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Ecoturismo

Código: EATN18    Sigla: ECO
Área Científica: Serviços Pessoais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 23 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
José Luís Chasqueira Fradique   1,00
Luis Aristides Ramalhete Vidigal   1,50
Marta Alexandra Pinto de Azevedo   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Responsável
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
O1. Identificar impactes da atividade turística a nível ecológico
O2. Reconhecer a importância da atividade turística como veículo de promoção ambiental
O3. Compreender a emergência do conceito de Ecoturismo
O4. Conhecer espaços e atividades ligados ao Ecoturismo
O5. Compreender a importância das comunidades para o conceito de Ecoturismo
O6. Selecionar e conceber recursos para a concretização de práticas de Ecoturismo
O7. Planificar projetos de Ecoturismo

Conteúdos programáticos

CP1. Conceitos, objetivos e contextos relacionados com o turismo
CP1.1. Conceitos e elementos fundamentais da atividade turística
CP1.2. Evolução histórica do fenómeno turístico
CP1.3. Classificações do turismo
CP1.4. Turismo nacional e internacional

CP2. Turismo e ambiente
CP2.1. Impactes ecológicos do turismo
CP2.2. Potencialidades dos recursos naturais e culturais para o turismo
CP2.3. Turismo e educação ambiental
CP2.4. Turismo Sustentável: mudança de paradigma
CP2.5. A evolução do conceito de Ecoturismo
CP2.6. Princípios orientadores do conceito de Ecoturismo
CP2.7. Espaços onde se desenvolve o Ecoturismo e atividades ligadas ao Ecoturismo
CP2.8. O Ecoturismo: impactes ecológicos positivos e negativos
CP2.9. O papel das comunidades para o êxito do Ecoturismo
CP2.10. Ecoturismo global: exemplos de sucesso e insucesso


CP3. Projetos de Ecoturismo
CP3.1. Análise de práticas de Ecoturismo
CP3.2. Planificação de projetos turísticos relacionados com a preservação do património natural e cultural

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Abordar-se-ão os aspetos da atividade turística (CP1) e as suas implicações (CP2). Para compreender a importância do turismo (O2) e o conceito de Ecoturismo (O3), conhecer-se-ão os elementos fundamentais da atividade turística (CP1.1), a sua evolução (CP1.2), as classificações do turismo (CP1.3) e o turismo nacional e internacional (CP1.4). Visando a compreensão da emergência de um novo paradigma (O3) será explorada a relação entre o turismo e ambiente (CP2.1; CP2.2; CP2.3; CP2.4; CP2.5; CP2.6). Serão analisados os espaços e atividades ligadas ao Ecoturismo (CP2.7) para os dar a conhecer (O4), e também para compreender a importância das comunidades para o conceito de Ecoturismo (O5), através da discussão dos impactes ecológicos (CP2.8), do papel das comunidades para o êxito do Ecoturismo (CP2.9) e de exemplos (CP2.10). A análise e planificação de práticas de Ecoturismo (CP3) visa promover a capacidade de selecionar recursos, planificar e avaliar projetos de Ecoturismo (O6 e O7).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ao longo das aulas serão privilegiadas a análise de textos selecionados para discussão, a pesquisa em fontes de informação diversificadas para aprofundamento dos conteúdos, e a seleção de recursos e planificação de projetos.

A avaliação basear-se-á na:
- participação ativa dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula (20%);
- realização de dois testes escritos 40%);
- elaboração e apresentação de um projeto de Ecoturismo (40%).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O envolvimento dos estudantes em metodologias ativas de ensino visa o aprofundamento do conhecimento científico e das competências necessárias para a compreensão dos impactes da atividade turística a nível ecológico (O1), da importância da atividade turística como veículo de promoção ambiental (O2) e da emergência do conceito de ecoturismo (O3). Para o efeito, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente selecionados, de modo a fomentar a discussão em atividades individuais ou de grupo. Será dinamizada a discussão de casos concretos, com enfoque na relação entre o turismo e o ambiente (O1, O2 e O3), na avaliação crítica de espaços e atividades ligadas ao ecoturismo (O4) e na discussão em torno da importância do papel das comunidades (O5).Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de ensino diversificados, de modo a capacitar os estudantes para a seleção de recursos (O6) e a conceção de projetos de ecoturismo (O7). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, I. D., & Abranja, N. A. (2009). Turismo e Sustentabilidade. COGITUR ¿ Journal of tourism studies, 2(2), 15-31.
Cunha, L. (2003). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo.
Fennell, D. (2003). Ecotourism, an introduction (2.ª ed.). New York: Routledge, Ltd.
Honey, M., (2008). Ecotourism and Sustainable Development: Who Owns Paradise? (2.ª ed.). Washington: Island Press.
Lima, S. & Careto, H. (2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. vols. 1 e 2. GEOTA.
Page, S., & Dowling, R. (2002). Ecotourism (Themes in Tourism). New Jersey: Prentice Hall.
Pellegrini Filho, A. (2001). Ecologia, cultura e turismo. São Paulo: Papirus.
Schlindwein, M.N.(2009). Fundamentos de ecologia para o turismo: introdução aos conceitos básicos em ecologia voltados ao planejamento de atividades turísticas sustentáveis. São Carlos: EdUFSCAR.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.