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Ciências da Saúde Aplicadas

Código: AFEVS1011    Sigla: CSA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 29 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 5 90 140

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-1-T1

Ensino Teórico: 25,50
Teórico-Práticas: 16,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,80
Marco António Colaço Branco - ESD   1,00
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD   0,20
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,00
Diana Carvalho Filipe - ESD   1,00
Marco António Colaço Branco - ESD   0,50
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer e aplicar:
    . conceitos básicos das ciências do desporto no âmbito da saúde;
    . as ciências da saúde e do desporto aplicadas ao contexto da promoção da condição física e da saúde;
- Conhecer e compreender:
    . o aparelho locomotor;
    . o processo de crescimento e desenvolvimento;
    . os sistemas endócrino e nervoso, a sua fisiologia e implicações na atividade física e na saúde;
    . os aparelhos cardiovascular, respiratório e urinário, a sua fisiologia;
    . a bioenergética;
    . a interação entre os diferentes sistemas e aparelhos do corpo humano durante a realização de atividade física;
- Saber:
    . analisar o movimento na perspetiva anatómica (particularmente a participação muscular e articular) e biomecânica (cinética, cinemática, cinemétrica, dinamometria, antropometria, electromiografia);
    . descrever o corpo humano e compreender a linguagem técnica e clínica.

Conteúdos programáticos

1) Introdução às ciências do desporto no âmbito da Atividade Física e Saúde;
2) Anatmofisiologia básica: aparelhos locomotor, cardivascular, respiratório e urinário; sistemas endocrino e nervoso;
3) Integração das ciências na análise do movimento;
4) Integração e implicações dos diferentes sistemas e aparelhos na atividade física e na saúde;
5) Bioenergética aplicada e termoregulação;
6) As lesões e a sua recuperação;
7) O crescimento e desenvolvimento e as respectivas implicações no movimento.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC pretende dar conhecer as características do corpo humano, bem como o seu modo de funcionamento e implicações na saúde e na doença. Vários conteúdos previstos nesta UC permitem aprofundar e consolidar esse conhecimento, que vai ser fundamental para o sucesso na aquisição de conhecimentos, teóricos e aplicados, em unidades curriculares ulteriores e que vai ser crucial para os futuros profissionais poderem intervir sobre a Saúde e o Corpo Humano, no âmbito das suas competências.  Do mesmo modo, esta UC também inclui conteúdos sobre a terminologia e atividade/competência de outras áreas da saúde que vão contribuir para dar suporte à necessária capacidade do profissional de atividade física e estilos de vida saudáveis em comunicar e relacionar-se com outros profissionais de saúde.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

* A maioria das aulas será teóricas e algumas aulas serão práticas. Todas as aulas serão presenciais. Algumas aulas serão de enquadramento teórico e concetualização e outras de aplicação prática dos conteúdos tanto na forma da realização de movimentos e exercício físico como na forma de fichas de trabalho.
 
* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = (fichas de trabalho + teste teórico + apresentação trabalho) / 3
    * Avaliação final:
Nota final = (teste teórico + apresentação oral + prova oral)/3

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para melhoria de nota ou para os alunos que tenham reprovado em época normal.
    * Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

* As aulas serão teóricas terão grande foco na aplicação prática dos conteúdos apresentados.
* As aulas práticas terão grande foco na análise multidimensional do movimento humano e da saúde, à luz das diferentes ciências aplicadas.
    * Serão utilizados métodos de ensino interactivo onde será estimulada a participação ativa dos alunos, discussão e esclarecimento dos temas abordados.
    * Será feita a análise e resolução de problemas e/ou de casos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor. Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Edições FMH. Lisboa.
* Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor. Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à atividade física. Edições FMH. Lisboa.
* Correia, P. (2012). Estudo do movimento. Edições FMH. Lisboa.
* McArdle, W. D., Katch, F. I., & Katch, V. L. (2014). Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance (8th, International edition ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
* Kenney, W. L., Wilmore, J. H., & Costill, D. L. (2021). Physiology of Sport and Exercise (8th ed.). Human Kinetics.

* Peterson, Lars; Renstrom, Per, (2001), Sports Injuries - Their Prevention and Treatment, 3ªEdição, Champaign, Human Kinetics.
* http://www.ebah.pt/content/ABAAABDMUAL/atlas-corpo-humano
* http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas à distância em vez de presencialmente).