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Project in Informatics

Código: ERAGT068    Sigla: PII
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 15

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se proporcionar uma oportunidade de criação de novo conhecimento ou consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos em formações anteriores. Tendo por base um contexto educativo, o aluno poderá usufruir das condições científicas, técnicas e pedagógicas adequadas à realização de um projeto orientado para o exercício da profissão e/ou de carácter científico. 
Será incentivada a realização de projetos inovadores, criativos e de cariz empreendedor, estimulando a capacidade de pensar articuladamente entre as competências previamente adquiridas e aquelas que venham a ser necessárias adquirir para concretizar o projeto.
Assumirá especial relevância a promoção da partilha de experiências e de conhecimentos que o projeto propiciará ao seu executante, assumindo que na sociedade da informação e do conhecimento a construção dos saberes se faz numa base de partilha.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a abordar ao longo do semestre na UC resultam da escolha individual do aluno em articulação com o orientador e supervisor que forem indicados. Nestes conteúdos poderão constar aspetos abordados em qualquer UC do curso, ou outras matérias que, ainda que não tenham sido tratadas no decorrer do curso, possam ser consideradas essenciais e relevantes para o projeto ou estágio a desenvolver.
Estes conteúdos serão enumerados e retratados no plano de trabalhos específico associado a esta UC.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em conta que o objetivo da UC é proporcionar ao aluno uma experiência prática mais intensa em torno de um conjunto de competências selecionadas por si, em conjunto com a Equipa de Orientação, a definição de conteúdos só poderá ser realizada individual e especificamente aluno a aluno.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino realiza-se pelo apoio tutorial, desde a escolha do local, as definições iniciais do projeto até à conclusão do relatório final.
Será aplicado um método de avaliação contínua, podendo integrar os instrumentos seguintes: Trabalhos intercalares escritos e orais; A participação nas atividades letivas e extralectivas; O produto realizado; A apresentação pública do projeto realizado.
Os critérios de avaliação poderão variar entre alunos, em função da natureza dos projetos, do plano de trabalhos e da forma de realização do trabalho, devendo ser estabelecidos e comunicados aos alunos no prazo máximo de 3 semanas após a receção do plano de trabalhos.
Em nenhuma circunstância haverá exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A criação de condições para o desenvolvimento de projetos interessantes realiza-se de forma ativa, principalmente, nos momentos iniciais, pela escolha dos temas e dos parceiros mais adequados a cada aluno e é fundamental para a obtenção dos objetivos da UC. A participação do docente nesta fase é muito importante para o sucesso do projeto, não obstante a autonomia que o aluno deve ter nas escolhas a realizar.
O papel de tutor desempenhado pelo docente e pelo pelo supervisor, procurará assegurar que a experiência resultante do projeto é proveitosa, tanto pelos aspetos positivos conseguidos, quer pela aprendizagem com os erros cometidos. Tudo isto deve ser alvo de um plano inicial e de um relatório final, como forma de refletir e relatar os ensinamentos aplicados e obtidos com o projeto desenvolvido.
A posição distante, mas sempre presente, do docente da unidade curricular confere a necessária autonomia ao estudante, na condução dos trabalhos, mas simultânea e periodicamente, um apoio para as dificuldades sentidas e um potenciador de oportunidades de aprendizagem que forem surgindo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Definido pelo aluno no seu plano de trabalhos.