• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT003S
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Portuguese Language

Código: ERAGT003S    Sigla: PL2S

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT 1 Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3 30 30

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Luísa Nunes de Oliveira   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria da Graça Teixeira Messias - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Tendo como finalidade uma abordagem comunicativa, esta unidade centra-se, por um lado, na aquisição de regras gramaticais, visto que os estudantes não possuem conhecimento suficiente da língua portuguesa, para manterem uma conversa fluente; por outro lado, na aquisição lexical. Serão apresentadas estruturas básicas, de uma foma simples, de forma a não comprometer a linguagem com estruturas demasiado complexas. Os conteúdos programáticos foram selecionados tendo em conta a sua vertente prática, uma vez que, para a maioria dos estudantes, é o primeiro contacto com a língua portuguesa.
Preparar os estudantes para as diferentes skills da língua portuguesa: expressão oral, expressão escrita, compreensão oral e escrita, aperfeiçoando assim as suas competências de comunicação. 
Ajudar os estudantes nas diversas atividades a realizar no seu dia-a-dia, as quais ajudarão a desenvolver as competências linguísticas necessárias para a sua vivência, quer a nível académico quer a nível informal.

Conteúdos programáticos

Identificação e dados pessoais
Descrição de objetos  e pessoas
Breves fórmulas sociais
Atividades do quotidiano
Desporto e tempos livres
Compras
Comida e alojamento
Fazer pedidos e perguntar preços
Oferecer e pedir ajuda
Compreender instruções.

Conteúdos gramaticais:

Pronomes (pessoais; interrogativos; reflexos; possessivos; demonstrativos;
indefinidos)
Artigos (definidos; indefinidos)
Nomes
Adjetivos
Preposições (tempo; movimento)
Locuções prepositivas
Advérbios
Verbos e estruturas verbais
Expressões de cortesia
Expressões de tempo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da Língua Portuguesa, num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita para, permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas à vida pessoal. Também vão executar exercícios escritos relacionados com o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo orais espontâneas para incentivar a fluência. 

AVALIAÇÃO:
- Teste escrito: 75%
- Participação nas aulas: 15%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da Língua Portuguesa, num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita para, permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas à vida pessoal. Também vão executar exercícios escritos relacionados com o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


http://www.fnac.pt/Gramatica-do-Portugues-Actual-Jose-de-Almeida-Moura/a68227~ 
Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora - com Acordo Ortográfico
Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Lisboa, José Pedro Machado, Circulo de Leitores
Recursos web: 
https://www.linguee.com/english-portuguese
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/
Instituto Camões http://www.instituto-camoes.pt/