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Voleibol

Código: ESDRM01    Sigla: VOLEI
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 10 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLDNT1 5 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLTD 10 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecimentos 
¿ Organização do Voleibol
¿ Caracterização do jogo
¿ Métodos específicos de ensino e treino do Voleibol
¿ Elementos técnicos do jogo (Passe, Manchete, Serviço, Ataque, Bloco).
¿ Organização coletiva e tática do jogo (sistemas de jogo ¿ 6:0, 4:2, 5:1)
¿ Regras e regulamentos do jogo 
¿ Organização de jogos e torneios 
¿ Minivoleibol ¿ regulamentos e jogo
¿ Voleibol de Praia ¿ regras, técnica e tática
2. Competências 
¿ Executar os elementos técnicos do jogo (Passe, Manchete, Serviço, Ataque, Bloco).
¿ Aplicar uma organização coletiva e tática no jogo (sistemas de jogo ¿ 6:0, 4:2)
¿ Realizar a arbitragem do jogo de voleibol
3. Atitudes
¿ Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
¿ Intervir ativamente nas atividades das aulas, com desportivismo, na aprendizagem e treino dos diversos temas relativos ao Voleibol.

Conteúdos programáticos

1. Organização do Voleibol
a. Organização e regulamentação da federação portuguesa de Voleibol
2. Pedagogia do Voleibol
a. Didática específica - Conteúdos e exercícios específicos. Exercícios. Unidade de treino.
b. Formação inicial específica - Gira¿volei. Minivoleibol ¿ escalão a. Minivoleibol ¿ escalão b.
3. Técnica
a. Técnica - Enquadramento do treino técnico. Técnicas (Passe, Manchete, Serviço, Ataque, Bloco).
4. Tática
a. Tática coletiva - Conceitos básicos. Sistemas básicos de jogo. Estrutura funcional do jogo de voleibol. Estrutura orgânica do jogo de voleibol. Jogos reduzidos iniciação. 6 x 6 ¿ o jogo formativo. Treino tático ¿ sistema de jogo 6 jogadores ¿ 6:0. Treino tático ¿ sistema de jogo 6 jogadores ¿ 4:2. Treino tático ¿ sistema de jogo 6 jogadores ¿ 5:1.
5. Jogo
a. Arbitragem - Os participantes no jogo. O formato do jogo. As interrupções e as demoras. A conduta dos participantes.
6. Voleibol de Praia
a. Voleibol de praia - Apresentação do voleibol de praia. Regras. Técnica. Tática.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para conhecer o Voleibol é necessário promover o estudo e a discussão sobre os conteúdos da organização, da técnica, da tática, do jogo formal. Procuramos que os alunos conheçam também a organização de torneios e competições formais e informais, de modo a possibilitar a sua aplicação no exercício profissional. Também consideramos importante o conhecimento do Voleibol de Praia e do Minivoleibol. 
Esta unidade curricular tem uma dominância aplicada, isto é, didática, promovendo o desenvolvimento das competências motoras dos alunos associada à componente de experiência de aprendizagem e treino dos elementos técnicos e táticos fundamentais no Voleibol. Promovemos também o desenvolvimento da competência reflexiva sobre os elementos do Voleibol e dos jogos e torneios realizados. 
Consideramos que os alunos devem evidenciar uma atitude crítica e científica nas intervenções e nos trabalhos realizados. Promovemos também uma atitude de entrega e empenhamento na realização das atividades técnico-táticas do Voleibol.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias:

Alguns dos elementos de trabalho técnico-tático do Voleibol são desenvolvidos durante as aulas;

Aplicação de fichas de avaliação sectoriais;

A avaliação dos conhecimentos e competências é realizada através da observação direta dos comportamentos e atitudes dos alunos na aprendizagem e treino do Voleibol, da análise e da resposta às questões de avaliação de conhecimentos no teste de avaliação.

Avaliação:

O aluno para ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças.

A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre: Nota Final = (0,50 * Prática-Intervenção) +  (0,50 * 2 Fichas de Avaliação).

Exame Final: Nota Final = (0,50 * Prova Escrita) + (0,50 * Prova Prática e Oral) 

Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

ara conhecer os conteúdos do Voleibol e a organização das competições, são utilizadas metodologias de informação e discussão, de trabalho de grupo na aula, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de prática do Voleibol, são utilizadas metodologias de aprendizagem e treino durante os exercícios e os jogos, de trabalho de grupo no pavilhão, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de valorização e reforço positivo do empenhamento, de discussão e reflexão sobre temas relacionados com o Voleibol, bem como, de conceção de relatório de intervenção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

osta. A. (2005). Voleibol ¿ Sistemas e Táticas. Editora Sprint.
F.P.Voleibol (2015). Regras Oficiais de Voleibol de Praia. F.P.Voleibol.
F.P.Voleibol (2015). Regras Oficiais de Voleibol. F.P.Voleibol.
F.P.Voleibol (2017). Regulamento de Minivoleibol. F.P.Voleibol.
F.P.Voleibol (2017). Técnicas do Treinador. Manual dos Cursos de Grau 1 e 2. Porto. FPVoleibol.
Gonçalves, J. (2009). Voleibol ¿ Ensinar Jogando. Livros Horizonte.
Lemos. A. (2004). Voleibol Escolar. Editora Sprint.
Lucas, J. (2005). El voleibol. Iniciacion y perfeccionamiento. Editorial Paidotribo.
Martin, J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Editorial Paidotribo.
Ribeiro, J. (2006). Conhecendo o Voleibol. Editora Sprint.