• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT038
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Human Resources Management

Código: ERAGT038    Sigla: HRM

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Erasmus - 1º Semestre 3
Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Fábio Mousinho Pinto - ESGTS   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fábio Mousinho Pinto - ESGTS Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este curso tem como objetivo preparar profissionais capazes de colaborar ativamente com os decisores organizacionais na concretização dos seguintes objetivos: sistematização de perfis profissionais; desenvolvimento de processos de recrutamento e seleção; avaliação de desempenho; Formação e Desenvolvimento; Gestão e Desenvolvimento de carreira, bem como participação ativa na definição de GRH baseado em competências.

Conteúdos programáticos

I - A Gestão de Pessoas alinhada com a estratégia da Organização

1. Principais tendências organizacionais e Conceitos
2. Enquadramento da gestão de pessoas no atual contexto social, político e económico; 

II Práticas de Gestão de Recursos Humanos
1. Análise e Descrição de Funções 
2. Recrutamento & Seleção 
3. Acolhimento & Integração 
4. Avaliação e Gestão do Desempenho 
5. Formação e Desenvolvimento 
6. Gestão e Desenvolvimento de Carreiras

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O plano de estudos é articulado em torno das seguintes linhas fundamentais: a natureza estratégica da função dos recursos humanos, a identificação de diferenças nas políticas de recursos humanos e o design das práticas de GRH no contexto internacional.
A abordagem destes tópicos dará aos alunos o conhecimento necessário para projetar e implementar práticas de GRH que contribuam positivamente para o sucesso organizacional.

Toda esta abordagem é acompanhada pelas respostas que a gestão deve organizar em resposta aos novos desafios da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia adotada envolve métodos expositivos e interrogativos, bem como estudos de caso. Avaliação contínua composta por uma atribuição de grupo sobre práticas de GRH


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O foco nas técnicas participativas de aprendizagem e estudos de caso permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos durante as aulas. Na prática, serão discutidos exemplos práticos e casos reais que ajudarão os alunos a entender como diferentes técnicas de GRH são aplicadas no contexto organizacional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed.). London: Kogan Page.

- Caetano, A., & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas (3ª ed.). Lisboa: Editora RH.
- Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson
-Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier. - Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.