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Adaptações Neuromusculares no Desporto

Código: ESDRM04    Sigla: AND
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 11 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLDNT1 4 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLTD 11 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 28,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,33
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar os aspetos e conceitos gerais no âmbito das adaptações neuromusculares;
Identificar e compreender os fatores neuromusculares que influenciam a força, potência e flexibilidade através da descrição das adaptações crónicas e agudas ao treino.
Conhecer os princípios orientadores associados as capacidades físicas;
Conhece as causas musculares e neurais da fadiga muscular e relaciona-as com diferentes tipos de solicitação.
Dominar instrumentos de avaliação das adaptações neuromusculares.

Conteúdos programáticos


1. Bases Biológicas do Movimento Humano
2. Introdução às Adaptações Neuromusculares no treino
3. Introdução às Adaptações Neuromusculares associado ao treino das capacidades físicas
4. Eletromiografia como equipamento para aceder às adaptações neuromusculares
5. Electroestimulação como equipamento de treino das adaptações neuromusculares
6. Inovação Tecnológica para avaliação das Adaptações Neuromusculares no Desporto

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular a coerência dos conteúdos acenta proporcionar aos alunos o conhecimento da teoria geral associada às adaptações neuromusculares, e a sua forma de aplicação nas diferentes vertentes do exercício físico e treino desportivo. Pretende-se que nesta disciplina os alunos possam conhecer, compreender e discutir as formas de aplicação dos princípios que regem a aplicação dos exercícios de treino de forma geral e abstrata para que possam utilizar estes conhecimentos na sua intervenção desportiva.
Desta forma, e uma vez que ao longo das últimas décadas, tem sido demonstrado que o sistema neuromuscular humano é altamente adaptável e podem ser modificado em resposta aos diferentes programas de treino. Neste sentido, será privilegiada uma abordagem que proporcione aos alunos a aquisição de competências no sentido de compreender com base na aplicação de o treino, as diferentes adaptações e mudanças estruturais e funcionais.
Assim, tal como a observação, análise e experimentação de situações de exercícios de treino, será privilegiado o contacto dos alunos com meios tecnológicos, que permitam um conhecimento alargado das novas tendências de avaliação, bem como o domínio de instrumentos de avaliação para as adaptações neuromusculares no treino desportivo, que possam ser utilizados na sua intervenção desportiva.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


Avaliação Contínua: O aluno deve cumprir 2/3 das presenças e informar qual a avaliação que pretende. Para o aluno ser aprovado, terá obrigatoriamente de obter classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos domínios de avaliação continua. A classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores. Trabalho (33%), Apresentação do trabalho (33%) e Teste escrito (33%). Avaliação em exame: Prova escrita (50%), e prova oral (50%). Para aceder à oral o aluno deverá obter a nota mínima de 8 valores e a classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores. Alunos em situação especial: Os alunos abrangidos poderão aceder à Época Normal sem cumprirem os 4/5 das presenças às aulas, mas apenas em regime de Exame Final. Os alunos e devem informar o docente acerca do processo de avaliação que pretendem integrar. Caso o aluno não informe na forma escrita a sua escolha, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de prática procurando abordar desta forma todos conteúdos programáticos definidos e que visam alcançar os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics: Champaign. IL.
Folland, J., & Williams, A. (2007). The adaptations to strength training: Morphological and neurological contributions to increased strength. Sports Medicine, 37, 145-168.
Pezarat-Correia, P. (2012). Aparelho Locomotor, Volume II: Coordenação Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. Lisboa: Edições FMH.
Pezarat-Correia, P., & Mil-Homens, P. (2004) (Ed.). A Eletromiografia no Estudo do Movimento. Lisboa: Edições FMH.
Robertson, D., Caldwell, G., Hamill, J., Kamen, G. & Whittlesey, S. (2014). Research methods in biomechanics (2nd edition). Hardback.
Walter, H., Nigg, B.M. (2007). Biomechanics of the muscle -skeletal System (3rd edition). Willey.
Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd edition). Human Kinetics, Champaign.
Villa-Chã, C. (2014). Neuromuscular Adaptations to Endurance and Strength Training. Lambert Academic Publisher.