Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas e da dinâmica e evolução das populações.
Conteúdos programáticos
1. Objetivos, princípios e conceitos de ecologia. 2. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos. 3. Organização e diversidade de comunidades e ecossistemas. 4. Dinâmica e demografia das populações: efetivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 5. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o funcionamento e estrutura dos ecossistemas e sobre a dinâmica das populações, e também sobre o efeito das atividades antropogénicas nos ecossistemas naturais.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Metodologia As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial. Avaliação 1 - Condições para admissão a exame final Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final. 2 - Condições de dispensa a exame final (1) Realização de uma prova escrita (PE); (2) Apresentação oral de um trabalho (AO); (3) Realização de fichas de avaliação de conhecimentos durante as aulas (FA) (para efeitos de avaliação serão consideradas as três fichas com melhor classificação; (4) obter uma classificação mínima de 8,0 (oito) valores em cada uma das componentes de avaliação indicadas. Classificação final = 50% PE + 25% AO + 25% FA. 3 - Exame final Consta da realização de uma prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Tendo em conta os objectivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC. Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta. Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva. Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco. Molles Jr., M. C., 2005. Ecology ¿ Concepts and Applications. McGraw-Hill. Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press. Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel ¿ Edições Técnicas, Ldª. Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora. Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer