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Simulação Estratégica de Políticas para a Atividade Física

Código: AFEVS5010    Sigla: SEPAF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 27 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 30 84

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 14,00
Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Melhorar competências de comunicação e liderança; B. Desenvolver orientação profissional para o mercado de trabalho;  C. Promover o empreendedorismo no âmbito da intervenção na área da atividade física e estilos de vida ativos; D. Analisar, refletir e apresentar propostas fundamentadas sobre as estratégias para a elaboração de políticas e programas de atividade física e estilos de vida ativos;

Conteúdos programáticos

A. Organizar um grupo de pessoas para atingir objetivo comum; B. Usar habilidades de comunicação eficazes; C. Desenvolver a liderança para inspirar as pessoas e criar oportunidades; D. Distinguir entre o desporto e a atividade física nas políticas de saúde e estilos de vida ativos; E. Compreender o contexto social e cultural e os fatores ambientais; F. Programas de desporto e inclusão social, estratégia PESSCL; G. Selecionar projetos, gerir o portefólio de programas; H. Identificar atividades para a gestão de risco; I. Programação de atividades e tarefas e atribuição de responsabilidades; J. Orçamentação e estimativa de custos e proveitos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conhecimento da base científica para a estratégia e política de atividade física (conteúdo D, E, F) dirige os alunos para o objetivo C. O desenvolvimento do empreendedorismo (conteúdo G, H, I, J) permite o acesso aos alunos para objetivo B. Os conteúdos A, B, C proporcionam aos alunos as habilidades de comunicação e relacionamento profissional (objetivo A).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Apresentações dos estudantes; Entrevistas pelos estudantes a responsáveis por programa de PAL/AFEVS; Condução de sessões através da metodologia Policy Games (Duke & Geurts, 2004); Apresentação e defesa de propostas fundamentadas e soluções para ampliar os objetivos de programas AFEVS.
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua: 
A - Produto profissional de intervenção, em grupo x 40%
B - Atividades, apresentações e questionamentos, componente individual x 30%
C - Prova escrita X 30%
Exame final:
A - Produto profissional de intervenção e prova oral x 70%
B - Prova escrita 30%
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores. 
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências em vigor.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Em pequenos grupos, os alunos trabalham num ambiente simulado no campo da política desportiva e de saúde. Todos os grupos são organizações interessadas e que se relacionam com outras organizações. As diretivas vêm do governo central e são incorporados num plano de projeto pelos grupos. As circunstâncias podem mudar durante o tempo da simulação. Os alunos desenvolvem a compreensão das políticas do desporto e da saúde utilizando formas de jogo.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Duke, Richard, & Geurts, Jac. (2004). Policy Games for Strategic Management. Amsterdam: Rozenberg Publishers.

European Commission. (2017). European Union Work Plan for Sport 2017-2020. Retrieved from https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-9639-2017-INIT/en/pdf
Silva, A., Monteiro, D., & Sobreiro, P. (2020). Effects of sports participation and the perceived value of elite sport on subjective well-being. Sport in Society, 23(7), 1202-1216. https://doi.org/10.1080/17430437.2019.1613376
Volf, K., Kelly, L., García Bengoechea, E., Casey, B., Gelius, P., Messing, S., ... & Woods, C. (2022). Evidence of the impact of sport policies on physical activity and sport participation: a systematic mixed studies review. International Journal of Sport Policy and Politics, 1-16. https://doi.org/10.1080/19406940.2022.2127835
WHO. (2018). Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030. www.who.int/lets-be-active/en/