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Exercício para Populações Clínicas

Código: AFEVS2011    Sigla: EPC
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Página Web:Esta UC tem como objectivos: - fornecer o conhecimento que confira uma preparação teórica e prática consistente e atualizada, com base na investigação científica de referência, no que se refere a adaptação da avaliação e prescrição do exercício para Populações Especiais, particularmente populações com condições clínicas. - introduzir no alunos e exercitar competências para: - aplicar das atuais
Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 30 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 45 84

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-1-T1

Ensino Teórico: 13,50
Teórico-Práticas: 22,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Bruno Pereira Aires   0,50
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   1,00
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   0,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Bruno Pereira Aires   0,30
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   0,50
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   0,70

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC tem como objectivos:
- fornecer o conhecimento que confira uma preparação teórica e prática consistente e atualizada, com base na investigação científica de referência, no que se refere a adaptação da avaliação e prescrição do exercício para Populações Especiais, particularmente populações com condições clínicas.
- introduzir no alunos e exercitar competências para:
    - aplicar das atuais linhas orientadoras da prescrição do exercício a diferentes populações que apresentam condições clínicas;
    - aplicar os métodos de avaliação de historial de saúde, e avaliação em esforço e em repouso;
    - estimular os clientes para a obtenção de ganhos de saúde através do exercício físico;
    - pesquisar informação e realizar a avaliação crítica das evidências científicas relacionadas com o exercício para populações especiais.

Conteúdos programáticos

1. Etiologia e prevalência das seguintes condições clínicas: doença cardiovascular; cancro; doença vascular periférica; obesidade; diabetes; asma; osteoartrite e osteoporose;
2. Benefícios e riscos associados à atividade física, exercício e avaliação, nas condições clínicas abordadas;
3. Adaptações das condições de realização e decisões da ajuste relativas à avaliação e prescrição do exercício em pessoas com condições clínicas;
4. Análise das características, capacidades, necessidades e objetivos da população-alvo.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As crescentes solicitações da área socioprofissional do Exercício e Saúde requerem uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos das populações-alvo que a caraterizam, que se prendem essencialmente com a melhoria da Condição Física, do Bem-Estar, e da Saúde, quer no âmbito da intervenção primária ou secundária. O aumento da incidência e prevalência de condições clínicas associado ao aumento da longevidade suportam a premência da desenvolver competências de avaliação e prescrição do exercício para estas populações sobretudo para os futuros profissionais que almejam intervir no contexto da promoçõa da atividade física e estilos de vida saudáveis. Utilizam-se métodos e técnicas de avaliação subjetiva e objetiva dos praticantes, e subsequente prescrição do exercício, que se operacionaliza através de diferentes tipos de exercício. Pretende-se com esta UC conhecer as caraterísticas, as capacidades, e as necessidades dos vários grupos da população com que o profissional do Exercício e Saúde intervém; aplicar os instrumentos, técnicas e formas de avaliação disponíveis; e adaptar as linhas orientadoras da prescrição, no sentido de estabelecer objetivos realistas e promover a adesão e manutenção do Exercício, particularmente no que se refere a populações que apresentam condições clínicas.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

* Métodos de ensino: pesquisa e análise de artigos científicos; participação ativa nas aulas; exposição e discussão dos conteúdos; exercícios práticos, estudos de caso e fichas de trabalho; desenvolvimento de programa de exercício para uma determinada população; estudo independente.
 
* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = (fichas de trabalho + teste teórico + apresentação trabalho) / 3
    * Avaliação final:
Nota final = (teste teórico + apresentação oral + prova oral)/3

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para todos os alunos que tenham reprovado na época normal ou que pretendam realizar melhoria de nota.
    * Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Durstine, J.L., Moore, G., & Painter, P.L. (2016). ACSM¿s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4th Ed.). Human Kinetics.

* Ehrman, J., Gordon, P., Visich, P., & Keteyian, S. (2022). Clinical Exercise Physiology: Exercise Management for Chronic Diseases and Special Populations (5th Ed). Human Kinetics.
* Liguori, G. (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Wolters Kluwer Health.
* Joseph T. Ciccolo & William Kraemer (2013). Resistance Training for the Prevention and Treatment of Chronic Disease. CRC Press.
* Pedersen, B. K., & Saltin, B. (2015). Exercise as medicine: Evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 25, 1-72.
* Santa-Clara, H., Pinto, I., Santos, V., Pinto, R., Melo, X., Almeida, J. P., Pimenta, N., et al. (2015). Atividade física e exercício físico: Especificidades no doente cardíaco. Rev Factores de Risco, 35, 28-35.

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).