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Databases with MySQL

Código: ERAGT051    Sigla: DWMS

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3 30 30

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 46,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Cristina Maria Costa Rodrigues - ESGT   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Costa Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O aluno deverá reconhecer a importância dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados nas organizações e desenvolver as seguintes competências:
- Análise e desenho de bases de dados;
- Criar de bases de dados em SQL de forma a permitir ao aluno evoluir com segurança para outros sistemas de gestão de bases de dados relacionais.

No final o aluno deverá ter atingido os seguintes conhecimentos e capacidades:
- Compreender os conceitos fundamentais de bases de dados relacionais;
- Aplicar os princípios de análise e desenho de bases de dados;
- Elaborar um projeto de Bases de Dados.

Conteúdos programáticos

I. Fundamentos dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados
- Abordagem tradicional
- Abstração de dados
- Modelos de dados
- Tabelas
- Chave primária
- Chave forasteira
II.  Metodologias de desenho e conceção de Bases de Dados Relacionais
- Integridade dos dados
- Dados redundantes
- Dependência Funcional
- Normalização de dados
- Diagrama de Entidade-Relacionamento (E-R)
III.  A linguagem Interrogações SQL (Structured Query Language)
- Criação da Base de Dados em SQL
- Tabelas
- Criação do esquema
- Interrogações em SQL

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa da unidade curricular encontra-se estruturado em torno e no sentido da prossecução dos objetivos definidos. O primeiro objetivo é conseguido no final do primeiro tópico do programa, pela introdução de conceitos base para a compreensão de todos os assuntos que serão analisados em sequência.
Os seguintes seis objetivos serão alcançados pelo segundo ponto do programa, direcionando o estudo para a fase de conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura.
À medida que se vai percorrendo o programa da UC, os tópicos abordados vão sendo cada vez mais práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas e das que se seguem.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular reside na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" que consiste na introdução de um trabalho prático que é desenvolvido ao longo do semestre, onde os alunos terão que passar pelas várias fases de análise, desenho e criação de uma base de dados em SQL. Pretende-se com este trabalho a implementação de uma base de dados para resolver o problema especificado pelo grupo de trabalho. Serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática das bases de dados.
A avaliação terá a seguinte ponderação:
    - 1 trabalho prático (de grupo)
Tendo em conta a conjuntura atual de pandemia a leccionação e acompanhamento de trabalhos desta unidade curricular será online, sendo cumprido o horário de aulas presenciais.
Para que o aluno fique dispensado do exame, a média das três frequências assim como a classificação do trabalho prático deverá ser pelo menos 8 valores.   



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A forte componente prática da UC conduz a um tratamento privilegiado do fazer. Contudo, na base destas competências práticas, existe também um conjunto de conhecimento teórico, conceptual, que importa transmitir aos alunos para que a prática se possa realizar de forma consciente e eficaz. Aprender fazendo, mas de forma informada sobre a técnica e a ciência que suporta essas competências. Por isso, a UC inicia pela exposição dos conceitos chave, evoluindo rapidamente para a aplicação desses conhecimentos para situações reais dos sistemas de informação suportados por bases de dados.
Por se considerar que ambas as componentes - teórica e prática - e, por outro lado, conceptual e de construção, são igualmente importantes e dependentes entre si, as avaliações estão concentradas em torno destes componentes. A realização de duas provas de avaliação pretende aferir as competências dos alunos, num primeiro momento, sobre a componente conceptual teórica e prática e, num segundo momento, sobre as competências relativas à construção e gestão das bases de dados recorrendo a ferramentas líderes no mercado.
Para avaliar horizontalmente todas as competências exigidas para aprovar nesta UC, a realização de um trabalho de grupo, onde se aliam todos os elementos do ciclo de vida das bases de dados, confere uma consistência superior ao método de ensino/aprendizagem e ao processo de avaliação..

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿    Date,C.J., An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003
¿    Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484
¿    Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002
¿    Database Systems, Addison and Wesley Professional, 2003

Observações