• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > EATN12
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tecnologias de Informação e Comunicação

Código: EATN12    Sigla: TIC
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3479
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 28 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os objetivos da Licenciatura de Educação Ambiental e Turismo de Natureza (EATN), a UC de TIC visa fornecer aos estudantes a capacidade de conhecer, explorar, utilizar e avaliar adequadamente as ferramentas e aplicações tecnológicas no contexto de EATN e o exercício da sua futura profissão.
Uma vez obtida a aprovação nesta UC, o estudante deverá:
OA1 - Conhecer as TIC e suas potencialidades no contexto da EATN e futura formação profissional
OA2 - Compreender a importância e a aplicabilidade das TIC em contexto de EATN
OA3 - Utilizar adequadamente ferramentas e aplicações tecnológicas, orientando-as para a EATN de acordo com metodologias pedagógicas inovadoras com as TIC
OA4 - Reconhecer o impacto da Internet, em particular a evolução da web 1.0 para a web 4.0, para EATN
OA5- Analisar criticamente o uso das TIC e de recursos tecnológicos educativos aplicados em diferentes contextos da EATN
OA6 - Planear e criar projetos educativos e recursos educativos digitais no âmbito da EATN

Conteúdos programáticos

Módulo 1. As tecnologias de informação e comunicação
1.1. Conceitos e evolução histórica
1.2. Ferramentas e aplicações
1.3. Potencialidades e aplicabilidade em Educação Ambiental e Turismo de Natureza
1.4. Metodologias pedagógicas com recurso às TIC

Módulo 2. A Internet: da web 1.0 à web 4.0
2.1. As redes sociais e suas potencialidades educativas em Educação Ambiental e Turismo de Natureza
2.2. Ferramentas e aplicações baseada na web
2.3. Recursos educativos digitais abertos em Educação Ambiental e Turismo de Natureza
2.4. Ambientes de aprendizagem imersivos e os mundos virtuais 3D ¿ uma análise genérica

Módulo 3. Projeto e recursos educativos em Educação Ambiental e Turismo de Natureza com recurso às TIC
3.1. Planificação de atividades
3.2. Desenho e desenvolvimento de recursos
3.3. Avaliação
3.4. Divulgação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de TIC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico e de exploração (Módulo 1) que permitirá aos estudantes compreender os conceitos fundamentais, ferramentas e aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (OA1), compreender a importância, potencialidades e aplicabilidade das TIC (OA2) e inteirarem-se com metodologias pedagógicas com recurso às TIC que permitem a utilização adequada de ferramentas e aplicações tecnológicas (OA3) em contexto de EATN.
No módulo 2 serão apresentados e debatidos conceitos relacionados com a Internet e a sua evolução, permitindo que os estudantes reconheçam e compreendam o seu impacto, em particular a evolução da web 1.0 à web 4.0, nomeadamente as redes sociais, ferramentas baseadas na web, recursos educativos digitais abertos e ambientes de aprendizagem imersivos (OA3), em EATN.
No fim (módulo 3), os estudantes estarão aptos a planear, criar, avaliar e divulgar em contexto real de EATN, projetos e recursos educativos com recurso às TIC (OA5 e OA6).
Esta UC visa também desenvolver as competências de trabalho autónoma, de reflexão crítica, de resolução de problemas, de comunicação e de colaboração.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Atendendo à especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos e com as TIC. As aulas terão um caráter teórico-prático, cabendo à docente a função de apresentação dos conteúdos programáticos, enquadramento das TIC em EATN, orientando o estudante na sua exploração crítica e aplicação prática.
O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação:
- Participação interativa nas aulas, na plataforma moodle e cumprimento das tarefas semanais: 15%
- Trabalho individual: 25%
- Projeto Final em equipa proposto pelos estudantes e acordado com a docente desenvolvido ao longo de 3 fases: 60%
Os trabalhos realizados devem ser disponibilizados na plataforma Moodle.
A avaliação por exame (100%) é composta por: (i) parte teórica, incidindo sobre os vários conceitos abordados; e (ii) parte prática, consistindo na elaboração de um projeto e/ou recurso com recurso às TIC em contexto de EATN.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


As metodologias de ensino e de aprendizagem desta UC, caracterizam-se por metodologias ativas e centradas no estudante, e que se articulam com o modelo pedagógico do curso em que estimula a abordagem teórico-prática, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem definidos. Visam proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem prática e aplicada através do aprofundamento e exploração no domínio das TIC e da sua utilização no contexto de EATN.
É privilegiado o paradigma da aprendizagem baseada na autonomia e autorregulação dos estudantes, onde estimula-se o trabalho continuo, regular e reflexivo do estudante sobre o seu processo de aprendizagem. É ainda fomentado a participação interativa nas aulas e na plataforma online moodle, através do cumprimento das tarefas semanais, assim como o trabalho colaborativo através do desenvolvimento de um projeto ao longo do semestre. Esta abordagem contínua permite uma avaliação holística do progresso de aprendizagem dos estudantes ao longo da UC.
As aulas estão orientadas para promover a participação interativa dos estudantes, envolvendo-os diretamente com os conceitos e as TIC abordadas (OA1), pretender-se-á desenvolver as competências que permita aos estudantes compreender a importância e aplicabilidade das TIC no contexto de EATN (OA2), e reconhecerem o impacto da internet em EATN (OA4).
Nesse contexto, a docente desempenha um papel crucial, quer na transmissão de conteúdos teóricos quer na orientação dos estudantes para uma exploração crítica e na aplicação prática do conhecimento adquirido. O acompanhamento contínuo do trabalho desenvolvido pelos estudantes. quer individualmente quer coletivamente, permite auxiliar e orientar os trabalhos de forma que seja alcançado o seu sucesso.
Preconiza-se a articulação entre os conteúdos programáticos de caráter transversal desta UC às restantes unidades curriculares do curso.
A metodologia de avaliação compreende uma média ponderada dos elementos como a participação interativa, trabalho individual e um projeto final em equipa, em que equilibra o conhecimento teórico e a aplicação prática.
As metodologias de ensino adotadas visam estabelecer um equilíbrio entre a teoria e a pratica, através de uma abordagem contínua e interativa que permite aos estudantes desenvolver e consolidar competências de planeamento, criação, avaliação e divulgação de projetos de EATN com recursos às TIC (OA3, AO5 e OA6).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Butcher, N. (2015). A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). Commonwealth of Learning and UNESCO. https://doi.org/10.56059/11599/36
Carvalho, A. A. A. (2020). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. ISBN 978-972-742-448-1
Choudhury, N. (2014). World wide web and its journey from web 1.0 to web 4.0. International Journal of Computer Science and Information Technologies, 5(6), 8096-8100.
Fauville, G., Lantz-Andersson, A., & Säljö, R. (2014). ICT tools in environmental education: reviewing two newcomers to schools. Environmental Education Research, 20(2), 248-283.
Gössling, S. (2021). Tourism, technology and ICT: a critical review of affordances and concessions. Journal of Sustainable Tourism, 29(5), 733-750.
Morgado, L. (2022). Ambientes de aprendizagem imersivos. Video Journal of Social and Human Research , 102-116. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.32

Observações