• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFSGP02
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Adaptações e Benefícios da Atividade Física na Gravidez e Pós-parto

Código: AFSGP02    Sigla: ABAFGP
Área Científica: Ciências do Desporto, Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 1T

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFSGP 29 Despacho n.º4360/2023 de 10 abril 2 18 50

Horas Efetivamente Lecionadas

PGAFSGPP

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,40
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,20
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,40
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,40
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   0,20
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,39
Marco António Colaço Branco - ESD   0,40
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender os benefícios da atividade física e do exercício físico na gravidez e pós-parto.
2. Compreender as principais adaptações fisiológicas, biomecânicas e psicológicas clínicas da gravidez e pós-parto que afetam o estilo de vida.
3. Compreender as principais adaptações para a promoção da atividade física e a prescrição do exercício físico.

Conteúdos programáticos

1. Evidência científica sobre os benefícios da atividade física e exercício na gravidez e pós-parto.
2. Adaptações fisiológicas durante a gravidez e pós-parto.
3. Adaptações metabólicas e da composição corporal durante a gravidez e pós-parto.
4. Adaptações psicológicas e sociais durante a gravidez e pós-parto.
5. Adaptações biomecânicas e controlo motor durante a gravidez e pós-parto.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Relação entre os objetivos (O) de aprendizagem e os conteúdos (C) desta UC: O1 » C1; O2 » C2 a C5; O3 » C1 a C5

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição e discussão dos conteúdos, pesquisa e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto final; participação ativa nas aulas e estudo independente. 
Avaliação contínua / final: Teste escrito de escolha múltipla realizado na plataforma Moodle.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Procura-se a atualização de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkinson L et al. Psychological, Social and Behavioural Changes During Pregnancy [...]. In: Santos-Rocha R, editor. Exercise and physical activity during pregnancy and postpartum. Evidence-based guidelines. 2ed. Springer; 2022. Ch2 

Perales M et al. Physiological changes during pregnancy [...]. [...] 2ed. Springer; 2022. Ch3 

Pimenta NM et al. Body Composition Changes During Pregnancy  [...]. 2ed.Springer; 2022. Ch4 

Branco M et al. Biomechanical Adaptations of Gait in Pregnancy. [...]. 2ed.Springer; 2022. Ch5. 

Davenport MH et al. Impact of prenatal exercise on both prenatal and postnatal anxiety and depressive symptoms:SR/MA. BJSM 2018;52:1376¿85.

Dipietro L et al. Benefits of PA during Pregnancy and Postpartum-Umbrella Rev. MSSE. 2019;51(6):1292-302. 

Ribeiro MM et al. Physical exercise in pregnancy: benefits, risks and prescription. JPM 2021;50(1):4-17. 

Observações

Rita Santos Rocha (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/4A15-784A-FC14
João Moreira de Brito (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/3315-6060-AF8C
Cristina Portela (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/0416-86BA-229B
Marco Branco (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/4B1F-73E2-29C9
Anabela Vitorino (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/7A1F-3376-604F 
Isabel Piscalho (ESES-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/9516-A381-685C 
Cristiana Mercê (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/B414-59C4-E709