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Atividade Física e Estilo de Vida

Código: AFEVS3012    Sigla: AFEV
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 23 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 37,5 84

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-2-T1

Teórico-Práticas: 12,00
Ensino Prático e Laboratorial: 18,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   0,93
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,07
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,50
Mónica Alexandra Godinho de Sousa - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

É consensual que estilos de vida pouco saudáveis são os principais fatores de risco para várias doenças crónicas e morte prematura. No entanto, o sistema de saúde dos países desenvolvidos ainda se concentra principalmente na pesquisa de novos fármacos e no tratamento de doenças, e não na sua prevenção.

Os objetivos desta unidade curricular são:

1. Examinar o impacto potencial dos fatores individuais e combinados do estilo de vida na comorbidade, doenças crónicas, morte prematura e expectativa de vida na população.

2. Desenvolver habilidades de liderança em programas de intervenção em estilo de vida saudável, pessoais ou baseados na comunidade, entre diferentes faixas etárias.

3. Fornecer ferramentas de avaliação e prescrição para conduzir intervenções de estilo de vida saudável, pessoais ou baseadas na comunidade.


Conteúdos programáticos

Os conteúdos a abordar nesta unidade curricular são:
1. Definição de estilo de vida saudável
2. Barreiras e Facilitadores para a adoção de um estilo de vida saudável
3. Recomendações de instituições de referência mundiais para a adoção de um estilo de vida saudáveis
4. Avaliação objetiva e subjetiva de diferentes domínios de um estilo de vida saudável
5. Delineação de objetivos, estratégias de promoção e monitorização de um estilo de vida saudável

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando os objetivos (O) da unidade curricular, foram definidos os conteúdos (C) essenciais da UC que se baseiam na análise das potencialidades e recursos associados às atividades para o cumprimento destes mesmo objetivos. Nomeadamente, através das seguintes correspondências: O1»C1&C2, O2»C3, O3»C4&C5 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Foram definidas metodologias de ensino que conciliam o desenvolvimento de competências expositivas, e práticas simulatórias. Dada a natureza prática desta unidade curricular, os estudantes deverão participar em, pelo menos, 2/3 das horas de contacto. Todos os elementos de avaliação deverão cumprir a nota miníma de 9,5 valores. A nota final resultará da média ponderada dos vários elementos de avaliação. Tanto em avaliação contínua como em avaliação final, os estudantes deverão cumprir:
1-Avaliação de conteúdo teórico - tarefas realizadas em aula (25%) individual
2-Avaliação de conteúdo prático - relatório Estilo de Vida (50%) individual ou em grupos
3-Avaliação oral - apresentação do relatório Estilo de Vida (25%) individual ou em grupos 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na replicação de intervenções no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis. Por essa razão:
¿ O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que pretende integrar. Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir a primeira tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua. 
¿ Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação desde que reúnam as condições para nela participar, de acordo com o definido no regulamento de avaliação. Em Exame Final, todos os elementos de avaliação são realizados individualmente.
¿ Em Época de Exame, os estudantes poderão realizar elementos de avaliação, caso esta situação esteja previamente definida pelo Regente e indicados os alunos nessas condições.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. LWW, 2021
Brehm BA. Successful Fitness Motivation Strategies. Human Kinetics, 2004 
Gavin J. Lifestyle Fitness Coaching: Guiding Client Development Through Active Living. Human Kinetics, 2005
Howley E & Franks B. Fitness Professional Handbook. Human Kinetics, 2009
Wagstaff M & Attarian A. Technical Skills for Adventure Programming. A Curriculum Guide. Human Kinetics, 2009
Kohl III H. Foundations of PA and Public Health. Human Kinetics, 2016
Nusselder WJ, Franco OH, Peeters A, Mackenbach JP. Living healthier for longer: comparative effects of three heart-healthy behaviors on life expectancy with and without cardiovascular disease. BMC Public Health. 2009; 9:487. 
O'Doherty MG, Cairns K, O'Neill V, et al. Effect of major lifestyle risk factors. Eur J Epidemiol. 2016 May;31(5):455-68

Observações

Na avaliação, os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.