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Simulação Estratégica de Políticas para a Atividade Física

Código: AFEVS5010    Sigla: SEPAF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 18 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 30 84

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 14,00
Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Melhorar competências de comunicação e liderança; B. Desenvolver orientação profissional para o mercado de trabalho;  C. Promover o empreendedorismo no âmbito da intervenção na área da atividade física e estilos de vida ativos; D. Analisar, refletir e apresentar propostas fundamentadas sobre as estratégias para a elaboração de políticas e programas de atividade física e estilos de vida ativos;

Conteúdos programáticos

A. Organizar um grupo de pessoas para atingir objetivo comum; B. Usar habilidades de comunicação eficazes; C. Desenvolver a liderança para inspirar as pessoas e criar oportunidades; D. Distinguir entre o desporto e a atividade física nas políticas de saúde e estilos de vida ativos; E. Compreender o contexto social e cultural e os fatores ambientais; F. Programas de desporto e inclusão social, estratégia PESSCL; G. Selecionar projetos, gerir o portefólio de programas; H. Identificar atividades para a gestão de risco; I. Programação de atividades e tarefas e atribuição de responsabilidades; J. Orçamentação e estimativa de custos e proveitos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O conhecimento da base científica para a estratégia e política de atividade física (conteúdo D, E, F) dirige os alunos para o objetivo C. O desenvolvimento do empreendedorismo (conteúdo G, H, I, J) permite o acesso aos alunos para objetivo B. Os conteúdos A, B, C proporcionam aos alunos as habilidades de comunicação e relacionamento profissional (objetivo A).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Apresentações dos estudantes; Entrevistas pelos estudantes a responsáveis por programa de PAL/AFEVS; Condução de sessões através da metodologia Policy Games (Duke & Geurts, 2004); Apresentação e defesa dos estudantes de propostas fundamentadas e soluções para ampliar os objetivos de programas AFEVS.
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua: 
A - Produto profissional de intervenção, em grupo: propostas de estratégias para o desenvolvimento de políticas e programas de atividade física e estilos de vida ativos x 40%
B - Apresentações, componente individual x 30%)
C - Atividades x 30%.
Exame final:
A - Produto profissional de intervenção (40%) 
B - Prova oral (60%). 
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências em vigor.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em pequenos grupos, os alunos trabalham num ambiente simulado no campo da política desportiva e de saúde. Todos os grupos são organizações interessadas e que se relacionam com outras organizações. As diretivas vêm do governo central e são incorporados num plano de projeto pelos grupos. As circunstâncias podem mudar durante o tempo da simulação. Os alunos desenvolvem a compreensão das políticas do desporto e da saúde utilizando formas de jogo.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Duke, Richard, & Geurts, Jac. (2004). Policy Games for Strategic Management. Amsterdam: Rozenberg Publishers.

European Commission. (2017). European Union Work Plan for Sport 2017-2020. Retrieved from https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-9639-2017-INIT/en/pdf
Silva, A., Monteiro, D., & Sobreiro, P. (2020). Effects of sports participation and the perceived value of elite sport on subjective well-being. Sport in Society, 23(7), 1202-1216. https://doi.org/10.1080/17430437.2019.1613376
Volf, K., Kelly, L., García Bengoechea, E., Casey, B., Gelius, P., Messing, S., ... & Woods, C. (2022). Evidence of the impact of sport policies on physical activity and sport participation: a systematic mixed studies review. International Journal of Sport Policy and Politics, 1-16. https://doi.org/10.1080/19406940.2022.2127835
WHO. (2018). Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030. www.who.int/lets-be-active/en/