• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS5015
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Desenvolvimento de Organizações Desportivas

Código: AFEVS5015    Sigla: DOD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 17 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 6 45 168

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 22,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender as organizações desportivas e a gestão do desporto; Abordar o desenvolvimento de melhorias nas organizações desportivas;Compreender e implementar melhorias nas organizações desportivas devidamente enquadradas num contexto; Abordar o desenvolvimento de um negócio numa organização; Utilizar uma aproximação sistemática; Planear uma intervenção para desenvolver uma organização ou um negócio. Articular ações de melhoria nas organizações no âmbito das competências adquiridas pelos os alunos durante o licenciatura.

Conteúdos programáticos

Organizações desportivas, gestão do desporto e sistema desportivo;Porquê desenvolver organizações desportivas?Abordagens para desenvolver organizações desportivas;Abordagem para desenvolver a análise e identificar os constructos de negócio necessários de uma forma sistemática;Definição do contexto e clarificação das áreas para desenvolver a melhoria da organização desportiva;Desenvolvimento de um estudo de caso;Compreender a abordagem;Utilização de ferramentas como editor de texto, Freeplane (http://freeplane.sourceforge.net/wiki/) e uma folha de cálculo (e.g. Microsoft Excel ou LibreOffice Calc).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nos objetivos estão definidos elementos que pretendem identificar uma abordagem para clarificar o contexto organizacional e desenvolver melhorias de acordo com isso, os conteúdos procuram abordagem aspetos que permitam cumprir o que está definido nos objetivos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas aulas teóricas são desenvolvidas a exposição de conteúdos dos temas dos conteúdos programáticos, através da utilização de meios escritos e audiovisuais, em regime presencial. As aulas TP desenvolvem uma aplicação dos conteúdos a um contexto de intervenção numa organização ou desenvolvimento de um negócio. Os alunos  modelo de avaliação contínua têm que ter uma assiduidade de 2/3 das aulas TP e teóricas e cumprirem com os parâmetros de avaliação. Os parâmetros são classificados de 0 a 20 valores, prova escrita incide sobre a matéria lecionada, os trabalhos individuais são desenvolvidos nas aulas práticas e o trabalho final e é realizado em grupo. A avaliação final é constituída por duas provas uma escrita e outra oral. Para ser aprovado, o aluno deverá ter uma média aritmética simples igual ou superior a 9,5 valores. Nota Final Avaliação Contínua = 0,5 x NotaProvaEscrita + 0,4 x TrabalhoFinal+0,1 x ApresentacaoTrabalho; Nota Final Avaliação Final = (NotaProvaEscrita+Oral)/2


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias foram definidas face aos recursos existentes tendo em conta os objetivos estipulados para a unidade curricular, e.g. utiliza-se ferramentas nos recursos informáticos existentes de forma a serem utilizadas soluções para cumprir os objetivos pretendidos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Rummler, G. A., & Brache, A. P. (1995). Improving Performance: How to Manage the White Space in the Organization Chart (2nd ed). Jossey-Bass.European Commission. (1998).
The European model of sport. Retrieved from http://www.bso.or.at/fileadmin/Inhalte/Dokumente/Internationales/EU_European_Model_Sport.pdf
Noce, I., Martins, J. C. L., Belfo, F. P., Ferreira, I., & Coelho, J. S. (2011). Strategic Alignment through Organizational Modeling: A Case Study in a Public Institution. In
M. M. Slack, T., & Parent, M. M. (2006). Understanding Sport Organizations: The Application of Organization Theory. Human Kinetics.
Sotiriadou, K. (Popi). (2009). The Australian sport system and its stakeholders: development of cooperative relationships. Sport in Society, 12(7), 842¿860.
Sobreiro, P., Bento, T., & Claudino, R. (2013). Operacionalização da estratégia das organizações desportivas através da definição de axiomas, para um contexto de melhoria. RIGD, 3, 83¿95.

Observações

As aulas em período transitório serão leccionadas de acordo orientações superiores. As avaliações poderão ser realizadas em formato online recorrendo a Teams, Zoom e Moodle. Globalmente poderão existir ajustamentos para ensino online em detrimento presencial.
Todos os parâmetros de avaliação da Unidade Curricular não sofrem alterações.