• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS2015
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Atividades Físicas de Natureza

Código: AFEVS2015    Sigla: AFN
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 28 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 5 52,5 140

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-1-T1

Teórico-Práticas: 22,50
Ensino Prático e Laboratorial: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,50
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Carlos Oliveira Silvério - ESD   1,87
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Isabel André Mercê - ESD Responsável
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os conteúdos da Unidade curricular são:
1. Conhecer e analisar atividades físicas enquadráveis no ¿Green Exercise¿ e conhecer os benefícios no bem-estar físico e psicológico que delas podem advir
2. Desenvolver conhecimentos elementares de planeamento e liderança de uma sessão, utilização de equipamento adequado, identificar os constrangimentos do contexto no qual as atividades se desenvolvem,e indicar estratégias que garantam a segurança e bem-estar dos participantes e dos instrutores
3. Fomentar um estilo de vida ativo através da inclusão do ¿Green Exercise¿ na rotina da população-alvo.
4. Eleger variantes de facilidade e dificuldade para cada atividade desenvolvida.
Serão desenvolvidas atividades de outdoor a definir no início de cada ano letivo.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos da Unidade curricular são:
1. Conhecer e analisar atividades físicas enquadráveis no ¿Green Exercise¿ e conhecer os benefícios no bem-estar físico e psicológico que delas podem advir
2. Desenvolver conhecimentos elementares de planeamento e liderança de uma sessão, utilização de equipamento adequado, identificar os constrangimentos do contexto no qual as atividades se desenvolvem,e indicar estratégias que garantam a segurança e bem-estar dos participantes e dos instrutores
3. Fomentar um estilo de vida ativo através da inclusão do ¿Green Exercise¿ na rotina da população-alvo.
4. Eleger variantes de facilidade e dificuldade para cada atividade desenvolvida.
Serão desenvolvidas atividades de outdoor a definir no início de cada ano letivo.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na análise das potencialidades e recursos associados às atividades para o cumprimento destes mesmo objetivos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Foram definidas metodologias de ensino que conciliam o desenvolvimento de competências expositivas, e práticas simulatórias. Dada a natureza prática desta unidade curricular, os estudantes deverão participar em, pelo menos, 2/3 das horas de contacto. Tanto em avaliação contínua, como em avaliação final, os estudantes deverão cumprir:
¿ avaliação de conteúdo teórico
resposta a questões escritas
individual
30%
relativo a cada uma das atividades
nota mínima 9.5 valores
¿ avaliação de conteúdo prático
liderar/conduzir uma sessão
individual ou em grupos
40%
relativo a uma ou mais atividades
nota mínima 9.5 valores
¿ avaliação de conteúdo teórico/prático
planeamento de uma sessão
individual ou em grupos
30%
relativo a uma ou mais atividades
nota mínima 9.5 valores


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na replicação de intervenções ciêntíficas no âmbito do ¿Green Exercise¿. Por essa razão:
¿ O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que pretende integrar. Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir a primeira tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua. 
¿ Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação desde que reúnam as condições para nela participar, de acordo com o definido no regulamento de avaliação. Em Exame Final, todos os elementos de avaliação são realizados individualmente.
¿ Em Época de Exame, os estudantes poderão realizar elementos de avaliação, caso esta situação esteja previamente definida pelo Regente e indicados os alunos nessas condições.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Gilbertson, K.; Bates, T.; McLaughlin, T. & Ewert, A. (2006). Outdoor Education. Methods and Strategies. Champaign, IL: Human Kinetics.
2. Iknoian, T. (2005). Fitness Walking. Champaign, IL: Human Kinetics.; Jensen, C. & Guthrie, S.. (2006). Outdoor Recreation in America. Champaign, IL: Human Kinetics.
3. Nottingham, S. & Jurasin, A. (2010). Nordic Walking for Total Fitness. Champaign, IL: Human Kinetics.
4. Schurman, C. & churman, D. (2009). The Outdoor Athlete. Champaign, IL: Human Kinetics.;
5. Lahart Ian et al.  The Effects of Green Exercise on Physical and Mental Wellbeing: A Systematic ReviewInt J Environ Res Public Health. 2019 Apr; 16(8): 1352
6. Coon, JT. et al. Does participating in physical activity in outdoor natural environments have a greater effect on physical and mental wellbeing than physical activity indoors? A systematic review. Environ Sci Technol. 2011 Mar 1;45(5):1761-72