• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFSGP04
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Preparação para o Parto, Saúde e Recuperação no Pós-parto

Código: AFSGP04    Sigla: PPSRP
Área Científica: Saúde, Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1T

Área de Ensino: ESDRM - Saúde

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFSGP 29 Despacho n.º4360/2023 de 10 abril 2 18 50

Horas Efetivamente Lecionadas

PGAFSGPP

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,40
Hélia Maria da Silva Dias   0,40
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,40
Patrícia Gonçalves Fernandes da Mota [IPLisboa]   0,40
Paula Clara Ribeiro Santos [IPPorto]   0,39
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender as principais recomendações internacionais para a atividade física no pós-parto.
2. Compreender as condicionantes físicas do processo de preparação e recuperação do parto.
3. Conceber e aplicar o plano de avaliação pré-exercício e prescrever exercício físico para recuperação do parto.

Conteúdos programáticos

1. Preparação para o parto.
2. Promoção da saúde no período pós-parto.
3. Recomendações internacionais para a atividade física no período pós-parto.
4. Treino funcional e respiração na recuperação pós-parto.
5. Intervenção da fisioterapia na diástase abdominal.
6. Prevenção e tratamento de disfunções pélvicas.
7. Prevenção e tratamento de disfunções músculo-esqueléticas.
8. Exercício físico de alta intensidade e recuperação pós-parto na mulher atleta.
9. Principais linhas de investigação aplicada ao exercício físico no período pós-parto.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Relação entre os objetivos (O) de aprendizagem e os conteúdos (C) programáticos desta UC: 

O1» C1, 2, 3 e 9; O2» C2, 4, 5, 6 e 7; O3 » C1, 2, 4, 8 e 9.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

1.Exposição e discussão dos conteúdos, pesquisa e análise de artigos científicos;
2.Resolução de estudos de caso segundo o ACSM; apresentação de projetos reais de I&D desenvolvidos pelos docentes e envolvendo estudantes;
3.Desenvolvimento de projeto final;
4.Participação ativa nas aulas e estudo independente.


Teste escrito de escolha múltipla realizado na plataforma Moodle.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Procura-se a atualização de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.


Relação entre os objetivos de aprendizagem (O) e as metodologias de ensino (M):
O1» M1, 2, 4; O2» M 2, 3, 4; O3 » C2, 3, 4

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bø K, Stuge B, Hilde G. Specific Musculoskeletal Adaptations in Pregnancy: Pelvic Floor, Abdominal Muscles, Pelvic Girdle, and Lower Back¿Implications for Physical Activity and Exercise. In: Santos-Rocha R, editor. Exercise and physical activity during pregnancy and postpartum. Evidence-based guidelines. 2nd ed. Cham: Springer International Publishing; 2022. Chapter 6.
¿ Pascoal AG, Stuge B, Mota P, Hilde G, Bø K. Therapeutic Exercise Regarding Musculoskeletal Health of the Pregnant Exerciser and Athlete. In: Santos-Rocha R, editor. Exercise and physical activity during pregnancy and postpartum. Evidence-based guidelines. 2nd ed. Cham: Springer International Publishing; 2022. Chapter 12. https://doi.org/10.1007/978-3-031-06137-0_12
¿ Bø K, Berghmans B, Mørkved S, van Kampen M. Evidence-based physical therapy for the pelvic floor. In: Bridging science and clinical practice. Amsterdam: Elsevier; 2007