Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Melhorar competências de comunicação e liderança; B. Desenvolver orientação profissional para o mercado de trabalho; C. Promover o empreendedorismo no âmbito da intervenção na área da atividade física e estilos de vida ativos; D. Analisar, refletir e apresentar propostas fundamentadas sobre as estratégias para a elaboração de políticas e programas de atividade física e estilos de vida ativos;
Conteúdos programáticos
A. Organizar um grupo de pessoas para atingir objetivo comum; B. Usar habilidades de comunicação eficazes; C. Desenvolver a liderança para inspirar as pessoas e criar oportunidades; D. Distinguir entre o desporto e a atividade física nas políticas de saúde e estilos de vida ativos; E. Compreender o contexto social e cultural e os fatores ambientais; F. Programas de desporto e inclusão social, estratégia PESSCL; G. Selecionar projetos, gerir o portefólio de programas; H. Identificar atividades para a gestão de risco; I. Programação de atividades e tarefas e atribuição de responsabilidades; J. Orçamentação e estimativa de custos e proveitos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O conhecimento da base científica para a estratégia e política de atividade física (conteúdo D, E, F) dirige os alunos para o objetivo C. O desenvolvimento do empreendedorismo (conteúdo G, H, I, J) permite o acesso aos alunos para objetivo B. Os conteúdos A, B, C proporcionam aos alunos as habilidades de comunicação e relacionamento profissional (objetivo A).
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Apresentações dos estudantes; Entrevistas pelos estudantes a responsáveis por programa de PAL/AFEVS; Condução de sessões através da metodologia Policy Games (Duke & Geurts, 2004); Apresentação e defesa dos estudantes de propostas fundamentadas e soluções para ampliar os objetivos de programas AFEVS.
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - Produto profissional de intervenção, em grupo: propostas de estratégias para o desenvolvimento de políticas e programas de atividade física e estilos de vida ativos x 40%
B - Apresentações, componente individual x 30%)
C - Atividades x 30%.
Exame final:
A - Produto profissional de intervenção (40%)
B - Prova oral (60%).
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Em pequenos grupos, os alunos trabalham num ambiente simulado no campo da política desportiva e de saúde. Todos os grupos são organizações interessadas e que se relacionam com outras organizações. As diretivas vêm do governo central e são incorporados num plano de projeto pelos grupos. As circunstâncias podem mudar durante o tempo da simulação. Os alunos desenvolvem a compreensão das políticas do desporto e da saúde utilizando formas de jogo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Duke, Richard, & Geurts, Jac. (2004). Policy Games for Strategic Management. Amsterdam: Rozenberg Publishers.
European Commission. (2017). European Union Work Plan for Sport 2017-2020. Retrieved from https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-9639-2017-INIT/en/pdf Silva, A., Monteiro, D., & Sobreiro, P. (2020). Effects of sports participation and the perceived value of elite sport on subjective well-being. Sport in Society, 23(7), 1202-1216. https://doi.org/10.1080/17430437.2019.1613376 Volf, K., Kelly, L., García Bengoechea, E., Casey, B., Gelius, P., Messing, S., ... & Woods, C. (2022). Evidence of the impact of sport policies on physical activity and sport participation: a systematic mixed studies review. International Journal of Sport Policy and Politics, 1-16. https://doi.org/10.1080/19406940.2022.2127835 WHO. (2018). Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030. www.who.int/lets-be-active/en/