Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC aborda o comportamento humano no contexto das organizações. Os tópicos a desenvolver incluem competências individuais, atitudes, motivação, emoções, personalidade, dinâmicas de grupo, liderança, cultura organizacional e responsabilidade social. Estruturas conceituais, discussões de casos e atividades orientadas para competências são aplicadas a cada tópico. As sessões de aula e as tarefas têm como objetivo ajudar os participantes a adquirir as competências que os gestores precisam para melhorar os relacionamentos e o desempenho organizacional. Os objetivos específicos de aprendizagem incluem: -Descrever a pesquisa atual em comportamento organizacional e identificar como ela pode ser aplicada aos ambientes de trabalho; -Compreender como a aplicação de estruturas, ferramentas e conceitos de CO pode melhorar a eficácia individual, de grupo e organizacional.
Conteúdos programáticos
Parte 1: Introdução
Capítulo 1: O que é o comportamento organizacional?
Parte 2: O indivíduo
Capítulo 2: Atitudes e satisfação no trabalho
Capítulo 3: Emoções
Capítulo 4: Personalidade e valores
Capítulo 5: Motivação
Parte 3: O grupo
Capítulo 6: Fundamentos do comportamento de grupo
Capítulo 7: Liderança
Parte 4: O sistema organizacional
Capítulo 8: Cultura Organizacional
Capítulo 9: Responsabilidade Social Organizacional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
N/a
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A metodologia de ensino está orientada para a aquisição de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas suportadas por:
a) Aulas interativas onde o professor assume o papel de catalisador e facilitador da aprendizagem, recorrendo a técnicas de aprendizagem expositivas e participativas;
b) Realização de estudos de caso visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos;
c) Realização de exercícios em contexto de sala de aula para reforçar o que aprenderam;
d) Realização de trabalhos escritos em equipa, seguidos de apresentação oral.
A avaliação inclui: a) Um teste escrito - 60%; b) Um trabalho individual apresentado em aula - 40%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
n/a
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1. Robbins, S. P. & Judge, T. (2017). Organizational Behavior (17th ed.). Harlow, UK: Pearson Education.
2. Robbins, S. P. & Judge, T. (2018). Essentials of Organizational Behavior (14th ed.). Harlow, UK: Pearson Education.