• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS5014
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Liderança em Desporto e Saúde

Código: AFEVS5014    Sigla: LDS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 26 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,80
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   0,20
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,73
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

São objetivos desta UC: - identificar, descrever e aplicar os conceitos associados aos estilos de liderança e à dinâmica de grupos; - identificar, distinguir e caracterizar os factores que influenciam a liderança e a dinâmica do grupo; - desenvolver uma capacidade de liderança inspiracional; - criar oportunidades para desenvolver a liderança; - adaptar a liderança ás situações; - criar conhecimento para o desenvolvimento de um grupo/equipa; - desenvolver objetivos e planos para a sua execução; - conhecer os mecanismos de tomada de decisão e gestão dos Stakeholders.

Conteúdos programáticos

1. Comportamento e cultura organizacional; 1.1. Estrutura e desenvolvimento organizacional; 1.2. Clima e cultura organizacional; 2. Liderança em Atividade Física, Desporto e Saúde; 2.1. Abordagens básicas à liderança; 2.2. Teorias da liderança; 2.3. Habilidades de comunicação; 2.3.1. características coache, coachee e do envolvimento; 2.4. Liderança e seguidores; 2.5. Questões contemporâneas em liderança; 3. A comunicação corporativa; 3.1. Abordagens básicas à comunicação corporativa; 3.2. Tipos de comunicação nas organizações; 3.3. Gestão, marketing e comunicação organizacional; 3.4. Ferramentas de comunicação corporativa; 4. Dinâmica dos grupos; 4.1. Processos básicos nos grupos; 4.2. Características dos grupos e estrutura dos grupos; 4.3 ¿ Funcionamento e dinâmicas dos grupos; 4.4. Processos de influência; 4.5. A coesão e ambiente de grupo; 4.6. A cultura do grupo; 4.7. Formação e desenvolvimentos dos grupos (Team Building).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos desta UC privilegiam numa primeira abordagem os conceitos designados pela investigação científica em liderança e na dinâmica grupos. Isto tem a ver com as formas de actuar e pensar o dia a dia dos profissionais de atividade física para a produção de conhecimentos científicos e uma melhor intervenção organizada e planeada na realidade socioprofissional do desporto, atividade física e saúde. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação que abordem as temáticas apresentadas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Numa primeira fase, mais expositiva, sobre conceitos teóricos. Numa segunda fase, mais prática, desenvolverão trabalhos/reflexões, relacionados com a liderança e a dinâmica grupos. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: 1 prova escrita (50%) e 1 trabalho (escrito 40% e apresentação 10%); inicia-se com a realização do 1º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame,) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará prova escrita (60%) e oral (40%), presenciais, e com classificação igual/superior a 10 nas duas; A classificação final será a média ponderada destes 2 elementos.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegiar-se-ão as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem, centrado na análise qualitativa de artigos científicos, assumem-se como garante da consecução dos objetivos da unidade curricular. Por outro lado, o envolvimento dos alunos em pequenos projetos de trabalho coordenados pelo docente da unidade curricular permitindo a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da liderança e da dinâmica de grupos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Eys, M., Bruner, M. W., & Martin, L. J. (2018). The dynamic group environment in sport and exercise. Psychology of Sport and Exercise. doi:10.1016/j.psychsport.2018.11.001
Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds;
Gayman, A. M., Eys, M., & Coleman, T. (2022). Group dynamics in Canadian recreational team sports later in life. Psychology of Sport and Exercise, 60, 102137. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2022.102137
Samendinger, S., Hill, C. R., Kerr, N. L., Winn, B., Ede, A., Pivarnik, J. M., Ploutz-Snyder, L., & Feltz, D. L. (2019). Group dynamics motivation to increase exercise intensity with a virtual partner. Journal of Sport and Health Science, 8(3), 289-297. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.08.003