• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERADRM013
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Portuguese Language and Culture (2S)

Código: ERADRM013    Sigla: ERA013
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 2

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_2S

Teórico-Práticas: 24,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Claudia Delgado Paulo   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Claudia Delgado Paulo Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Adquirir conhecimentos básicos de língua portuguesa e vocabulário
B. Adquirir competências básicas de/sobre comunicação e cultura
C. Conhecer um pouco da história de Portugal, costumes, tradições e monumentos
D. Reconhecer alguns vultos das artes, ciências e cultura portugueses
E. Capacidade de autonomia em conversação para situações de dia-a-dia.
F. Aquisição de conhecimentos básicos da linguagem da esfera do Desporto
G. Tomada de consciência sobre a importância da comunicação e linguagem como veiculo transmissor de pensamento, quadros conceptuais; estereótipos, emoções, etc.
H. Aquisição de conhecimentos básicos sobre Portugal e a sua história no mundo.

Conteúdos programáticos

1. Noções de Gramática, léxico e estrutura da língua Portuguesa
2. Vocabulário para cumprimentar, para se apresentar e a si e a outros; vocabulário para comida e bebida, vocabulário do desporto, formas de tratamento, plural, frases úteis para o quotidiano, o alfabeto, os números. Exercícios práticos, textos e diálogos para ler e completar. treino de dicção e pronúncia.
3. Conceito de comunicação, cultura, a linguagem não-verbal, expressão da emoções, expressão oral. Elaboração de pequenos textos em contextos de dia-a-dia.
4. Figuras de vulto da cultura portuguesa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Após a lecionação dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes deverão atingir os objetivos indicados em A e B.
Após a lecionação dos conteúdos 3 e 4, os estudantes terão atingido os objetivos identificados em C e D.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A aprendizagem de uma língua faz-se pela aquisição dos elementos base dessa língua (vocabulário, estrutura gramatical, léxico) do mais básico para o mais complexo. Faz-se pelo exercício prático de escrita e oralidade.
A UC desenvolve-se através da exposição de conteúdos, dinâmicas de grupo, exercícios de compreensão oral e escrita.
A avaliação é contínua, o sucesso na UC implica a participação ativa nas aulas e a realização dos exercícios propostos: 90%; e a realização de um teste: 10%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Após a lecionação dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes deverão atingir os objetivos indicados em A e B.
Após a lecionação dos conteúdos 3 e 4, os estudantes terão atingido os objetivos identificados em C e D.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Oliveira, Carla; Coelho, Luísa e Ballmann, Maria José (2014). Aprender Português 1. Texto: Lisboa
- Oliveira, Carla; Coelho, Luísa e Ballmann, Maria José (2014). Aprender Português 1 - Caderno de Exercícios. Texto: Lisboa
- Oliveira, Carla e Coelho, Luísa (2014). Gramática aplicada - Português para Estrangeiros. Texto: Lisboa
- McIntyre, Barbara; Sampaio, João (2007). Colloquial Portuguese. London & New York: Routledge
- Crowley, Roger (2015). Conquerors: How Portugal Forged the First Global Empire. Random House
- Cunha, Carlos A.; Cunha, Rhonda (2010). Culture and Customs of Portugal. Greenwood

Observações