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Sports Surfing (1S)

Código: ERADRM020    Sigla: ERA020
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 2

Horas Efetivamente Lecionadas

ERAS_1S

Teórico-Práticas: 26,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. História e Evolução do Surf, Bodyboard, Bodysurf e Stand Up Paddle.

2. Identificar os diferentes tipos de fatos isotérmico.

3. Distinguir os diferentes modelos de barbatanas (pés de pato).

4. Identificar os diferentes tipos de pranchas.

5. Distinguir os diferentes modelos de quilhas.

6. Selecionar a cera adequada.

7. Selecionar o remo adequado.

8. Selecionar o cabo adequado.

9. Formação da ondulação.

10. Tipos de ondas e as suas condicionantes.

11. Diferenciar as praias relativamente à ondulação preferencial e prevalente.

12.1. Interpretar os dados relativos aos modelos de previsão.

12.2. Escolher o melhor local para a prática.

13.1. Realizar o arranque na onda (Take-Off) corretamente e realizar o Pop-Up de forma controlada.

13.2. Deslizar em frente na espuma ou na parede da onda.

13.3. Terminar a viagem na onda, voluntaria e controladamente.

13.4. Regressar à praia de forma controlada e em segurança.

14. Princípios básicos do ensino das modalidades de surfing.

Conteúdos programáticos

1.1. A origem e evolução do Surf

1.2. A origem e evolução do Bodyboard

1.3. A origem e evolução do Stand Up Paddle

1.4. A origem e evolução do Bodysurf

2. Fatos Isotérmicos

3. Barbatanas (pés de pato)

4.1. Características das pranchas de Surf

4.2. Características das pranchas de Bodyboard

4.3. Características das pranchas de Bodysurf

4.4. Características das pranchas de Stand Up Paddle

5. As quilhas

6. Cera

7. Remos

8. Cabos

9. Formação da ondulação

10.1. Tipos de rebentação ondas

10.2. Correntes

10.3. Marés

11. As praias

12. Previsão das condições da ondulação e do vento

13.1. e 13.2. Prática de Surfing na Espuma

13.2. e 13.3. Prática de Surfing no Outside

14. Princípios básicos do ensino das modalidades de surfing.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão diretamente relacionados com os objetivos que se pretendem para a UC, estando os conteúdos numerados em concordância com os seus objetivos. Sendo esta uma UC lecionada para alunos de diferentes países e com diferentes experiências e vivências no desporto natureza, em especial no desporto de surfing, os temas das aulas serão organizados de acordo com os objetivos de aprendizagem.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia aplicada está centrada no processo de ensino-aprendizagem promovida através de aulas teórico-práticas e desenvolvimento de tarefas específicas de trabalho não presencial. A avaliação tem dois processos disponíveis: avaliação contínua e exame. Na avaliação contínua o aluno tem de frequentar, pelo menos, 2/3 das aulas dadas ao longo do semestre. Concomitantemente, terá de realizar as atividades de avaliação que são de âmbito teórico (teste escrito 40%) e de âmbito prático (avaliação prática 60%). O exame de época normal e/ou de recurso deve contemplar um exame teórico (40%), um exame teórico-prático (40%) e um exame oral (20%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia aplicada será centrada no processo ensino aprendizagem e, privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida, e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abbott, R.; Baker, M. (1980) Start Surfing. 2nd Edição 1989. Lisboa: Editorial Presença, Lda.

Almond, E. (2009) Surfing: Mastering Waves from Basic to Intermediate. Canada: The Mountaineers Books.

Baker, T. (2007) Go Surf. Dorling Kindersley Limited.

Conway, J. (1988). Surfing. Salamander Books Ltd.

Kempton, J. (2008) Surfing The Manual: Advanced. Wavefinder Ltd.

Manual do Curso de Treinadores de Surf e Bodyboard ¿ Federação Portuguesa de Surf.

Marcus, B. (2008). Extreme Surf. Pavilion

Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa.

Teotónio, T. (2016) Ensino do Surf: fundamentação, estratégia e operacionalização. Instituto Politécnico de Santarém

Warshaw, M. (2003) The encyclopedia of surfing. Orlando: Hartcourt, Inc.

Warshaw, M. (2010) The history of surfing. Califórnia: Chronicle Bocks LLC.