirir conhecimentos abrangentes em língua inglesa com ou sem recurso às tecnologias de informação e comunicação
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação na diversidade de situações e contextos
Demonstrar capacidades de organização e processamento da informação em saúde
Interagir com eficácia em inglês, mobilizando léxico específico no contexto administrativo e clínico, tanto em discursos escritos como orais, integrando as seguintes capacidades:
Compreensão e produção oral: Interagir com eficácia presencial ou telefonicamente, consoante as diversas situações de contexto administrativo e clínico
Compreensão e produção escrita: Ler, compreender e produzir textos escritos profissionais (e-mails, cartas, relatórios, formulários)

Conteúdos programáticos

Léxico, morfologia e sintaxe (nível B1 do QECRL)
Vocabulário relacionado com a área de atendimento em Saúde
Regras e funcionamento da língua e vocabulário específico para a área de interesse:
Funções da linguagem:
Perguntar sobre informação pessoal
Analisar informação; Falar sobre rotinas/ tarefas diárias
Referir eventos presentes, passados e futuros
Identificar departamentos hospitalares
Distinguir diferentes tipos de profissões
Dar direções

Componente Gramatical:
Tempos verbais (Present Simple, Continuous, and Perfect; Past Simple, Continuous, and Perfect and Future Simple)
Formas verbais (Infinitive and Gerund)
Artigos definidos e indefinidos
Preposições (de Tempo; Lugar; Movimento)
Forma interrogativa
Pronomes (pessoais, possessivos, interrogativos)
Conjunções
Produção e análise de diferentes tipos de texto: e-mails; cartas; diálogos
Utilização da língua na oralidade, consoante o contexto e grau de formalidade
Seleção de informação pertinente das várias fontes do discurso escrito e oral

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular pretende-se levar os estudantes a tomar consciência acerca da relevância de termos específicos em inglês no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores específicos, mobilizando adequadamente vocabulário na língua inglesa relacionado com a área da saúde no contexto administrativo e clínico, utilizando-o em diversos registos de comunicação, tanto oral como escrita.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino será baseado em tarefas de forma a capacitar o estudante para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, que permitem um desenvolvimento das competências orais, de compreensão e de produção escrita.
A componente autónoma deverá ser realizada pelo estudante, ao longo do decorrer de toda a unidade curricular, através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares acerca dos conteúdos abordados, considerando as suas necessidades individuais de desenvolvimento de competências e visando o cumprimento de todos os objetivos pedagógicos.


Avaliação

A avaliação consistirá na realização de um teste escrito individual (40%) e na participação nas aulas e na plataforma Moodle: participação individual e trabalho contínuo (20%) e participação em grupo (40%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No que concerne às aulas teóricas, a docente faz o enquadramento conceptual das matérias, orientando o trabalho individual e de pequeno grupo. Nas aulas teórico-práticas prevê-se a realização de exercícios práticos com base em tópicos de natureza teórica e questionários (escritos e orais) sobre aspetos diversos da língua alvo. Estão igualmente previstos exercícios linguísticos de comunicação, em que os alunos irão simular situações reais no mundo profissional, por forma a estimular a comunicação em inglês.
O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretende desenvolver em futuros profissionais de secretariado clínico.
O trabalho em pequeno grupo estimulará a partilha de conhecimentos sobre a língua estrangeira para além de desenvolver as competências interpessoais.

Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em situações relacionadas com a sua prática académica e profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardoso, R. M. C.; Lameiras, M. T. S.; Wilson, J. M. (2007). Manual de Correspondência: Inglês-Português. Almedina.
Dicionário Editora de Inglês-Português (2011). Porto Editora.
Dicionário de Português-Inglês (2011). Porto Editora.
Murphy, R (2012) English Grammar in Use: Intermediate. CUP.
Meed, J. & Rossetti, A. (2012). Functional Skills English in Context - Health & Social Care Workbook Entry3 - Level 2. Nelson Thornes.
Biber, D. et al (1999). Grammar of Spoken and Written English. Longman.
Evans, V; Dooley, J; Tran, T.M,, MD (2012). Career Paths Medical. Express Publishing
Grice, T. (2011).Oxford English for Careers Nursing 1 Practice File. Oxford University Press