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Atividade Física em Contexto Laboral

Código: AFEVS5017    Sigla: AFCL
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 19 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 2 30 56

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Teórico-Práticas: 13,00
Ensino Prático e Laboratorial: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD   0,10
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,90
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,20
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿ Conhecer e saber usar:
    - conceitos da promoção da saúde no contexto laboral (PSCL);
    - dados epidemiológicos de atividade física (AF) e saúde da população ativa.
    - exemplos de boas práticas em programas de promoção de AF em contexto laboral (PAFCL) da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral (ENWHP);
    - os modelos de implementação e estratégias ajustadas à implementação de programas de PAFCL;
    - os cinco passos chave da OMS para implementação de programas de PSCL.
¿ Conhecer e utilizar ferramentas de avaliação, em três níveis (individual, coletivo institucional) para:
    * Caracterizar o contexto funcional, estrutural e político-empresarial;
    * Identificar necessidades salutogénicas, oportunidades e valor acrescentado no contexto físico para a intervenção;
    * Identificar potenciais parceiros para potenciar a mudança.
¿ Saber avaliar os resultados e o valor acrescentado de programas de PSCL e de PAFCL.
¿ Planear e leccionar sessões de PAFCL.

Conteúdos programáticos

- Conceitos gerais de promoção da saúde em contexto laboral (PSCL) e de atividade física em contexto laboral (PAFCL);
- Epidemiologia da Atividade Física e Saúde na população ativa.
- Estudos de caso e exemplos de boas práticas da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral (ENWHP);
- Benefícios da PAFCL;
- Modelos de PSCL:
- Os cinco passos para um contexto laboral saudável, da OMS;
- Modelos de PSCL do Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM), da Associação Internacional para a Promoção da Saúde em Contexto Laboral (IAWHP), da ENWHP, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) e da OMS;
- Intervenções comportamentais: o Nudging e outras abordagens alternativas.
- Caracterização do Contexto laboral:
    . Diferentes contextos laborais: escritório; armazém; outdoor e outros;
    . Vantagens, oportunidades e desvantagens dos diferentes contextos laborais.
- A sessão de exercício em contexto laboral;
- Avaliação e prescrição do exercício em contexto laboral.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC é leccionada no quinto dos 6 semestres da licenciatura em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis, imediatamente antes do estágio, que decorre no ultimo semestre do curso, e pretende por isso ser uma oportunidade de integração de conhecimento, aplicado a um contexto específico, o contexto laboral, assim como constituir-se como uma ferramenta e uma oportunidade para intervenção e criação de valor no âmbito do estágio. Neste sentido são apresentados modelos que permitem a aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente e são apresentados estudos de caso e exemplos de boas práticas que permitem conhecer como é e pode ser feito o transfer para o mundo laboral real.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

* Nas sessões teóricas-práticas são expostos e debatidos os conteúdos programáticos de uma forma aplicada, realizadas fichas de aplicação de conhecimentos, apresentados os estudos de caso, exemplos de boas práticas e os modelos que as suportam e é dado apoio à definição, estruturação e composição do trabalho final e da sua apresentação.

* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = (apresentação de trabalho x 0,3) + (teste teórico x 0,3) + (trabalho final x 0,4)
    * Avaliação final:
Nota final = (teste teórico x 0,3) + (revisão da literatura x 0,3) + (prova oral x 0,4)

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para melhoria de nota ou para os alunos que tenham reprovado na época normal.
    * Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas são eminentemente teórico-práticas centradas na aprendizagem e discussão de conceitos, modelos e exemplos práticos e na aquisição e de conteúdos de forma muito aplicada, centrada na resolução de problemas e na procura de soluções e propostas para dar resposta a casos concretos. conceitos. Será desenvolvido um testudo de caso que vai simular a situação mais próxima possível do real para a implementação de um programa de PAFCL.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

· Atlantis, E. (2006). Worksite intervention effects on physical health: a randomized controlled trial. Health Promotion International, 21(3), 191-200.
· Chenoweth, D. (2011). Worksite Health Promotion - 3rd Edition (3 edition). Boston, Mass: Human Kinetics.
· Cloostermans, L., Bekkers, M. B., Uiters, E., & Proper, K. I. (2014). The effectiveness of interventions for ageing workers on (early) retirement, work ability and productivity: a systematic review. Int Arch Occup Environ Health.
. Fertman, C.I., Grim, M.L. (2022). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. (3rd Ed). San Francisco, CA: Jossey-Bass.
· Pronk, N. P. (Ed.). (2009). ACSMs Worksite Health Handbook - 2nd Edition: A Guide to Building Healthy and Productive Companies (2nd edition). Champaign, IL: Human Kinetics.
· World Health Organization. (2011). Five Keys to healthy workplaces. https://www.resource-recovery.net/sites/default/files/who_five_keys_to_healthy_workplaces.pdf

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).