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Introduction of Sport Biomechanics

Código: ERADRM002    Sigla: ERA002
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 4

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_1S

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 22,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,33
António Manuel da Silva Moreira - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
António Manuel da Silva Moreira - ESD   0,75
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,75

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Definir e enquadrá-la epistemologicamente. 2. Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de relação entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto 3. Identificar e descrever os tipos de movimento, as leis do movimento e os princípios biomecânicos subjacentes. 4. Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinemática 5. Identificar e interpretar o movimento dos projéteis e os princípios gerais. 6. Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinética e do comportamento mecânico dos corpos em contacto 7. Identificar as forças de atrito e de impulso e os fatores que as determinam. 8. Relacionar o trabalho realizado com força potência, custo energético e eficiência do movimento. 9. Analisar a importância do equilíbrio e da estabilidade no rendimento das técnicas desportivas. 10. Adquirir conhecimentos ao nível da determinação do centro de gravidade 

Conteúdos programáticos

1. fundamentos biomecânicos, conceitos, princípios e terminologia 2. objeto e áreas de estudo em Biomecânica 3.aspetos biomecânicos da estrutura óssea e das articulações 4. aspetos biomecânicos da função muscular 5. fundamentos da cinemática 6.cinemática do movimento de projectéis 7. fundamentos da cinética 8. comportamento mecânico dos corpos em contacto 9. centro de gravidade - definição e localização 10. métodos experimentais e numéricos para determinar a posição do C.G. 11. natureza e propriedades dos fluidos 12.fatores que afetam a mecânica dos fluidos 13. conceitos de energética relacionados 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências de análise biomecânica das atividades físicas e desportivas e que dominem os conceitos básicos, a biomecânica dos ossos, músculos e articulações, a análise cinemática, a análise cinética, equilíbrio e a mecânica dos fluidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas: Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Teste Escrito (40%)- Trabalho escrito (30%)- Apresentação do Trabalho (30%) Avaliação final: - apresentação e discussão de um trabalho de análise técnica (50%)- avaliação oral sobre toda a matéria lecionada (50%)- Para poderem ser avaliados em regime de avaliação contínua, os estudantes tem que estar presente em pelo menos 2/3 das aulas lecionada. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Métodos de ensino Aulas teóricas e aulas teórico-práticas:- Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos. - Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Pretende-se que os alunos aumentem as suas competências e saberes com base numa transmissão de conteúdos coerente sustentada pela explicação de diversos contextos desportivos, recorrendo a situações de experimentação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abrantes, J. (1997). Biomecânica, Edições FMH, Lisboa. Bartlett, R. (2003). Introduction to sports biomechanics, Spon Press, London ¿ New York. Carr, G. (1997), Mechanics of Sports ¿ a practitionar¿s guide, Human Kinetics, USA. Hall, S. (1993), Biomecânica Básica, Editora Guanabara Koogan. Jodar, X.A. (1996), Eficácia y técnica deportiva - análisis del movimiento humano, Editora Iniciativas Deportivas. McGinnis, P.M. (1999). Biomechanics of Sport and Exercise, Human kinetics, USA. Hall, S. J. (2013). Biomecânica Básica (6.ª ed.). New York, NY: Nova Guanabara. Robertson, D.G.E., Caldwell, G. E., Hamill, J., Kamen, G., & Whittlesey, S. N. (2014). Research methods in biomechanics (Second edition. ed.). Bartlett, R. (2007). Introduction to sports biomechanics : analysing human movement patterns. Milton Park, Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge.Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.