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Comunicar Língua Portuguesa

Código: EATN06    Sigla: CLP
Área Científica: Humanidades

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 28 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa Rodrigues   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa Rodrigues Responsável
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


    1. Analisar, interpretar e sintetizar informação lida/ouvida de géneros orais e escritos das esferas académica, profissional e social;
    2. Recorrer criticamente a diversas fontes de informação;
    3. Desenvolver os conhecimentos metalinguísticos da Língua Portuguesa (LP), consolidando a sua interação com a produção e compreensão oral e escrita;
    4. Argumentar e sustentar fundamentadamente uma ideia ou projeto, evidenciando um conhecimento ajustado da dimensão argumentativa da linguagem;
    5. Reconhecer o Português como língua pluricêntrica, com a sua diversidade e as variedades que o caracterizam;
    6. Expressar-se oralmente e por escrito de forma correta e adequada a públicos e objetivos diversificados.


    Conteúdos programáticos


    1. Leitura e Processos de Compreensão
    1.1. Pré-leitura; Processos metacognitivos; Leitura crítica
    1.2. Microprocessos de Compreensão: Paráfrase; Reconhecimento literal e figurativo
    1.3. Processos de integração: Coesão; Inferência
    1.4. Macroprocessos de Compreensão: Assunto; Ideias principais; Coerência temática; Organização da estrutura textual

    2. Escrita e Processos de Produção
    2.1. Planificação: Pesquisa; Seleção de informação; Fichas de leitura; Esquemas e mapas conceptuais, etc.
    2.2. Géneros escritos das esferas académica, profissional e social: Resumo; Artigo/vídeo de divulgação científica, etc.

    3. Oralidade e Processos de Compreensão e Produção
    3.1. Géneros públicos formais: Debate; Exposição oral; Pitch; etc.
    3.2. Formas e funções da comunicação não verbal

    4. Conhecimentos Metalinguísticos e Metatextuais
    4.1. Processos coesivos e coerência textual
    4.2. Princípios reguladores da interação discursiva
    4.3. Sequências textuais
    4.4. Correção linguística e reflexão sobre a LP

    Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


    Com os conteúdos inscritos na secção 2.1, pretende-se que os alunos adquiram e conheçam aspetos teóricos e práticos que contribuam para uma compreensão e interpretação da informação lida e ouvida, reconhecendo diferentes géneros orais e escritos de diferentes esferas de atividade, com destaque para estratégias de leitura académica, em coerência com os objetivos 1.1 e 1.2.
    Os conteúdos elencados nas secções 2.2 e 2.3 visam que os alunos desenvolvam as habilidades linguísticas e textuais em produções de textos orais e escritos, com ênfase naqueles que circulam na esfera académica, nomeadamente nas estratégias do discurso argumentativo, de acordo com os objetivos identificados em 1.3, 1.4 e 1.6.
    Já os conteúdos descritos em 2.4 procuram consolidar e aprofundar conhecimentos no âmbito da gramática do Português e, sobretudo, reforçar as competências textuais e metatextuais dos/das discentes, tendo em atenção o contexto de produção, os actantes e as contingências sociais e culturais que condicionam a produção textual. Estes conteúdos estão especialmente em sintonia com os objetivos apontados em 1.5, embora para este objetivo se contribua também por uma seleção textual que possa contemplar textos oriundos de diversas geografias da Língua Portuguesa. 

    Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


    Aulas expositivas e práticas. Leitura e análise de textos escritos, orais e visuais, visando um aprofundamento metalinguístico e metatextual. Pesquisa. Apresentação, discussão e produção de textos orais e escritos.

    Avaliação contínua (a decidir com os discentes)

    Opção 1:
    Participação (oral/escrita) nas aulas: 20%
    Trabalho de grupo (processo e produto*): 40%
    Trabalho individual oral (produto - 20% e apresentação**- 20%): 40%

    Opção 2:
    Participação (oral/escrita) nas aulas: 20%
    Trabalho de grupo (produto*- 20% e apresentação**- 20%): 40%
    Teste individual: 40%

    *Segundo estes critérios:
    1. Leitura e discussão de artigos científicos facultados pelo/a docente;
    2. Planificação do artigo a redigir; Apresentação e discussão do artigo lido;
    3. Leitura de artigos de divulgação científica (ADC);
    4. Elaboração do ADC.

    **Segundo os critérios estudados sobre o género exposição oral.

    A avaliação contínua implica uma assiduidade mínima de 80% das aulas.

    Exame final sob a forma escrita: 100%.


    Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


    Tendo em mente fragilidades no conhecimento linguístico dos estudantes apontadas por estudos à saída do ensino secundário e à entrada do 1.º ciclo do ensino superior, urge proporcionar processos de compreensão e de produção de textos orais e escritos de géneros diversos (objetivos 1.1, 1.2, e 1.6) que mobilizem explicitamente e contribuam para consolidar conhecimentos da gramática da frase e dos textos (objetivo 1.3). 
    A inclusão do público discente na esfera académica do ensino superior pressupõe uma ênfase na argumentação (objetivo 1.4) e a diversidade da língua portuguesa reclama a mobilização de materiais exemplificativos das suas variedades (objetivo 1.5). 
    A participação dos/as estudantes em todas as atividades teórico-práticas, incluindo a sistematização paulatina de processos e conhecimentos, é crucial para o desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a língua, mediada pelo/a docente, reflexividade essa que será o motor para realizações textuais mais bem-sucedidas. 
    A alternância de trabalhos individuais e de grupo é coerente com a complexidade dos conteúdos e processos envolvidos e está ao serviço de uma melhor gestão das aprendizagens. 

    Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (65h) é distribuída da seguinte forma: 

    Opção 1: estudo de bibliografia da especialidade (10h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (5h); interação online pela plataforma Moodle (5h); realização de trabalho de grupo (25h); preparação e apresentação oral do trabalho individual (20h). 

    Opção 2: estudo de bibliografia da especialidade (10h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (5h); interação online pela plataforma Moodle (5h); realização de trabalho de grupo (25h); preparação da apresentação oral (10h); estudo para prova de avaliação teórica (10h). 

    Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


    • - American Psychological Association, 7.ª ed. Versão em português disponível em https://www.escs.ipl.pt/escola/servicos/biblioteca/norma-apa-abreviado.
      - Cunha, G. X. & Oliveira, A. L. A. (2020). Teorias de im/polidez linguística: revisitando o estado da arte para uma contribuição teórica sobre o tema. Estudos da linguagem. p.p. 135-162.
      - Grice, H. P. (1967). Lógica e conversação. Trad. de Matheus Silva.
      - Marcuschi, L. A. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão (3.ª ed.). Parábola Editorial.
      - Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I., & Faria, I. H. (1999). Gramática da Língua Portuguesa. Caminho.
      - Motta-Roth, D., & Hendges, G. R. (2010). Produção textual na Universidade. Parábola Editorial.
      - Pinto, M. da G. L. C. (2018). Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários. Linha D'Água, 31(1), 9-27. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p9-27
      - Weston, A. (1996). A arte de argumentar. Trad. Desidério Murcho. Gradiva.