Código: | AFEVS2015 | Sigla: | AFN | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 30 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 1º | 5 | 52,5 | 140 |
Teórico-Práticas: | 31,50 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os objetivos da Unidade curricular são:
1. Conhecer as características, vantagens e limitações, condicionantes e cuidados a ter na utilização de diferentes contextos da prática de exercício ao ar livre;
2. Conhecer e analisar atividades físicas enquadráveis no Green Exercise, e conhecer os benefícios no bem-estar físico e psicológico que delas podem advir;
3. Desenvolver conhecimentos elementares de planeamento e liderança de uma sessão, utilização de equipamento adequado, identificar os constrangimentos do contexto no qual as atividades se desenvolvem, e indicar estratégias que garantam a segurança e bem-estar dos participantes e dos instrutores;
4. Saber eleger variantes de facilidade e dificuldade para cada atividade desenvolvida;
5. Saber lecionar sessões de exercício ao ar livre, utilizando uma instrução e controlo adequados, criando um bom clima e motivando os praticantes.
Os conteúdos da Unidade curricular são:
A. Características e especificidades do exercício ao ar livre:
A.1. Tipologias, benefícios, vantagens e desvantagens das diferentes tipologias (contruído/humanizado - exercício cinzento; natural - exercício verde, azul e/ou castanho)
B. Desenvolvimento de sessões de Green Exercise:
B.1. Estrutura e fases da aulaB.2. Guidelines para a promoção de um estudo de vida ativa, e para prescrição de exercício com vista à melhoria da condição físicaB.3. Progressão e organização das sessões de Green Exercise
C. Modalidades de exercício ao ar livre:
C.1. Ginásios ao ar livreC.2. Treino de força por calistenia e pliometriaC.3. BootcampC.4. Corridas de obstáculosC.5. RappelC.6. Aulas temáticas
C.7. Outras
D. Intervenção prática / role play:
D.1. Receber e preparar os praticantes para a sessãoD.2. Posicionamento do professor face aos praticantesD.3. Instrução e demonstraçãoD.4. Prática pedagógica:
E. Estratégias para a prevenção de lesões relativas ao Green Exercise
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos desta UC:
Objetivo 1 » Conteúdo A
Objetivo 2 » Conteúdos A e B
Objetivo 3 » Conteúdo B a E
Objetivo 4 » Conteúdos B, C e E
Objetivo 5 » Conteúdo B a E
Considerando os objetivos definidos, a UC inclui várias metodologias de ensino: i) exposição de conteúdos; ii) questionamento; iii) realização de aulas práticas; iv) treino e simulação da prática pedagógica, v) role play; vi) análise, discussão e reflexão da simulação da prática pedagógica.
Avaliação
Todos os elementos têm a nota mínima de 10 valores. A avaliação poderá ser realizada através de avaliação contínua (apenas disponível na Época Normal) ou exame. Para avaliação contínua, os estudantes deverão participar em pelo menos 2/3 das horas de contacto. Em avaliação por exame todos os elementos de avaliação são individuais.
Seguem-se os elementos da avaliação e respetiva ponderação na nota final:
Alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.- Teste teórico individual - 30%- Trabalho de grupo de planeamento de uma sessão de exercício ao ar livre - 30%- Avaliação prática da condução da sessão de exercício planeada - 40%
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino nesta UC:
Objetivo 1 » Metodologias i) e ii)
Objetivo 2 » Metodologias i) a iii)
Objetivos 3 a 5 » Metodologias ii) a vi)
ACSM (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11 ed). Wolters Kluwer.
Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2019). Periodization: Theory and Methodology of Training (6th ed). Human Kinetics.
Gilbertson, K., Ewert, A., Siklander, P., & Bates, T. (2022). Outdoor Education: Methods and Strategies (2 ed). Human Kinetics.
Lahart Ian et al. The Effects of Green Exercise on Physical and Mental Wellbeing: Systematic
Review Int J Environ Res Public Health. 2019 Apr; 16(8): 1352
Lawrence, M. (2014). The Complete Guide to Outdoor Workouts (1st ed). Bloomsbury Sport.
Schurman, C. & churman, D. (2009). The Outdoor Athlete. Champaign, IL: Human Kinetics.
Marini, S., Mauro, M., Grigoletto, A., Toselli, S., & Maietta Latessa, P. (2022). The Effect of Physical Activity Interventions Carried Out in Outdoor Natural Blue and Green Spaces on Health Outcomes: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health, 19(19), 12482.
Em caso de pandemia, as aulas presenciais poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).