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Seminário

Código: EATN30    Sigla: S
Área Científica: Formação de Prof's/formadores e C Ed

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 13 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 6,70

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 6,70
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   1,00
Ana Isabel da Silva Mendes - ESA   0,90
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   1,40
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   0,60
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   0,60
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA   1,20
José Luís Chasqueira Fradique   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Responsável
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 
Conhecer os fundamentos atuais da Educação Ambiental e as práticas a eles associadas; 
Refletir sobre o papel do Educador Ambiental como agente de valores ambientais e promotor de mudanças sociais; 
Conhecer áreas de intervenção do educador ambiental em diferentes empresas/organizações/instituições que atuam no Pais; 
Analisar criticamente projetos e atividades de Educação Ambiental e de Turismo de Natureza em diferentes contextos; 
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da elaboração, implementação e avaliação de projetos de Educação Ambiental e Turismo de Natureza; 
Desenvolver capacidade para integrar os resultados de estudos para a criação e reformulação de projetos e atividades de Educação Ambiental e Turismo de Natureza; 
Refletir criticamente sobre a metodologia de construção de projetos de intervenção e sobre as várias etapas/fases de construção de um projeto.

Conteúdos programáticos


1. Contextos profissionais do Educador Ambiental 
1.1. Papel do Educador Ambiental e ética profissional 
1.2. Empresas/Instituições/Organizações com atuação no campo da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza 
1.3. Projetos e atividades de Educação Ambiental e de Turismo de Natureza 
2. O processo de construção de um projeto de intervenção no domínio da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza 
2.1. Conceito de projeto e sua aplicação na área do ciclo de estudos 
2.2. Etapas do desenho de um projeto 
2.3. Métodos de pesquisa e de seleção de informação e de recolha de dados para caracterização dos contextos e das práticas 
2.4. A avaliação de projetos 
2.5. Elaboração de relatórios Nota: Outros conteúdos trabalhados na UC decorrerão das problemáticas inerentes à compreensão e análise dos contextos de prática/ temas atuais com interesse na área de atuação do ciclo de estudo/ que envolvam uma articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos visam consolidar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do ciclo de estudos relativamente aos fundamentos da Educação Ambiental e refletir acerca do papel do educador ambiental como agente de valores ambientais e promotor de mudanças (O1 e O2). A exploração de alguns contextos profissionais possíveis de atuação do educador ambiental permitirá aos estudantes não só conhecer empresas/organizações/instituições que desenvolvem práticas nesta área como analisar projetos e atividades existentes (O3 e O4). Pretende-se ainda com a abordagem ao trabalho de projeto (conceito, etapas, métodos, avaliação e redação) que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos (O5), desenvolvam a capacidade de integrar resultados de estudos na criação e reformulação de projetos nesta área (O6) e de refletir criticamente sobre a metodologia de projeto (O7).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias de ensino assumem o formato presencial e a distância (blearning). Nas sessões presenciais (8h), os estudantes irão: 
- Participar em seminários sobre temas de Educação Ambiental e de Turismo de Natureza, metodologias de investigação e de trabalho de projeto. Nas sessões online (7h): as sessões síncronas permitirão o acompanhamento dos trabalhos de estágio e de preparação do Relatório de Estágio, bem como a discussão de situações decorrentes da prática profissional para refletir e analisar criticamente sobre temas que possam reverter positivamente para os projetos de estágio e relatório; a apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos no âmbito de cada projeto de estágio.  O trabalho assíncrono envolve a análise e discussão de documentos e exemplos de projetos de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e a participação em tarefas (disponibilizados na plataforma LMS). 

 Avaliação: Trabalho de projeto (70%); apresentação do projeto (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao longo das aulas serão abordados temas pertinentes propícios à reflexão em torno dos fundamentos e de práticas da Educação Ambiental (O1) e do papel do educador ambiental como agente de mudança social (O2). Os seminários promoverão momentos de análise e de discussão de contextos de atuação do educador ambiental (O3) e de projetos desenvolvidos no domínio da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza (O4). A partilha de experiências concretas de trabalho na área da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza com os docentes responsáveis e especialistas favorece uma melhor compreensão de contextos de intervenção e do papel do educador ambiental, por permitir um contacto mais próximo com a realidade e contextualizado (O1, O2, O3 e O4).
Estes seminários constituem, ainda, importantes espaços de apoio e de orientação ao desenvolvimento do trabalho de projeto. Com efeito, durante as sessões serão promovidas discussões de situações decorrentes da prática profissional e de problemáticas conducentes: à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da elaboração, implementação, avaliação e apresentação de projetos de Educação Ambiental e Turismo de Natureza (O5); ao desenvolvimento da capacidade de integrar resultados de estudos para a criação e reformulação de projetos e atividades nesta área (O6); à capacidade de refletir criticamente sobre a metodologia de construção de projetos de intervenção e sobre as várias etapas/fases de construção de um projeto de Educação Ambiental e Turismo de Natureza (O7). A elaboração e apresentação de trabalhos pelos estudantes e sua discussão em grande grupo constituem ainda um espaço de reflexão e análise de projetos que permite trabalhar todos os objetivos desta Unidade Curricular.

A carga média de trabalho autónomo (55h) distribui-se: pesquisa e análise de bibliografia da especialidade (16h); construção do projeto de intervenção (33h); e preparação da apresentação do projeto (6h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto Editora.

Guimarães, E. M. S. (2006). Como abordar...a metodologia de trabalho de projecto. Areal. 

Gomez, J. A. C., & Pablo Ángel Meira, P. M. (2004). Educação ambiental e desenvolvimento humano. Instituto Piaget.

Serrano, G. P. (2014). Elaboração de Projetos Sociais. Casos Práticos. Porto Editora.

Teixeira, F. (2003). Educação ambiental em Portugal: etapas, protagonistas e referências básicas. Liga para a Proteção da Natureza.

Vilelas, J. (2020). Investigação. O processo de construção do conhecimento (3.ª ed.). Edições Sílabo.


Observações