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Métodos de Aconselhamento

Código: AFEVS3010    Sigla: MA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Página Web:https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2020/2021&P_CAD_CODIGO=AFEVS3010&P_PERIODO=1S
Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 24 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 6 45 168

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-2-T1

Ensino Teórico: 42,00
Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os conceitos de aconselhamento, modelos teóricos, objetivos e settings de aplicação; 2. Conhecer as técnicas e processos característicos das entrevistas de aconselhamento, com enfoque na entrevista motivacional; 3. Saber construir uma visão colaborativa e dinâmica do processo de aconselhamento; 4. Compreender o aconselhamento como uma relação e como um processo de mudança; 5. Promover o desenvolvimento de um posicionamento pessoal de reflexão, avaliação e intervenção baseados no conhecimento das competências e limitações, pessoais e técnicas; 6. Promover o desenvolvimento de posturas eticamente informadas; 7.Desenvolver competências pessoais e técnicas para o estabelecimento de uma relação empática com os seus clientes; 8. Conhecer e aplicar estratégias de mudança cognitiva, discursiva, comportamental e emocional.

Conteúdos programáticos

Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento: 1. Enquadramento conceptual do aconselhamento; 2. O Aconselhamento na perspetiva sistémica/ecossistémica; 3. O técnico de aconselhamento: competências e postura; 4. Aplicações práticas; Parte B - Metodologias do Aconselhamento: 5. Processos de Avaliação; 6. A Entrevista no aconselhamento; 6.1. Questões éticas da entrevista; 6.2. Objetivos e estádios da entrevista: da avaliação à intervenção; 6.3. Tipos de entrevista: contexto, intervenientes, modalidades; 6.4. A entrevista motivacional: objetivos, estádios, técnicas e competências; 7. Técnicas/estratégias de promoção da mudança; 8. Aplicações práticas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5 da UC. Parte B - Metodologias do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 6, 7 e 8 da UC.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas interativas. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=2) (50%), incluindo apresentação; teste escrito (30%); tarefas autónomas (20%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%), oral (30%) e um trabalho individual (30%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nos três; A classificação final será a média ponderada destes 3 elementos.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A componente mais teórica encontra-se articulada com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5, e a componente mais prática encontra-se articulada com os objetivos 6, 7 e 8.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Catalão, J.A., & Penim, A.T. (2010). Ferramentas de coaching (2ª ed.). LIDEL Edições Técnicas Lda;
- Ivey, A. & Ivey, M. (2003). Intentional interviewing and Counseling: Facilitating client development in a multicultural society (5 ed.). Brooks/ColeThompson Learning;
- Markland, D., Ryan, R., Tobin, J., & Rollnick, S. (2005). Motivational Interviewing and Self-Determination Theory. Journal of Social and Clinical Psychology, 24(6), 811-831;
- Miguel, P. (2015). Coaching. As 8 lições essenciais para atletas, treinadores e outros profissionais do desporto. Publindústria;
- Miller, W. & Rollnick, S. (2002). Motivational Interviewing: Preparing People for Change. Guilford Publications;
- Ryan, R.M., & Deci, E.L. (2017). Self-Determination Theory. Basic Psychological Needs in Motivation, Development and Wellness. The Guilford Press.

Observações

Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos). De igual modo, a avaliação (época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.