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Programa de Mudança Comportamental

Código: AFEVS3013    Sigla: PMC
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 29 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 8 67,5 224

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-2-T1

Teórico-Práticas: 28,00
Ensino Prático e Laboratorial: 28,00
Trabalho de Campo: 28,00
Estágio: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Estágio: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,47
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,53
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   1,00
Estágio Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante seja integrado e acompanhado num processo de implementação de programas de mudança comportamental, através dos quais possa: 1) selecionar um grupo alvo e desenvolver um programa/ação de aconselhamento para a mudança comportamental, no sentido de orientar a realização de escolhas mais saudáveis; 2) selecionar um indivíduo, desenvolver e implementar um programa (individualizado) de mudança comportamental, avaliando as necessidades, identificando objetivos, selecionando as estratégias adequadas e acompanhando todo o processo, de modo a monitorizar o seu impacto; 3) Com base na experiência adquirida, refletir sobre a atuação profissional na área da promoção de estilos de vida.

Conteúdos programáticos

Os objetivos definidos serão operacionalizados nos seguintes conteúdos: 1. Fases de intervenção para a mudança comportamental - Modelo de Michie, Atkins e West (2014); 2. Relações empíricas entre os principais contrutos subjacentes à mudança comportamental; 3. Planeamento, desenvolvimento e implementação das intervenções com base nos principais modelos de suporte à intervenção e nas ferramentas aprendidas principalmente nas UCs de «Avaliação e Intervenção para a Mudança Comportamental» e «Métodos Aconselhamento»; 4. Intervenção e monitorização do seu impacto em contexto real num sujeito e/ou grupo alvo; 5. Oportunidades e direções profissionais na promoção de estilos de vida (reflexão sobre a experiência enquanto profissional de promoção de estilos de vida e oportunidades de crescimento profissional); 6. Os princípios éticos orientadores da atividade profissional no contexto das ciências do desporto e do comportamento.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 4 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º e 2.º objetivos definidos, o ponto 5 ao 3.º objetivo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-prática expositivas/ interativas; as restantes de aplicação e intervenção. Para a avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: trabalho de grupo (50%); planeamento, intervenção e monitorização do sujeito/ou grupo alvo (30%); prova oral (20%) e iniciar-se-á com a realização do 1.º momento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada dos 3 elementos; Dispensa de exame final: A-Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; B-Classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. O exame final contemplará uma prova escrita (40%),oral (30%) e um trabalho individual (30%) todos são presenciais, onde deverá ter uma classificação igual/superior a 10; Classificação final: média ponderada dos 3 elementos.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas onde serão realizados os exercícios práticos, e as reflexões sobre aulas realizadas em contexto real.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Beedie et al. (2015). Essentials of Motivation & Motivation Change. Europe Active. BlackBoxPublishers.
-Biddle, S., & Mutrie, N. (2001). Psychology of Physical Activity: determinants, well-being and interventions. Routledge.
-Catalão, J.A., & Penim, A.T. (2010). Ferramentas de Coaching. Lidel.
-Gavin, J. (2005). Lifestyle Fitness Coaching: Guiding Client Development Through Active Living. Human Kinetics.
-Marcus, B. H., & Forsyth, L. (2008). Motivating People to Be Physically Active (2nd ed.). Human Kinetics.
-Michie, S., Atkins, L., & West, R. (2014). The Behaviour Change Wheel: A Guide to Designing Interventions. Silverback Publishing.
-Miller, W.R. & Rollnick, S. (2002). Motivational Interviewing: Preparing People for Change. Guilford Publications.
-Rodrigues, F., & Monteiro, D. (2021). Mudança Comportamental em Atividade Física e Saúde. CIEQV.
-Rosengren, D.B. (2009). Building motivational interviewing skills: a practitioner workbook. Guilford Press.

Observações

Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos). De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.