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Ambiente e Sociedade

Código: EATN17    Sigla: AS
Área Científica: Formação de Prof's/formadores e C Ed

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2160
Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 23 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Luis Aristides Ramalhete Vidigal   0,80
Sílvia Raquel de Abreu e Nobre Carvalhão   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

O1.Conhecer as causas, consequências, formas de prevenção e de remediação das mudanças ambientais e dos impactos antropogénicos sobre o ambiente;
O2.Promover a preservação do património natural e incorporar e difundir os valores do Desenvolvimento Sustentável;
O3.Promover uma cultura de cidadania e de participação cívica activa e estimular as práticas que promovam o Desenvolvimento Sustentável;
O4.Conceber, implementar e avaliar projectos no âmbito da educação para a preservação do ambiente.

Conteúdos programáticos

CP1. Conceitos, objectivos e contextos relacionados com o ambiente CP1.1-Conceitos Básicos Ambiente, Ecologia, Biosfera, Antropoceno, Sustentabilidade CP1.2-Mudanças Estruturais e Ecologia Social CP1.3- O ambiente como sistema: a visão sistémica; os paradigmas ambientalistas CP1.4-Educação Ambiental em Portugal: principais marcos históricos e realizações CP2. O Homem como agente de mudanças ambientais CP2.1-Relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente CP2.2-Poluição do solo, do ar e da água CP2.3-Alterações climáticas e desflorestação CP2.4-Ecossistemas urbanos e valorização dos resíduos CP2.5-O consumo excessivo de recursos e a problemática energética CP2.6-Perda de biodiversidade e sua conservação CP2.7-Escalada demográfica CP2.8-Conhecimentos, percepções e comportamentos relativamente ao ambiente CP2.9-Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma mudança de paradigma.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre ambiente e os princípios da Educação Ambiental que conduzam o estudante a uma compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais locais/globais. Para tal, será explorada a influência dos impactos antropogénicos sobre os ecossistemas, nomeadamente através da exploração do desenvolvimento científico e das suas eventuais implicações sociais, económicas, políticas, ambientais e éticas, dos tipos de poluição, das alterações climáticas e da desflorestação, dos efeitos ambientais dos ecossistemas urbanos e da valorização dos resíduos, do consumo excessivo de recursos e as energias renováveis, da perda da biodiversidade e estratégias para a sua conservação e da pressão ecológica causada pela escalada demográfica. Os vários conteúdos concorrem para tornar o estudante um agente ativo na sociedade para conceber projetos que visem a resolução de problemas ambientais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas sessões será privilegiada a diversificação de atividades, que serão contextualizadas em função dos conhecimentos, da motivação e da experiência dos estudantes, e da componente teórica desenvolvida. A avaliação contínua basear-se-á na: a) participação ativa dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula e na plataforma Moodle (20%); b) realização de um teste escrito (40%); d) elaboração e apresentação de um projeto (40%). 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adopção de metodologias activas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação-acção, autónoma ou orientada, individual ou em grupo, concorre para a que aprofundem o conhecimento científico e as competências necessárias para a compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais locais/globais (O1). Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente seleccionados, de modo a fomentar a discussão em actividades individuais ou de grupo. Será dinamizada a discussão de casos concretos, em que a relação entre o ambiente e a sociedade seja conspícua, de modo a que desenvolvam e aprofundem valores de preservação do meio ambiente de forma a implementarem acções mais sustentadas na sua comunidade (O2 e O3). Nesse sentido, o uso de metodologias de ensino que privilegiam a análise crítica de investigação realizada nesta área serão fundamentais para o cumprimento de todos os objectivos desta unidade curricular (O1, O2, O3, e O4). Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de ensino diversificados, de modo a capacitar os estudantes para a concepção, gestão e implementação de actividades promotores de valores da cidadania, no âmbito da preservação do ambiente (O4).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A. (2007). Educação Ambiental ¿ A importância da dimensão ética. Lisboa: Livros Horizonte. Bookchin, Murray (1989). Remaking Society. Montreal, Canada: Black Rose Books. Bookchin, Murray (1990). Philosophy of Social Ecology: Essays on Dialectical Naturalism. Boucherville: Black Rose Books. Carapeto, C.(coord.); Alves, F. & Caeiro, S. (1998). Educação Ambiental. Lisboa: Universidade Aberta. Gaudiano, E. (2007). Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget. Gore, A. (2009). A Nossa Escolha. Um Plano para Resolver a Crise Climática. Lisboa: Esfera do Caos Editores. Goudie, A. S. (2006).The Human Impact on the Natural Environment: Past, Present, and Future (6.ª Ed). Malden: Blackwell Publishing. Lima, A. V. (2006). Os portugueses e o ambiente. Viver a natureza, pensar o desenvolvimento. Lisboa: ISCTE/ICS-UL. Rogers, E. & Kostigen, T. (2007). O livro verde ¿ O guia do dia-a-dia para salvar o planeta. Cruz Quebrada: Estrela Polar.

Observações

As aulas serão asseguradas presencialmente sempre que isso seja possível. No caso de o não ser, será utilizada a plaforma Moodle da ESE.

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.