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Bioquímica

Código: LAG1152    Sigla: BIOQ
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 79 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_1NOITE

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 28,00

LAG_1A

Ensino Teórico: 26,00
Teórico-Práticas: 28,00

LAG_1C

Ensino Teórico: 26,00
Teórico-Práticas: 28,00

LAG_1B

Ensino Teórico: 26,00
Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   2,00
Teórico-Práticas Totais 3 6,00
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   2,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição dos conhecimentos essenciais no que respeita à estrutura e propriedades das moléculas biológicas e vias metabólicas mais importantes. Estudo dessas propriedades e aprendizagem de técnicas laboratoriais

Conteúdos programáticos

Teóricos:
1. Biomoléculas: 1.1. Glúcidos. 1.2. Proteínas. 1.3. Lípidos. 1.4. Vitaminas. 2. Catálise enzimática e regulação enzimática. 3. Ácidos nucleicos e transferência da informação genética. 4. Principais vias catabolicas: 4.1. Introdução ao metabolismo, a energia nas reacções biológicas. 4.2.Vias de oxidação da glucose. 4.3. Degradação dos acilgliceróis . 4.4. Catabolismo proteico. 5. Fotossíntese: 5.1. Fotossistemas e fotofosforilação. 5.2. Ciclo redutor da pentose-fosfato. 5.3. Diferenças nas plantas C3, C4 e CAM.
Laboratoriais
Preparação de amostras. 2. Métodos espectroscópicos para doseamento de proteínas e ácidos nucleicos. 3. Métodos de separação. 4. Catálise enzimática.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se dar os princípios dos processos químicos que ocorrem no organismo, focando para isso primeiro as moléculas biológicas, caracterização e propriedades, para seguidamente focar os principais processos de obtenção de energia e de síntese de moléculas biológicas

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico, tutorial presencial e laboratorial. Admissão a exame final: obrigatória inscrição na UC.
Dispensas parciais:1 Teste escrito (TE) englobando 50% do conteúdo programático teórico; TE>= 10, (inscrição obrigatória no Moodle).
Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática, realizados durante as sessões laboratoriais; TL>=10
Exame final: 1 Prova escrita (PE) (0,70)+1 prova laboratorial (PL) (0,30).
A prova (2 partes): a 1ª corresponde ao conteúdo avaliado no TE e a 2ª ao restante conteúdo Os estudantes dispensados parcialmente no TE podem optar, aquando da realização do exame, por realizar as 2 partes ou apenas a 2ª. O resultado final será igual a 0,35 TE+0,35 PE+ 0,30 TL/PL
Todas as avaliações deverão ter valor >= 8
Em caso de não aprovação na UC, o/a estudante pode manter a nota da componente prática até 2 anos letivos. Caso não deseje manter estas condições o/a estudante deve informar por e-mail a responsável da UC até 15 dias após o início das aulas. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos relativos às moléculas biológicas e metabolismo. Nas sessões laboratoriais os estudantes irão adquirir competências relativamente às técnicas aplicadas à análise de biomoléculas. Nas sessões tutoriais pretende-se analisar artigos científicos e estudos caso relevantes para a unidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bettelheim, F. A. & Landesberg, J. M.(2001), Laboratory experiments for organic and biochemistry, 4th ed.
Harcourt, 299 pp.
Bettelheim, F. A., Brown, W. H. & March, J.( 2001), Introduction to organic & biochemistry, 4th ed.
Harcourt, 463 pp
Campos, L. S. (2005), Entender a bioquímica, 4ª ed. Escolar Editora, 683 pp.
Martinho Simões, J. A.,. Botas Castanho, M. A. R, Lampreia, I. M. S., Santos, F. J. V., Nieto de Castro, C. A., Norberto, M. F., Pamplona, M. T., Mira, L. & Meireles M. M., (2008). Guia do laboratório de química e bioquímica, 2ª ed, LIDEL, D.L, 203 pp
Quintas, A.; Freire, A.P. & Halpern, M.J. (2008), Bioquímica - Organização Molecular da Vida,
Lidel- Edicões Técnicas Lda, Lisboa, 758 pp
Stryer, L.(1988), Biochemistry, 3rd ed., Freeman, N.Y, 1089 pp
Voet, D., Voet, J. G. & Pratt, C. W.(2013), Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level, 4th ed.
John Wiley & Sons, 1077 pp. 

Observações