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Nutrition Intervention Plan

Código: ERADRM011    Sigla: ERA011
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 9 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_2S

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Susana Filipa Ganhão Arranhado   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,33
Susana Filipa Ganhão Arranhado   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Susana Filipa Ganhão Arranhado   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da UC de Plano de Intervenção Nutricional os estudantes deverão alcançar o seguintes objectivos de aprendizagem:
- Saber avaliar:
. a alimentação e nutrição de sujeitos ou grupos alvo;
. as necessidades energéticas de sujeitos ou grupos alvo:
. a composição corporal de sujeitos e grupos alvo, classificar e monitorizar a mesma;
- Saber:
. Identificar erros alimentares ou nutricionais;
. fazer aconselhamento para uma alimentação equilibrada e para correção de erros alimentares;
. construir planos alimentares saudáveis (lactantes, crianças, adultos, grávidas e idosos);
. construir planos alimentares especiais (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta mole; dieta vegetariana);
- Conhecer:
. regras gerais de qualidade e higiene alimentar;
. legislação e normas aplicadas aos géneros alimentares;
. política alimentar nacional, europeia e de outros países selecionados.

Conteúdos programáticos

1. Introdução, terminologia e conceitos (dieta, alimentação, plano alimentar, recomendações alimentares; refeições; dose);
2. Avaliação nutricional e alimentar (questionários, diários, software de análise da dieta);
3. Avaliação das necessidades energéticas e nutricionais (metabolismo de repouso, atividade física, estilo de vida, composição corporal);
4. Princípios básicos de construção de um plano alimentar (estrutura geral; número, horário e constituição das refeições; princípios gerais e exceções);
5. A alimentação ao longo da vida (lactantes, crianças, adultos, grávidas, idosos);
6. A alimentação terapêutica (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta mole);
7. Saúde pública e alimentação (regras gerais de qualidade e higiene alimentar; legislação e normas aplicadas aos géneros alimentares; política alimentar dos países, alimentação coletiva).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a beneficiar dos conteúdos apreendidos anteriormente e a potenciar a aprendizagem dos conteúdos seguintes e a permitir de modo sequencial a consecução dos objetivos definidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

* São utilizadas metodologias de ensino interativas incluindo: descoberta guiada, a manipulação de documentos (ex. artigos científicos ou recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.

* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = (tarefas e relatórios x 0,3) + (teste teórico x 0,3) + (trabalho de grupo x 0,4)
    * Avaliação final:
Nota final = (teste teórico x 0,3) + (apresentação de tarefa prática x 0,2) + (prova oral x 0,5)

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para os alunos que tenham reprovado em época normal.
    * Época especial: Disponível para todos os alunos em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de uma metodologia de ensino mais interativa e participativa pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Pretende-se assim assegurar o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e das competências para que estes consigam atingir níveis elevados de autonomia na manipulação e utilização do conhecimento assim como na aplicação das competências adquiridas, tal como discriminado nos objetivos desta unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

* Introduction to Human Nutrition (2009), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Nutrition Counseling Skills for the Nutrition Care Process (2009), L.G. Snetselaar. 4th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA.
* Nutrição Humana (2005), F.A.G. Ferreira. 3ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Serviço de Educação, Lisboa, Portugal.
* Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Public Health Nutrition (2017), Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Sport Nutrition (2018), A. Jeukendrup, M. Glesson, 3rd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
* Sport Nutrition for Health and Performance (2009), M.M. Manore, N.L. Mayer, J. Thompson, 2nd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).
In pandemic evironment ther is the possibility of need of adjustments in evalation tasks. If such a situation shal accour, students will be timely and promptly informed (e.g. writen tests and presentations might be done online instead of face-to-face).