• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT067
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Project in Internacional Business

Código: ERAGT067    Sigla: PIIB
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 15 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 13,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD] Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este curso está concebido para apresentar aos alunos de licenciatura os conceitos básicos de projetos de negócios internacionais. Os alunos aprenderão sobre os diferentes aspectos dos negócios internacionais, incluindo diferenças culturais, comércio global e marketing internacional. O curso também abordará os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países.

No final do curso, os alunos estarão aptos a:

Compreender os fundamentos de um projeto de negócios internacionais;

Identificar diferenças culturais e seu impacto nos negócios internacionais;

Analisar o comércio global e o seu impacto nos negócios internacionais;

Desenvolver um plano de marketing internacional;

Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países.


Conteúdos programáticos

O curso abordará os seguintes tópicos:
  • Introdução ao Projeto de Negócios Internacionais (1 hora)
  • Diferenças Culturais e Negócios Internacionais (3 horas)
  • Comércio Global e Negócios Internacionais (3 horas)
  • Marketing Internacional (4 horas)
  • Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países (4 horas).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa cobre os tópicos necessários para alcançar os Objetivos de Aprendizagem. 

Em concreto, o Objetivo de Aprendizagem "Desenvolver um plano de marketing internacional" é suportado pelo tópico do Conteúdo Programático "Marketing Internacional". O Objetivo de Aprendizagem "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países" é suportado pelo tópico do Conteúdo Programático "Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países". O Conteúdo Programático também inclui um projeto de grupo e um trabalho de reflexão individual, que estão alinhados com os Objetivos de Aprendizagem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Presença e participação nas discussões em aula (10%)
Projeto de grupo sobre o desenvolvimento de um plano de marketing internacional (40%)
Trabalho de reflexão individual sobre os desafios e oportunidades de fazer negócios num país específico (50%)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias para ensinar este curso breve de Projeto de Negócios Internacionais para estudantes iniciantes serão:

- Aulas expositivas: para introdução dos tópicos e conceitos relacionados ao projeto de negócios internacionais, fornecendo uma visão geral dos tópicos e explicando os conceitos-chave e teorias.

- Estudos de Caso: exemplos reais dos desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países.

- Projetos de Grupo: para proporcionar aos estudantes a oportunidade de trabalhar colaborativamente e aplicar os conceitos e teorias aprendidos no curso.

- Trabalhos de Reflexão Individual: para desenvolver as habilidades dos estudantes na análise dos desafios e oportunidades de fazer negócios em um país específico, uma oportunidade para refletir sobre a sua aprendizagem e aplicar os conceitos e teorias aprendidos no curso.

Estas metodologias são coerentes com os Objetivos de Aprendizagem do curso:

- As aulas expositivas apoiarão o Objetivo de Aprendizagem "Compreender os conceitos básicos do projeto de negócios internacionais".

- Os estudos de caso podem ser usados para apoiar o Objetivo de Aprendizagem "Identificar diferenças culturais e seu impacto nos negócios internacionais" e "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países".

- Os projetos de grupo podem ser usados para apoiar o Objetivo de Aprendizagem "Desenvolver um plano de marketing internacional".

- Os trabalhos de reflexão individual podem ser usados para apoiar o Objetivo de Aprendizagem "Compreender os desafios e oportunidades de fazer negócios em diferentes países".

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

[1] Dau, L.A., Morck, R., & Yeung, B. (2021). Business groups and the study of international business: A Coasean synthesis and extension. Journal of International Business Studies, 52, 161 - 211.

[1] Morais, F. & Ferreira, J. (2020). SME internationalisation process: Key issues and contributions, existing gaps and the future research agenda. European Management Journal,
Volume 38, Issue 1, 62-77. ISSN 0263-2373, https://doi.org/10.1016/j.emj.2019.08.001

[2] Hou, Y. (2017). The Nonverbal Language in Cross-Cultural Communication and Its Application in International Business Negotiation. Cross-cultural Communication, 13, 34-37.

[5] Harvard Law School (2012). Program on Negotiation: Cross-cultural communication skills for international business executives. Massachusetts, Harvard University.

Observações

As referências têm um número de acordo com o respetivo capítulo no programa:
  1. Introdução ao Projeto de Negócios Internacionais
  2. Diferenças Culturais e Negócios Internacionais
  3. Comércio Global e Negócios Internacionais
  4. Marketing Internacional
  5. Desafios e Oportunidades de Fazer Negócios em Diferentes Países.