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Psicofisiologia nas Atividades de Ginásio

Código: ESDRM07    Sigla: PAG
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 23 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLDNT1 4 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLTD 3 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 26,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 26,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 26,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 26,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a relação entre o sistema nervoso autónomo e parâmetros fisiológicos. Compreender as adaptações do sistema endócrino ao exercício físico. Compreender a relação entre respiração e variabilidade da frequência cardíaca. Saber utilizar métodos de medição da variabilidade da frequência cardíaca. Saber interpretar a variabilidade da frequência cardíaca em contexto de intervenção profissional. Compreender técnicas de meditação em contexto de intervenção profissional. Compreender os mecanismos neuro-motores subjacentes a capacidades coordenativas e coordenativo-condicionais. Saber aplicar técnicas de regulação de capacidades coordenativas e coordenativo-condicionais em contexto de intervenção profissional. Conhecer o efeito da música em contexto de intervenção profissional. Compreender o papel do humor em contexto de intervenção profissional. Compreender o papel do toque em contexto de intervenção profissional.

Conteúdos programáticos

Sistema nervoso autónomo e retroação biológica: respiração, frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca, pressão arterial. Respostas hormonais ao exercício: testosterona, cortisol, beta-endorfinas, serótina, vasopressina. Respiração: tipos, velocidade, ritmo, técnicas na intervenção profissional. Técnicas de medição e interpretação de frequência respiratória, frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca e pressão arterial. Controlo respiratório e recuperação do esforço físico. Meditação: tipos, técnicas, efeitos sobre sinais vitais. Flexibilidade: mecanismos neuromusculares nas técnicas passiva, ativa, PNF, CRAC. Equilíbrio: mecanismos sensório- e percetivo-motores, modos de estabilização postural. Música: efeito ergogénico, momento e tipo de esforço físico. Humor: conceito, mecanismos sociais, como terapia não clínica. Tocar Social Positivo Não Sexual: conceito, categorias, respostas psicofisiológicas, tocar em contexto de intervenção profissional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Exploração de conteúdos através de resolução de problemas (fichas de aplicação de conhecimentos), permite simular aplicabilidade em contexto profissional. Exploração de conteúdos em sessões práticas, permite compreender em situações reais como interpretar os comportamentos motores e as respostas psicofisiológicas de praticantes. Estudo exploratório permite aprofundamento e produção de conhecimento aplicado, como formação para investimento em nichos de mercado de trabalho.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição e debate de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos. Reflexão e aplicação de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos. Avaliação contínua com componente aplicada presencial (fichas de aplicação de conhecimentos) e com componente exploratória não presencial (estudo exploratório). Ambas as componentes de avaliação contínua têm apoio e orientação docente. Contínua: Fichas de aplicação de conhecimentos (6 valores, cumprimento mínimo de 8) (mais) Estudo exploratório (14 valores; com cumprimento de prazos). Dispensa de exame se nota igual ou superior a 10 valores. Exames: Média arredondada de teste escrito individual (requer pontuação mínima de 10 valores), seguida de Oral individual. Estudantes em situação especial devem articular com regente modelo de avaliação personalizado.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Centrada no estudante, com orientação docente. Descoberta guiada, através de exposição e debates em grupo alargado e resolução de problemas em pequenos grupos (fichas de aplicação de conhecimentos). Fichas de aplicação de conhecimentos realizadas em situações simuladas, propiciam contextualização concreta de conteúdos lecionados. Recolhas em contexto específico para estudo exploratório, propicia aprofundamento e contacto com futuro contexto de intervenção profissional; também é potenciador de interdisciplinaridade (Desenvolvimento Motor, Psicofisiologia nas Atividades de Ginásio, Estatística, Metodologia da Investigação, Controlo e Aprendizagem Motora, Biomecânica, Especialidade). Incentivo e apoio à divulgação de conhecimento produzido em encontros técnicos e científicos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arch, J.J., & Craske, M.G. (2006). Behaviour Research and Therapy, 44(2):1849-1858. Catela, D. & Mercê, C. (2019). European Journal of Public Health, 29, 2 Catela, D. et al. (2018). Journal of Yoga Practice and Therapy, 2(1), 1-3. Catela, D. et al. (2018). Journal of Yoga, Physical Therapy and Rehabilitation, 2: YPTR-157. Dunbar, R.I. (2010). Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 34(2), 260-268. Duncan, P. et al. (1990). J Gerontol, 45, M192-M197. Facente, A. (2006). Hospital Nursing, 36(4):64-65. Karageorghis, C.I., & Priest, D.L. (2012). International review of sport and exercise psychology, 5(1), 44-66. Mercê, C. et al. (2018). Yoga Phys Ther Rehabil, 2: YPTR-157 Nagarwal, A.K. et al. (2010). International Journal of Sports Science and Engineering, 4(1), 25-33. Shumway-Cook, A. et al. (1997). Phys Ther, 77(8):812-819. Song, H., & Lehrer, P.M. (2003). Applied Psychophysiology and Biofeedback, 28, 13-23.

Observações

As sessões teórico-práticas decorrerão conforme determinações da Direção da ESDRM. Na avaliação contínua, para realização das fichas de aplicação de conhecimentos serão enviados documentos de apoio via mail institucional (Sigarra). Serão realizadas sessões síncronas (Zoom, Colibri) para esclarecimento de dúvidas. Na avaliação contínua, para realização do estudo exploratório recorrer-se-á a bases de dados de instituições e entidades credenciadas e questionários estruturados fechados on-line, com consentimento informado. Serão realizadas sessões síncronas (Zoom, Colibri) para apoio metodológico. Para épocas de exame, mantem-se o formato previsto no programa da uc. Atempadamente, esta informação será transmitida, via e-mail institucional, bem como quais os procedimentos para a sua realização, e que são: - Até à véspera da data do exame de época normal, o/a estudante tem que informar o regente que deseja realizá-lo, via e-mail institucional; - Para os restantes exames (recurso, melhoria de nota, especial), cumprem-se procedimentos e prazos de inscrição estabelecidos na ESDRM; - O teste escrito será individualizado, sendo realizado em sessão síncrona, via Zoom (Colibri), com obrigatoriedade de câmara e microfone permanentemente ligados; - No dia e à hora previsto para o exame, o docente fornecerá individualmente o teste escrito, via e-mail institucional; - Após realização de teste escrito e no prazo de 48 horas, cada estudante receberá informação de pontuação obtida, individualmente, pelo docente, via e-mail institucional; - Caso obtenha pontuação suficiente no teste escrito, a oral será realizada pelo regente, via Zoom (Colibri), individualmente, no prazo de 48 horas. Concluída a oral, cada estudante receberá imediata informação de aprovação e respetiva classificação final, ou de reprovação; - Caso não obtenha pontuação suficiente no teste escrito, cada estudante receberá informação devida, explicitando sua reprovação, via mail institucional; - Até à data do exame, os docentes do módulo manter-se-ão disponíveis para esclarecimento de dúvidas, via e-mail institucional.