• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT089
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Internship in Business Management

Código: ERAGT089    Sigla: IBM

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 15

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,00
José Carlos Almeida Mauricio Nunes - ESGT   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Almeida Mauricio Nunes - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O Estágio tem como objetivo a formação em ambiente real de trabalho ¿ em empresa ou outro tipo de organização profissional ¿ com vista à aplicação  e integração dos conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo da fase curricular da sua licenciatura, ao desenvolvimento de competências profissionais,  sociais e pessoais no domínio da gestão de empresas e à aproximação à vida ativa.

Conteúdos programáticos

1. Prospeção e diligências da Escola, com vista à seleção e confirmação da entidade de acolhimento do Estágio;
2. Desenvolvimento, entre o docente, o aluno e a entidade acolhedora, de uma Proposta contendo o planeamento das atividades e as condições de realização Estágio;
3. Celebração do Protocolo tripartido de realização do Estágio (Escola/Aluno/Entidade de acolhimento);
4. Apresentação do aluno na entidade de acolhimento e junto do seu supervisor;
5. Realização do Estágio (duração mínima 240 horas; coincidente com o 6º semestre curricular);
6. Entrega do Relatório de Estágio ao docente.
O desenvolvimento destes conteúdos será feito em conformidade com Regulamento específico aprovado pelo conselho científico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A identificação da entidade onde o aluno vai estagiar e o desenvolvimento do plano de trabalhos tomará em consideração as competências profissionais, sociais e pessoais que se deseja que os alunos adquiram. O protocolo celebrado entre a escola e a entidade de acolhimento, o acompanhamento feito pelo supervisor de estágio e coordenador da UC, bem como o relatório de estágio que o aluno desenvolverá são instrumentos formais onde as competências adquiridas pelos estudantes deverão estar devidamente explicitadas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Metodologia de Ensino e a Avaliação consta do ¿Regulamento das unidades curriculares do grupo OPÇÕES II da licenciatura em Gestão de Empresas¿, aprovado em Conselho Técnico Científico. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estágio a desenvolver pelo aluno inclui um protocolo de estágio e um plano de atividades desenvolvidos de forma tripartida (Docente da UC-Escola/Estudante/Supervisor de estágio na entidade de acolhimento), garantindo o desenvolvimento das competências pertinentes pelos estudantes. Adicionalmente, existe diálogo regular entre estas três partes de modo a garantir que as atividades do estagiário estão de encontro do previsto e enquadradas nas competências a desenvolver. Sempre que necessário, são  feitos ajustes ao plano de trabalhos. O docente da UC visita o estudante no local de estágio. No final, o relatório de estágio e sua avaliação permitem formalizar as competências adquiridas e avaliar o desempenho do estudante durante o período de estágio, incluindo feedback obtido na entidade de acolhimento. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de Apoio à realização de trabalhos de investigação, Lisboa: Edições Sílabo.

Caldeira, P. Z. (2008). Regras e Conceção para a Escrita Científica, Lisboa: Editora Climepsi.

Estrela, E.; Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2006). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa: Dom Quixote.

Maroco, J. (2007). Análise Estatística Com Utilização do SPSS, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Reis, E.; Melo, P.; Andrade, R. e Calapez, T. (1996). Estatística Aplicada, Lisboa: Edições Sílabo.