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Educação Artística

Código: EATN25    Sigla: EA
Área Científica: Formação de Prof's/formadores e C Ed

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 13 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Jose Manuel Basto Soares   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Compreender a relação entre a arte e a natureza.

. Desenvolver o uso de linguagem específica e conceitos associados à Expressão Artística.

. Desenvolver capacidades de observação e registos: gráfico e pictórico

. Conhecer entidades promotoras de atividades educativas a partir da exploração da natureza (exp. Fundação de Serralves; Fundação Calouste Gulbenkien, etc).

. Elaborar projetos para atividades artísticas partindo da exploração de elementos da natureza.

Conteúdos programáticos

A Arte e a Natureza

Desenho Científico (na botânica; na zoologia)

Desenho de observação

Representação de Paisagem

Land Art

Expressão bidimensional e tridimensional a partir de elementos da natureza

Planificação de atividades de animação artística.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que o aluno tenha formação e sensibilidade de modo a articular o ambiente natural e a experiência artística.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos. Nas aulas realizadas a distância recorre-se à plataforma Zoom para as sessões síncronas. A plataforma Moodle é utilizada para a partilha de materiais pedagógicos e de trabalhos realizados por estudantes.

Avaliação contínua

Serão avaliados os seguintes parâmetros:
Participação nas aulas (20%)
Criação e publicação na plataforma Moodle de eportfólios com os trabalhos realizados (10%)
Criação e desenvolvimento de projetos artísticos (50%)
Apresentação final de projetos realizados (20%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com a metodologia apresentada pretende-se que o aluno individualmente e em equipa, adquira autonomia na construção dos seus conhecimentos, exploração do meio e atividades de animação artística.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ARAÚJO, Ilídio Alves (1962). Arte paisagista e arte dos jardins de Portugal

MUSEU DO SOM E DA IMAGEM. Desenho da natureza e desenho científico. Vila Real, 2014.

VILHENA, Joana da Cunha e Costa Consiglieri de (2001). A arte e a natureza nas práticas conceptuais: subsídios de alguns artistas portugueses da segunda metade do século XX congéneres à Land Art, Arte Povera e Arte na Natureza. Texto policopiado. Tese de Mestrado em Teorias da Arte. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.