• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > EATN08
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Geografia

Código: EATN08    Sigla: GEOG
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 27 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão Responsável
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
António George Camacho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1) Conhecer aspetos essenciais no domínio da Geografia; 2) Identificar e analisar as características físicas do território e os respetivos riscos naturais; 3) Caracterizar e analisar a estrutura demográfica de uma população; 4) Analisar a evolução temporal de uma população; 5) Identificar os fatores que explicam a repartição da população num dado território; 6) Enumerar as potencialidades e limitações, sob o ponto de vista demográfico e socioeconómico, para o desenvolvimento da atividade turística; 7) Identificar possíveis impactes da atividade humana no território que afetem a qualidade de vida das populações; 8) Reconhecer o ecoturismo como uma alternativa económica sustentável.

Conteúdos programáticos

0. A Geografia como área científica - a sua articulação com outras áreas científicas 

1- Características físicas do território 
a) Morfologia 
b) Climatologia 
c) Hidrografia 
d) Vegetação 
e) Riscos naturais: tectónicos e magmáticos; climáticos, hidrológicos; geomorfológicos 

2. População 
a) A estrutura demográfica da população 
b) Dinâmicas demográficas 
c) Tendências de evolução demográfica a nível nacional e regional 

3. População e território 
a) Fatores de repartição espacial da população 
b) Formas de povoamento e rede urbana a nível nacional e regional 
c) Desenvolvimento socioeconómico: potencialidades e limitações 
d) Territórios e atividades turísticas: condicionantes naturais, demográficas e socioeconómicas 

4. População e Ambiente 
a) Impactes demográficos e económicos sobre o território 
b) Medidas de proteção ambiental e de salvaguarda da qualidade de vida das populações 
c) Ecoturismo como exemplo de uma atividade económica sustentável.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ponto 0 dos conteúdos procura dar resposta ao objetivo 1), sendo uma delimitação da área específica da Geografia que irá ser aprofundada. O ponto 1 dos conteúdos satisfaz o objetivo 2), procurando identificar e analisar as caraterísticas físicas do território e os respetivos riscos naturais. Os pontos 2 e 3 dos conteúdos vão de encontro aos objetivos 3), 4), 5) e 6), procurando compreender a repartição espacial da população, as formas de povoamento e as potencialidades e limitações para o desenvolvimento da atividade turística. O ponto 4 dos conteúdos tem em consideração o objetivo 7), centrando-se nos impactes da atividade humana no território. A alínea c) do ponto 4 dos conteúdos procura satisfazer o objetivo 8) no reconhecimento do ecoturismo como uma alternativa económica sustentável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas terão uma estrutura teórico-prática durante as quais serão contempladas exposições teóricas, sobre os temas em discussão, e desenvolvidos trabalhos práticos, individuais ou em grupos, que procurarão analisar dados e discutir situações concretas de alguns territórios nacionais. Para o desenvolvimento dos trabalhos, em sala de aula, serão utilizados textos, imagens, dados estatísticos e cartografias de várias escalas.

A avaliação será baseada num teste escrito individual (50%), num trabalho de grupo com exposição oral (40%) e na participação individual nas atividades letivas (10%). 

Para aprovação na Unidade Curricular, em regime de avaliação contínua, o estudante necessitará de obter uma classificação mínima de 8 valores no teste escrito individual.



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos procuram, fundamentalmente, levar os estudantes a conhecer, identificar, caracterizar e analisar a estrutura e as dinâmicas demográficas, a sua repartição espacial, as limitações e potencialidades às atividades socioeconómicas das populações, nomeadamente no domínio do turismo, bem como os seus impactes territoriais e os riscos naturais a que estão sujeitas. Considerando a natureza destes objetivos, deverá existir uma complementaridade entre as exposições teóricas, que pretendem apresentar os tópicos e levar os estudantes ao questionamento, e os trabalhos práticos, dentro e fora da sala de aula, que pretendem colocar os estudantes perante situações concretas, utilizando dados de natureza diversa e apresentados sobre vários suportes. Relativamente aos instrumentos de avaliação, o teste pretende avaliar, fundamentalmente, o conhecimento específico, a capacidade de análise e a de fundamentação, enquanto os trabalhos práticos procuram avaliar capacidades específicas ao nível da recolha, tratamento e análise de dados, nomeadamente estatísticos e cartográficos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BRITO, RAQUEL SOEIRO (Coord. Científica) (2005) -  Atlas de Portugal, Instituto Geográfico Português, Lisboa;  
BRITO, RAQUEL SOEIRO DE, (1994) - Portugal: perfil geográfico, Referência, Ed. Estampa, Lisboa; 
CUNHA, LICÍNIO(2003), Introdução ao Turismo. Lisboa: Verbo; 
DAVEAU, S., (1995) - Portugal Geográfico, Ed. João Sá da Costa, Lisboa; GASPAR, JORGE (1991) - Portugal Moderno -  Geografia, Enciclopédica Temática, Pomo, Lisboa;  
LEMA, P.; REBELO, F (1997) - Geografia de Portugal. Meio Físico e Recursos Naturais, Universidade Aberta, Lisboa;  
MEDEIROS, CARLOS ALBERTO (Direção) (2005) - Geografia de Portugal-Vols. 1, 2, 3, 4, Círculo de Leitores, Rio de Mouro; 
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO, Introdução ao Turismo, Editora Roca, s/d;  
SMALL, J.; WITHERIC, M., (1992) - Dicionário de Geografia, C. dos Leitores/Publicações D. Quixote, 1ª edição, Lisboa; 
VIEIRA, JOÃO MARTINS (2007) - Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. Editorial Verbo, Lisboa.