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Atividade Física em Contexto Laboral

Código: AFEVS5017    Sigla: AFCL
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 25 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 2 30 56

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Teórico-Práticas: 14,00
Ensino Prático e Laboratorial: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,20
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,80
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,13
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Isabel André Mercê - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer e utilizar conceitos da promoção da saúde no contexto laboral (PSCL);
2. Conhecer e utilizar dados epidemiológicos de atividade física (AF) e saúde da população ativa;
3. Conhecer e utilizar exemplos de boas práticas em programas de promoção de AF em contexto laboral (PAFCL) da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral;
4. Conhecer e utilizar modelos de implementação e estratégias ajustadas à implementação de programas de PAFCL;
5. Conhecer e utilizar os 5 passos chave da OMS para programas de PSCL;
6. Conhecer e utilizar ferramentas de avaliação, em três níveis (individual, coletivo institucional) para: i) caracterizar o contexto funcional, estrutural e político-empresarial; ii) Identificar necessidades salutogénicas, oportunidades e valor acrescentado para a intervenção; iii) identificar potenciais parceiros para potenciar a mudança;
7. Saber avaliar os resultados e o valor acrescentado de programas de PSCL e de PAFCL;
8. Planear e lecionar sessões de PAFCL.

Conteúdos programáticos

A. Conceitos gerais de promoção da saúde em contexto laboral (PSCL) e de atividade física em contexto laboral (PAFCL);
B. Epidemiologia da Atividade Física e Saúde na população ativa;
C. Estudos de caso e exemplos de boas práticas da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral (ENWHP);
D. Benefícios da PAFCL;
E. Modelos de PSCL;
F. Modelos de PSCL do Colégio Americano de Medicina Desportiva, da Associação Internacional para a Promoção da Saúde em Contexto Laboral, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças e da OMS;
G. Os 5 passos para um contexto laboral saudável, da OMS;
H. Intervenções comportamentais: Nudging e outras abordagens;
I. Caracterização do contexto laboral: i) diferentes contextos: escritório; armazém; outdoor e outros; ii) vantagens, oportunidades e desvantagens dos diferentes contextos;
J. Metodologia de avaliação da implementação de programas de PSCL e de PAFCL;
K. Sessão de exercício em contexto laboral;
L. Avaliação e prescrição do exercício em contexto laboral.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular é lecionada no último dos 6 semestres da licenciatura de Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis e pretende por isso ser uma oportunidade de integração de conhecimento, aplicado a um contexto específico, o contexto laboral. Neste sentido são apresentados modelos que permitem a aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente e são apresentados estudos de caso e exemplos de boas práticas que permitem conhecer como é e pode ser feita a transferência para o mundo laboral real.

Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos desta UC:
Objetivo 1 » Conteúdo A
Objetivo 2 » Conteúdo B
Objetivo 3 » Conteúdos C e D
Objetivo 4 » Conteúdos E e F
Objetivo 5 » Conteúdo G
Objetivo 6 » Conteúdos H e I
Objetivo 7 » Conteúdo I e J
Objetivo 8 » Conteúdo K e L

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

De forma a atingir todos os objetivos definidos, serão utilizadas várias metodologias de ensino, nomeadamente: i) o método expositivo e métodos de aprendizagem mais ativos, como ii) o questionamento, iii) a descoberta guiada, iv) a exposição e debate dos conteúdos programáticos de uma forma aplicada, v) a realização de exercícios de aplicação de conhecimentos, vi) a apresentação e realização de estudos de caso, vii) a apresentação e pesquisa ativa de exemplos de boas práticas, e viii) simulação (role play) de conduções de sessões de PAFCL.

Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
Avaliação contínua:
Nota final = teste teórico (30%) + apresentação de trabalho (30%) + trabalho final (40%)
Avaliação final:
Nota final = teste teórico (30%) + revisão da literatura (30%) + prova oral (40%)

Alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.
A descrição pormenorizada dos elementos de avaliação encontrar-se disponível no moodle da UC.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas são eminentemente teórico-práticas centradas na aprendizagem e discussão de conceitos, modelos e exemplos práticos e na aquisição e de conteúdos de forma muito aplicada, centrada na resolução de problemas e na procura de soluções e propostas para dar resposta a casos concretos. Serão desenvolvidos estudo de caso que vão simular situações mais próximas da realidade laboral para a implementação de um programa de PAFCL.
Esquematiza-se seguidamente a relação entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino nesta UC:
Objetivo 1 » Metodologias i) a v)
Objetivo 2 » Metodologias i), ii) e v)
Objetivo 3 » Metodologias i), ii), iii), iv) e vii)
Objetivo 4 » Metodologias i) a vii)
Objetivo 5 » Metodologias i) a v)
Objetivo 6 » Metodologias i) a vi)
Objetivo 7 » Metodologias i) a vii)
Objetivo 8 » Metodologias i) a viii)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Braun, A., Franczukowska, A., Teufl, I., & Krczal, E. (2022). The economic impact of workplace physical activity interventions in Europe: a systematic review of available evidence. Int J Workplace Health Manag, 15(4), 445-466.
Chenoweth, D. (2007). Worksite Health Promotion (2nd ed). Champaign: Human Kinetics.
Fertman, C.I., Allensworth, D. (2016). Health Promotion Programs: From Theory to Practice (2nd ed). USA: Jossey-Bass.
Marin-Farrona M, Wipfli B, Thosar SS, Colino E, Garcia-Unanue J, Gallardo L, et al. Effectiveness of worksite wellness programs based on physical activity to improve workers¿ health and productivity: a systematic review. Systematic Reviews. 2023;12(1).
Pronk, N. P. (Ed.). (2009). ACSMs Worksite Health Handbook: A Guide to Building Healthy and Productive Companies (2nd ed). Champaign, IL: Human Kinetics.
World Health Organization. (2011). Five Keys to healthy workplaces. https://www.resource-recovery.net/sites/default/files/who_five_keys_to_healthy_workplaces.pdf

Observações

Em caso de pandemia, as aulas presenciais poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).