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Business Simulation

Código: ERAGT048    Sigla: BUSS
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 4,5 45 45

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular visa permitir aos estudantes aplicarem os conhecimentos das áreas da gestão e do marketing adquiridos ao longo do curso, recorrendo a um simulador, de modo a desenvolverem aptidões e competências relacionadas com a capacidade de tomarem decisões na área da gestão e do marketing, de forma integrada e holística (OA1). Os estudantes desenvolverão conhecimentos, aptidões e competências relacionadas com o estudo do mercado e da concorrência, com as decisões de marketing (gestão do produto, do preço, da publicidade e da distribuição), com a gestão financeira e de recursos humanos (OA2). Atendendo que a simulação decorre em equipas, competindo umas contra as outras ¿ simulando o papel de empresas ¿ os estudantes também irão desenvolver aptidões e competências na área das soft skills (e.g., liderança, gestão do tempo, negociação, gestão de conflitos) (OA3).

Conteúdos programáticos

1. Apresentação do software de simulação de gestão de marketing
2. Gestão de uma empresa em ambiente de simulação
3. Competências do trabalho em equipa (liderança, planeamento, distribuição de tarefas, gestão do tempo, gestão de conflictos).
4. Jogo de simulação. Competição em equipas.
4.1. Análise do histórico da empresa
4.2. Tomada de decisão
4.3. Análise dos resultados obtidos
4.4. Comparação dos resultados com os da concorrência.
5. Apresentação dos resultados obtidos e análise crítica. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular decorrerá em ambiente de simulação. A simulação permitirá aos estudantes analisarem, em diversos períodos de tempo, o histórico da empresa e com o estudo de mercado adequado, prepararem a estratégia de marketing (gestão do produto, do preço, da publicidade e da distribuição), estratégia de recursos humanos e financeira adequada (o que permite alcançar os OA1 e OA2). Após cada decisão, podem comparar os resultados obtidos e compará-los com os obtidos pelos concorrentes (OA1 e OA2).
A apresentação de resultados de todas as equipas permite aos estudantes compreenderem quais as estratégias que, num dado contexto empresarial, são eficazes e quais não são, contribuindo este processo para o desenvolvimento das suas competências técnicas e comportamentais (OA3).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aplicar-se-á uma metodologia de ensino orientada para a prática, por recurso a um software de simulação de gestão. Recorrer-se-á à simulação de um ambiente real, com suporte em software, induzindo os estudantes a tomarem uma decisão por semana (tomada de decisão em equipa com base em instrumentos de gestão), que será discutida na semana seguinte com o docente.
Face ao exposto recorrer-se-á às seguintes metodologias:
ME1. Participativa com análise, preparação, apresentação e discussão de decisões de gestão;
ME2. Experimental com a simulação de situações reais com recurso a software;
ME3. Autoestudo na análise do histórico da empresa e preparação das decisões.
A avaliação incluirá os seguintes elementos:
. Resultado da simulação de gestão » 50%
. Trabalhos escritos e orais de simulação de gestão » 30%

. Avaliação individual » 20%.
. Assiduidade mínima de 67%.
O método de avaliação é exclusivamente o da Avaliação Contínua, não havendo lugar à realização de exame final. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de simulação empresarial e da análise de situações aproximadas da realidade.
A metodologia participativa (ME1) contribui para os OA1, OA2 e OA3. A metodologia experimental (ME2) contribui, essencialmente, para os objetivos OA1 e OA2. O autoestudo (ME3) contribui para todos os objetivos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- CESIM (2019). Marketing Management Simulation. Acedido em https://www.cesim.com/simulations/cesim-marketing-management-simulation-game
- Wolfe, J. (2003). The global business game: A simulation in strategic management and international business (2nd ed.). Mason, OH: South-Western College Publishing.
- Zantow, K.; Knowlton, D. S.; Sharp, D. C. (2005). More Than Fun and Games: Reconsidering the Virtues of Strategic Management Simulations, Academy of Management Learning & Education, 4(4), 451-457