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Programa de Mudança Comportamental

Código: AFEVS3013    Sigla: PMC
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 29 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 8 67,5 224

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-2-T1

Teórico-Práticas: 28,00
Ensino Prático e Laboratorial: 28,00
Trabalho de Campo: 28,00
Estágio: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Estágio: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,47
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,53
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   1,00
Estágio Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante seja integrado e acompanhado num processo de implementação de programas de mudança comportamental, através dos quais possa: 1) selecionar um grupo alvo e desenvolver um programa/ação de aconselhamento para a mudança comportamental, no sentido de orientar a realização de escolhas mais saudáveis; 2) selecionar um indivíduo, desenvolver e implementar um programa (individualizado) de mudança comportamental, avaliando as necessidades, identificando objetivos, selecionando as estratégias adequadas e acompanhando todo o processo, de modo a monitorizar o seu impacto; 3) Com base na experiência adquirida, refletir sobre a atuação profissional na área da promoção de estilos de vida.

Conteúdos programáticos

Os objetivos definidos serão operacionalizados nos seguintes conteúdos: 1. Fases de intervenção para a mudança comportamental - Modelo de Michie, Atkins e West (2014); 2. Relações empíricas entre os principais contrutos subjacentes à mudança comportamental; 3. Planeamento, desenvolvimento e implementação das intervenções com base nos principais modelos de suporte à intervenção e nas ferramentas aprendidas principalmente nas UCs de «Avaliação e Intervenção para a Mudança Comportamental» e «Métodos Aconselhamento»; 4. Intervenção e monitorização do seu impacto em contexto real num sujeito e/ou grupo alvo; 5. Oportunidades e direções profissionais na promoção de estilos de vida (reflexão sobre a experiência enquanto profissional de promoção de estilos de vida e oportunidades de crescimento profissional); 6. Os princípios éticos orientadores da atividade profissional no contexto das ciências do desporto e do comportamento.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 4 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º e 2.º objetivos definidos, o ponto 5 ao 3.º objetivo.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-prática expositivas/ interativas; as restantes de aplicação e intervenção. Para a avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: trabalho de grupo (50%); planeamento, intervenção e monitorização do sujeito/ou grupo alvo (30%); prova oral (20%) e iniciar-se-á com a realização do 1.º momento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada dos 3 elementos; Dispensa de exame final: A-Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; B-Classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. O exame final contemplará uma prova escrita (40%),oral (30%) e um trabalho individual (30%) todos são presenciais, onde deverá ter uma classificação igual/superior a 10; Classificação final: média ponderada dos 3 elementos.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas onde serão realizados os exercícios práticos, e as reflexões sobre aulas realizadas em contexto real.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Beedie et al. (2015). Essentials of Motivation & Motivation Change. Europe Active. BlackBoxPublishers.
-Biddle, S., & Mutrie, N. (2001). Psychology of Physical Activity: determinants, well-being and interventions. Routledge.
-Catalão, J.A., & Penim, A.T. (2010). Ferramentas de Coaching. Lidel.
-Gavin, J. (2005). Lifestyle Fitness Coaching: Guiding Client Development Through Active Living. Human Kinetics.
-Marcus, B. H., & Forsyth, L. (2008). Motivating People to Be Physically Active (2nd ed.). Human Kinetics.
-Michie, S., Atkins, L., & West, R. (2014). The Behaviour Change Wheel: A Guide to Designing Interventions. Silverback Publishing.
-Miller, W.R. & Rollnick, S. (2002). Motivational Interviewing: Preparing People for Change. Guilford Publications.
-Rodrigues, F., & Monteiro, D. (2021). Mudança Comportamental em Atividade Física e Saúde. CIEQV.
-Rosengren, D.B. (2009). Building motivational interviewing skills: a practitioner workbook. Guilford Press.

Observações

Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos). De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.