• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERADRM015
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sports Fitness (2S)

Código: ERADRM015    Sigla: ERA015
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 2

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_2S

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Isabel dos Santos Vieira   1,00
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Liliana Ricardo Ramos - ESD Responsável
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1-Conhecer a área do Health & Fitness, o contexto socioprofissional e o enquadramento legal dos profissionais de Fitness em Portugal e na Europa; Conhecer o tipo e caraterísticas das instituições de prática de atividades da área do Fitness; 2-Conhecer o conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e Saúde); 3-Conhecer as componentes e capacidades físicas; 4-Conhecer as diversas atividades da área do Fitness; 5-Conhecer as componentes estruturais do treino; 6-Conhecer a importância da monitorização da intensidade do treino; 7-Conhecer qual a estrutura de uma aula, o equipamento e aspetos de higiene adequado para as aulas; 8-Conhecer o uso de música na área do Fitness, seu objetivo, sua estrutura e utilização legal; 9-Conhecer a posição anatómica, planos e os diversos movimentos articulares, associando-os a exercícios; 10-Conhecer os aspetos que caraterizam uma postura adequada; Iniciar a prática de intervenção pedagógica em aulas de grupo. 

Conteúdos programáticos

1. Área do Health & Fitness2. Contexto socioprofissional da Condição Física e Saúde3. Enquadramento legal dos profissionais de Fitness4. Instituições de prática de atividades de Fitness5. Conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e Saúde)6. Componentes da condição física7. Capacidades físicas8. Introdução às atividades de Fitness: sua relação com as componentes da condição física9. Componentes estruturais do treino10. Monitorização da intensidade de treino11. Estrutura das aulas.12. Equipamento.13. Materiais.14. Higiene.15. Posição anatómica, planos e movimentos articulares.16. Postura e alinhamento corporal.17. Música.18. Introdução à intervenção pedagógica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivo 1- Conteúdos Programáticos A, B, C e D
Objetivo 2-Conteúdos Programáticos E, F e G
Objetivo 3-Conteúdos Programáticos H
Objetivo 4-Conteúdo Programático I
Objetivo 5-Conteúdo Programático J
Objetivo 6-Conteúdos Programáticos K, L, M e N
Objetivo 7-Conteúdo Programático O
Objetivo 8-Conteúdo Programático P
Objetivo 9-Conteúdo Programático Q
Objetivo 10-Conteúdo Programático R. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos de ensino
I-Exposição de conteúdos;II-Questionamento;III-Realização de aulas práticas; IV-Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto real da área do Fitness;V-Análise e reflexão sobre aulas em contexto real; VI-Avaliações 

Modelo de avaliação
Avaliação contínua
o Trabalho (20%; nota mínima 10 valores)
o Avaliação prática (50%; nota mínima 10 valores)
o Tarefas de Aula (30%)
Exame final
o Trabalho (20%; nota mínima 10 valores)
o Avaliação prática (50%; nota mínima 10 valores)
o Teste Teórico (30%) - Alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação podendo ser ajustadas as datas dos mesmos. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino.
Objetivos 1, 2, 4, 5, 8 e 9 ¿ Metodologias de Ensino I e II
Objetivos 3, 6, 7 e 10 - Metodologias de Ensino III, IV, V, VI 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

AGAP (2020). Barómetro Do Fitness 2019. Lisboa: Edições AGAP; American College of Sports Medicine (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins; Batrakoulis, A. (2019). European survey of fitness trends for 2020. ACSM's Health & Fitness Journal, 23(6), 28-35. doi: 10.1249/FIT.0000000000000523; EuropeActive (2019). European Health & Fitness Market: report 2018. Bruxelas: Edições Deloitte; Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM; IPDJ. (2018). Infografia dos Técnicos de Desporto em Portugal. Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude; Jimenez, A. & Santos-Rocha, R. (Eds.; 2015). EuropeActive¿s Essentials for Fitness Instructors. Champaign, IL: Human Kinetics; Thompson, W. R. (2019). Thompson, WR. Worldwide survey reveals fitness trends for 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 2018, 2019. 2020. ACSM's Health & Fitness Journal. 

Observações