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Organizational Behaviour

Código: ERAGT041S    Sigla: ORGB2S
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT 1 Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3 30 30

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC aborda o comportamento humano no contexto das organizações. Os tópicos a desenvolver incluem competências individuais, atitudes, motivação, emoções, personalidade, dinâmicas de grupo, liderança, cultura organizacional e responsabilidade social. Estruturas conceituais, discussões de casos e atividades orientadas para competências são aplicadas a cada tópico. As sessões de aula e as tarefas têm como objetivo ajudar os participantes a adquirir as competências que os gestores precisam para melhorar os relacionamentos e o desempenho organizacional. Os objetivos específicos de aprendizagem incluem: -Descrever a pesquisa atual em comportamento organizacional e identificar como ela pode ser aplicada aos ambientes de trabalho; -Compreender como a aplicação de estruturas, ferramentas e conceitos de CO pode melhorar a eficácia individual, de grupo e organizacional.

Conteúdos programáticos

Parte 1: Introdução 

Capítulo 1: O que é o comportamento organizacional? 

Parte 2: O indivíduo 
Capítulo 2: Atitudes e satisfação no trabalho 
Capítulo 3: Emoções 
Capítulo 4: Personalidade e valores 
Capítulo 5: Motivação 

Parte 3: O grupo 
Capítulo 6: Fundamentos do comportamento de grupo 
Capítulo 7: Liderança 

Parte 4: O sistema organizacional 
Capítulo 8: Cultura Organizacional 
Capítulo 9: Responsabilidade Social Organizacional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

N/a

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino está orientada para a aquisição de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas suportadas por: 
a) Aulas interativas onde o professor assume o papel de catalisador e facilitador da aprendizagem, recorrendo a técnicas de aprendizagem expositivas e participativas; 
b) Realização de estudos de caso visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos; 
c) Realização de exercícios em contexto de sala de aula para reforçar o que aprenderam; 
d) Realização de trabalhos escritos em equipa, seguidos de apresentação oral.

A avaliação inclui: a) Um teste escrito - 60%; b) Um trabalho individual apresentado em aula - 40%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

n/a

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Robbins, S. P. & Judge, T. (2017). Organizational Behavior (17th ed.). Harlow, UK: Pearson Education. 


2. Robbins, S. P. & Judge, T. (2018). Essentials of Organizational Behavior (14th ed.). Harlow, UK: Pearson Education.