Código: | AFEVS3009 | Sigla: | PS | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Página Web: | https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2020/2021&P_CAD_CODIGO=AFEVS3009&P_PERIODO=1S |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 24 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 5 | 30 | 140 |
Ensino Teórico: | 14,00 |
Teórico-Práticas: | 14,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Conhecer os objetivos e âmbito da Psicologia da Saúde; 2. Compreender o contributo dos fatores biológicos, psicológicos e sociais na promoção da saúde e na doença; 3. Compreender os contributos da Psicologia da Saúde na gestão da doença, promoção da saúde e bem- estar; 4. Integrar na prática os modelos compreensivos da Psicologia da Saúde; 5. Analisar e avaliar os contributos de estilos de vida saudáveis na promoção da saúde e na recuperação da doença; 6. Conhecer os princípios da Psicologia da Saúde necessários para explicar o comportamento e, por conseguinte, para influenciar a mudança comportamental; 7. Conhecer, discutir e hipotetizar a implementação de estratégias de educação para a saúde, prevenção e promoção.
1. Psicologia da Saúde: Conceptualização e Métodos de Investigação; 1.1 A Psicologia como disciplina científica: objeto e métodos de estudo; 1.2 Definição(ções) de Saúde; 1.3 A Psicologia da Saúde: contexto histórico científico, âmbito e objetivos; 2. Perspetiva sistémica e ecológica da Saúde/Doença: fatores que contribuem para a saúde/doença; 3. Personalidade e Saúde; 4. Crenças de Saúde; 5. Cognições de Doença; 6. Temas da Psicologia da Saúde: resiliência, stress, ansiedade, auto-confiança, comportamento de risco para a saúde, inserção social e educação para a saúde; 7. Intervenções da Psicologia da Saúde: programas de prevenção, promoção da saúde e estilos de vida saudáveis; 8. Aplicação prática - definição de estratégias de intervenção aplicadas a um contexto/população específico.
Os conteúdos 1, 2, 3, 4 e 5 encontram-se em coerência com os objetivos 1, 2 e 3. Os conteúdos 5, 6 e 7 encontram-se em coerência com os objetivos 4, 5, 6 e 7.
Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas interativas. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=3) (25%), apresentação do trabalho (15%) e teste escrito (60%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (50%) e oral (50%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nas duas; A classificação final será a média ponderada destes 2 elementos.
A componente mais teórica encontra-se articulada com os objetivos 1, 2 e 3 e a componente mais prática encontra-se articulada com os objetivos 4,5, 6 e 7.
- Cohen, S., Kamarck, T., & Mermelstein R. (1983). A Global Measure of Perceived Stress. Journal of Health and Social Behavior, 24, 385-396;
- Ogden, J. (2012). Health Psychology (5 ed.). McGraw-Hill Education;
- Pervin, L. A. (1990) (Ed.). Handbook of Personality. Theory and Research. The Guilford Press.
- Rahe, R., Biersner, R., Ryman, D., & Arthur, R. (1972). Psychosocial predictors of illness behavior and failure in stressful training. Journal Health Social Behavior, 13(4), 393-397;
- Ryan, R. & Frederick, C. (1997). On energy, personality, and health: subjective vitality as a dynamic reflection of well-being. Journal of Personality, 63(3), 529-565;
- Rodrigues, F., Teixeira, D., Cid, L., & Monteiro, D. (2019). Have you been exercising lately? Testing the role of past behavior on exercise adherence. Journal of Health Psychology,26(10), 1482-1493;
- Teixeira, A. (2007) (Org.). Psicologia da Saúde. Contextos e áreas de intervenção. Climepsi Editores.
Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos). De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.