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Projeto I

Código: AFEVS5016    Sigla: PROJ I
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 27 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 67,5 84

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 19,50
Trabalho de Campo: 21,00
Estágio: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Trabalho de Campo: 1,50
Estágio: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   0,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   1,50
Trabalho de Campo Totais 1 1,50
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   1,50
Estágio Totais 1 1,50
Susana Mendes Alves   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos:
1. Conhecimentos 
a. modelos de desenvolvimento e intervenção profissional no âmbito do estágio;
b. características da entidades que acolhem o estagio;
c. etapas de construção de um plano de formação individual;
d. processo de investigação cientifica;
e. modelos de revisão da literatura;
f. etapas de construção de um projeto de investigação;
2. Competências
a. Construir, apresentar e defender 
o plano individual de formação no âmbito do estágio; um projeto de investigação científica aplicado ao contexto profissional;
3. Atitudes
a. Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
b. Intervir ativamente nas atividades das aulas.

Conteúdos programáticos

1. Plano Individual de Formação no Estágio Profissional:  
a. Contexto socioprofissional da Atividade Física 
b. Arranque do estágio 
c. Integração na entidade de acolhimento 
d. Definição do Plano Individual de Formação
2. Projeto de Investigação Cientifica Aplicada ao Contexto Profissional 
a. Etapas, desenhos e modelos da Investigação Científica 
b. Revisão da literatura com recurso a bases de dados científicas: web of science, Psychinfo, spordiscus 
c. Estilo APA (7h ed, 2020) e a gestão de referências bibliográficas para organização e publicação de trabalhos científicos (exemplo do EndNote) 
d. Metodologias de investigação quantitativa, qualitativa e mista.
e. Organização e redação de um projeto de investigação 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os temas desenvolvidos nas aulas são conteúdos que obrigam à aprendizagem e desenvolvimento dos conhecimentos sobre esses conteúdos lecionados.
A reflexão para a construção dos planos e projetos, bem como a discussão entre os pares origina o desenvolvimento das competências identificadas. Por outro lado, a necessidade de expor os resultados e as conclusões em apresentação pública e para avaliação, verbalizando perante a turma, possibilita o desenvolvimento de competências de intervenção e exposição.
Por último, o desenvolvimento de uma atitude crítica e científica através da exploração dos conteúdos em discussões de grupo e em investigação de fontes bibliográficas, ajuda a elevar o aluno numa atitude de pesquisa e de dúvida sistemática.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Utilização de debate (online e/ou presencial);
Utilização de exemplos-tipo dos planos e projetos para análises in loco de determinados conteúdos;
Os projetos e os planos podem ser construídos durante as aulas, exigindo também trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração de fichas de avaliação que possibilitam a construção, apresentação e defesa do Projeto Final de Curso.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = 6 Fichas (12,5% cada) (75%) + Apresentação e Defesa (25%)
Exame Final: Nota Final = (0,50 * Prova Escrita) + (0,50 * Prova Oral) 
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conhecimentos a adquirir por via dos conteúdos lecionados serão explorados em exposição oral do professor com intervenção e discussão dos temas em pequenos grupos na sala de aula. Estes conhecimentos proporcionam uma maior fundamentação aos planos e projetos que os alunos devem realizar.
As competências de reflexão são exploradas por via das intervenções realizadas pelos alunos, e discutidas em pequenos grupos.
As atitudes críticas e científicas serão exploradas por via do questionamento realizado nas aulas e da intervenção dos alunos em pequenos grupos para trabalhos de exploração temática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia de todas as unidades curriculares do curso