Código: | AFEVS3010 | Sigla: | MA | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Página Web: | https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2020/2021&P_CAD_CODIGO=AFEVS3010&P_PERIODO=1S |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 24 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 6 | 45 | 168 |
Ensino Teórico: | 39,00 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Conhecer os conceitos de aconselhamento, modelos teóricos, objetivos e settings de aplicação; 2. Conhecer as técnicas e processos característicos das entrevistas de aconselhamento, com enfoque na entrevista motivacional; 3. Saber construir uma visão colaborativa e dinâmica do processo de aconselhamento; 4. Compreender o aconselhamento como uma relação e como um processo de mudança; 5. Promover o desenvolvimento de um posicionamento pessoal de reflexão, avaliação e intervenção baseados no conhecimento das competências e limitações, pessoais e técnicas; 6. Promover o desenvolvimento de posturas eticamente informadas; 7.Desenvolver competências pessoais e técnicas para o estabelecimento de uma relação empática com os seus clientes; 8. Conhecer e aplicar estratégias de mudança cognitiva, discursiva, comportamental e emocional.
Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento: 1. Enquadramento conceptual do aconselhamento; 2. O Aconselhamento na perspetiva sistémica/ecossistémica; 3. O técnico de aconselhamento: competências e postura; 4. Aplicações práticas; Parte B - Metodologias do Aconselhamento: 5. Processos de Avaliação; 6. A Entrevista no aconselhamento; 6.1. Questões éticas da entrevista; 6.2. Objetivos e estádios da entrevista: da avaliação à intervenção; 6.3. Tipos de entrevista: contexto, intervenientes, modalidades; 6.4. A entrevista motivacional: objetivos, estádios, técnicas e competências; 7. Técnicas/estratégias de promoção da mudança; 8. Aplicações práticas.
Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5 da UC. Parte B - Metodologias do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 6, 7 e 8 da UC.
Aulas teóricas expositivas; Aulas teórico-práticas com métodos explorativos e interativos. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=2) (50%), incluindo apresentação; teste escrito (30%); tarefas autónomas (20%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%), oral (30%) e um trabalho individual (30%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nos três; Classificação final: a média ponderada dos 3 elementos.
A componente mais teórica encontra-se articulada com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5, e a componente mais prática encontra-se articulada com os objetivos 6, 7 e 8.
Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência e a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos). De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.