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Pedagogia Educação Ambiental

Código: EATN27    Sigla: PEA
Área Científica: Formação de Prof's/formadores e C Ed

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 13 Despacho nº 5883/2023 10
Despacho nº 8075/2016 10 180 250

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Teórico-Práticas: 96,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 8,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 8,00
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   5,50
Sílvia Raquel de Abreu e Nobre Carvalhão   2,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Responsável
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
O1. Adquirir competências socialmente relevantes, no âmbito de uma cidadania ativa e responsável;
O2. Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades de compreensão relativos a conteúdos e práticas de Educação Ambiental em contextos de educação formal e não formal;
O3. Adquirir conhecimentos pedagógicos e didáticos para conceber atividades na área da educação ambiental;
O4. Conhecer, conceber e avaliar recursos em educação ambiental;
O5. Planificar, implementar e avaliar atividades de educação ambiental para diferentes públicos-alvo.

Conteúdos programáticos

CP1. A Educação Ambiental e os Valores de Cidadania para o Desenvolvimento Sustentável
CP1.1 Educação Ambiental formal e não formal
CP1.2 O papel das associações, autarquias e das organizações para a educação em ambientes naturais e atividades de lazer
CP1.3 Valores de cidadania ativa e responsável ¿ promoção de atitudes e valores nos grupos-alvo
CP2. Metodologias e abordagens pedagógicas em Educação Ambiental
CP2.1 Análise de práticas de educação ambiental e de turismo de natureza
CP2.2 Fontes de Informação e documentação e equipamentos em Educação Ambiental
CP2.3 Atividades e recursos de Educação Ambiental
CP2.3.1 Circuitos ecológicos 
CP2.3.2 As histórias e o seu potencial para abordar o ambiente
CP2.3.3 Abordagens Inquiry à Educação Ambiental
CP2.3.5 Recursos digitais na abordagem da Educação Ambiental
CP2.4 Planeamento, implementação e avaliação de atividades de educação ambiental

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos (CP1.) visam promover uma cultura de cidadania e de participação cívica ativa e estimular as práticas promotoras do Desenvolvimento Sustentável (O1). Para tal, serão explorados os contributos formais e não formais (CP1.1) para que os estudantes desenvolvam e aprofundem conhecimentos ao nível dos conteúdos e das práticas de Educação Ambiental em diferentes contextos profissionais (O2). Para além disso, visando o mesmo objetivo, serão analisados os contributos das associações, autarquias e das organizações para a Educação Ambiental (CP1.2) e abordados aspetos da ética ambiental (CP1.3). Serão dadas a conhecer aos estudantes diferentes abordagens pedagógicas e didáticas e fontes de documentação na área da Educação Ambiental (CP2.1; CP2.2; CP 2.3) visando a aprendizagem de conhecimentos fundamentais para que sejam capazes de conceber atividades para diferentes grupos-alvo (O3). Também serão explorados diferentes recursos (CP2.3; CP2.4) com o intuito de promover a aprendizagem ao nível da conceção e avaliação de recursos em educação ambiental (O4). Pretende-se, ainda, que os conteúdos abordados nesta unidade curricular permitam a construção de conhecimentos necessários à conceção, implementação e avaliação de atividades, em diferentes contextos profissionais nacionais e internacionais (O5).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ao longo das aulas serão privilegiadas atividades de pesquisa em fontes de informação diversificadas para aprofundamento de conteúdos, de análise e discussão de bibliografia específica. Nas sessões serão explorados, de forma prática e contextualizada à realidade prática da intervenção do educador ambiental, diversos recursos e atividades didáticas elencados nos conteúdos programáticos. As sessões centrar-se-ão ainda no trabalho de projeto, envolvendo os estudantes na planificação, implementação e avaliação de atividades de Educação Ambiental. Neste sentido, serão promovidas aulas de apresentação e discussão ao longo do processo de construção das atividades. A avaliação da unidade curricular integra os seguintes elementos: a) na participação ativa dos estudantes nas atividades letivas (10%); b) realização de trabalho(s) de grupo e/ou individual(is) (40%); e c) planificação, implementação e avaliação de um projeto (50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adoção de metodologias ativas de ensino, individuais ou em grupo, propicia a formação de futuros educadores ambientais conscientes, críticos e participativos na tomada de decisões e resolução de problemas que harmonizem a dimensão ambiental e o desenvolvimento socioeconómico (O1). A análise reflexiva e a discussão de textos e de casos são imprescindíveis para desenvolver e aprofundar conhecimentos relativamente à intervenção no campo da Educação Ambiental em contextos formais e não formais (O2). Ao longo das aulas serão disponibilizados diversos momentos para exploração, conceção e avaliação de abordagens pedagógicas e recursos em educação ambiental (O3 e O4). Neste sentido, esta unidade curricular vai proporcionar aos estudantes contactar com as abordagens didáticas e pedagógicas em educação ambiental fulcrais, permitindo a construção de conhecimentos necessária à conceção de atividades, com diferentes grupos-alvo (O5).


Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (130h) é distribuída da seguinte forma: realização de tarefas que requerem pesquisa e análise de bibliografia da especialidade (30h); realização de trabalhos de grupo de acordo com guiões de trabalho (40h); planeamento, implementação e avaliação de um projeto (60h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A. (2002). Abordar o Ambiente na Infância. UA. 
Hadjichambis, A. C., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., ¿in¿era, J., Pauw, J. B., Gericke, N., & Knippels, M.-C. (Eds.) (2020). Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Spinger. https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/39551
Animar-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (2013). Guia de boas práticas de revitalização de aldeias : aldeias sustentáveis e activas. Animar-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. 
Gaudiano, E. G. (2006). Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget. 
Pereira, R. & Gonçalves, F. (2007). Atividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental. Instituto Piaget. 
UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals -Learning Objectives. UNESCO.  
Vaz, S. G. (2016). Ambiente em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos.