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Educação Artística

Código: EATN25    Sigla: EA
Área Científica: Formação de Prof's/formadores e C Ed

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 13 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Jose Manuel Basto Soares   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Compreender a relação entre a arte e a natureza.

. Desenvolver o uso de linguagem específica e conceitos associados à Expressão Artística.

. Desenvolver capacidades de observação e registos: gráfico e pictórico

. Conhecer entidades promotoras de atividades educativas a partir da exploração da natureza (exp. Fundação de Serralves; Fundação Calouste Gulbenkien, etc).

. Elaborar projetos para atividades artísticas partindo da exploração de elementos da natureza.

Conteúdos programáticos

A Arte e a Natureza

Desenho Científico (na botânica; na zoologia)

Desenho de observação

Representação de Paisagem

Land Art

Expressão bidimensional e tridimensional a partir de elementos da natureza

Planificação de atividades de animação artística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que o aluno tenha formação e sensibilidade de modo a articular o ambiente natural e a experiência artística.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos. Nas aulas realizadas a distância recorre-se à plataforma Zoom para as sessões síncronas. A plataforma Moodle é utilizada para a partilha de materiais pedagógicos e de trabalhos realizados por estudantes.

Avaliação contínua

Serão avaliados os seguintes parâmetros:
Participação nas aulas (20%)
Criação e publicação na plataforma Moodle de eportfólios com os trabalhos realizados (10%)
Criação e desenvolvimento de projetos artísticos (50%)
Apresentação final de projetos realizados (20%)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com a metodologia apresentada pretende-se que o aluno individualmente e em equipa, adquira autonomia na construção dos seus conhecimentos, exploração do meio e atividades de animação artística.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ARAÚJO, Ilídio Alves (1962). Arte paisagista e arte dos jardins de Portugal

MUSEU DO SOM E DA IMAGEM. Desenho da natureza e desenho científico. Vila Real, 2014.

VILHENA, Joana da Cunha e Costa Consiglieri de (2001). A arte e a natureza nas práticas conceptuais: subsídios de alguns artistas portugueses da segunda metade do século XX congéneres à Land Art, Arte Povera e Arte na Natureza. Texto policopiado. Tese de Mestrado em Teorias da Arte. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.