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Educação, Saúde e Ambiente

Código: EATN23    Sigla: ESA
Área Científica: Formação de Prof's/formadores e C Ed

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 22 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
José Luís Chasqueira Fradique   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Luís Chasqueira Fradique Responsável
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1- Compreender a importância do ambiente e da saúde para a qualidade de vida;
O2- Identificar fatores de risco ambientais e comportamentais individuais e coletivos;
O3- Compreender as relações entre a influência antropogénica sobre o ambiente e a saúde;
O4- Relacionar noções complexas de educação ambiental e de educação para a saúde;
O5- Demonstrar atitudes e valores conducentes à valorização do meio ambiente e de promoção de estilos de vida saudáveis;
O6- Conceber, implementar e avaliar projetos no âmbito da educação para a saúde e da preservação do ambiente.

Conteúdos programáticos

CP1- O ambiente e a saúde: abordagem integrada para a qualidade de vida
CP1.1- Conceitos fundamentais sobre saúde;
CP1.2- As dimensões ambientais da saúde;
CP1.3- Identificação de fatores de risco químicos, físicos e biológicos;
CP1.4- O impacto dos problemas ambientais sobre a saúde humana.
CP2- Educação ambiental e educação para a saúde
CP2.1- A ciência e a tecnologia ao serviço da saúde;
CP2.2- Princípios da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde;
CP2.3- Políticas de Educação Ambiental;
CP2.4- O educador ambiental como promotor da educação para a saúde e agente de valorização do meio ambiente;
CP2.5- Projetos de intervenção em educação para a saúde e de preservação do meio ambiente;
CP2.6- Noções de primeiros socorros.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre ambiente e saúde permitindo a compreensão da importância do ambiente e da saúde para a qualidade de vida, valorizando o meio ambiente e a promoção de estilos de vida saudáveis e breves noções de primeiros socorros.
Serão abordados os conceitos fundamentais sobre saúde, as dimensões ambientais da saúde e o impacto dos problemas ambientais sobre a saúde humana, de modo a que o estudante seja capaz de identificar fatores de risco ambientais e comportamentais e compreender as relações entre a influência antropogénica sobre o ambiente e a saúde. é importante também saber relacionar noções complexas de educação ambiental e de educação para a saúde com os triunfos da ciência e a tecnologia e o seu contributo para o aumento da qualidade da saúde humana e da esperança média de vida, os princípios da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde e as políticas de Educação Ambiental .

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Serão proporcionados contextos de formação, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, que estimulem dinâmicas de autoformação incitando os estudantes para a investigação. Ao longo das aulas serão privilegiados momentos de análise de textos selecionados  para discussão, a pesquisa em fontes de informação diversificadas para o aprofundamento dos temas em estudo, a análise crítica de investigação realizada nesta área e, essencialmente, a resolução de problemas centrados em situações concretas de conceção e planificação de atividades.
A avaliação contínua basear-se-á:
a) na participação nas atividades práticas propostas nas aulas e assiduidade (20%);
b) na conceção e apresentação de trabalhos em grupo sobre as problemáticas relacionadas com os conteúdos abordados (40%);
c) na realização de um teste escrito (40%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adoção de metodologias ativas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação-ação, autónoma ou orientada, individual ou em grupo, concorre para a sua compreensão da importância do ambiente e da saúde para a qualidade de vida. Para tal, ao longo das aulas, serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente selecionados, de modo a fomentar a discussão em atividades individuais ou de grupo. Será dinamizada a discussão de casos concretos, em que a relação entre o ambiente e a saúde seja conspícua, de modo a que se identifiquem fatores de risco ambientais e comportamentais individuais e coletivos, e que compreendam as relações entre a influência antropogénica sobre o ambiente e a saúde e relacionem noções complexas de educação ambiental e de educação para a saúde. Nesse sentido, o uso de metodologias de ensino que privilegiam a análise crítica de investigação realizada nesta área serão fundamentais para o cumprimento de todos os objetivos desta unidade curricular. Serão também dinamizadas atividades letivas assentes em trabalhos práticos que conduzam os estudantes a compreender as relações entre a influência antropogénica sobre o ambiente e a saúde.
A comunicação dos resultados dos trabalhos e investigações realizadas permitirá aos estudantes evidenciar atitudes e valores conducentes à valorização do meio ambiente e de promoção de estilos de vida saudáveis.
A realização de projetos colaborativos no âmbito da educação para a saúde e da preservação do ambiente será uma atividade fundamental para o estudante desenvolver a sua capacidade de conceber, implementar e avaliar projetos nessa área.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A. (2007). Educação Ambiental. A importância da dimensão ética. Lx: Livros Horizonte.
Bonito, J. (Coord.). Educação para saúde no século XXI. Teorias, modelos e práticas. Vol. I. Évora: U. Évora.
Butler, K. (2009). Earth Citizenship: A Conceptual framework for learning for sustainability. Draft woeking paper. DET Curriculum Support.
Dias, A.; Duque, A; Silva, M. & Durá, E. (2004). Promoção da saúde. O renascimento de uma ideologia? Análise psicológica, 3 (XXII), 463-473.
Gaudiano, E. (2007). Educação Ambiental. Lisboa: I. Piaget.
Gomes, J. P. (2009). As escolas promotoras de saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação, 32 (1), p. 87.
Gonçalves, F; Pereira, R.; Azeiteiro, U. & Pereira R. (2007). Atividades práticas em Ciência e E. A. Lx: I. Piaget.
Morgado, F.; Pinho, R. & Leão, F. (2000). Educação ambiental. Para um ensino interdisciplinar e experimental da E. A. Lx: Plátano.

Observações