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Métodos Topográficos, Geodésicos e Cartográficos

Código: LAG1155    Sigla: MTGC
Área Científica: Engenharia, Ordenamento e Ambiente

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Engenharia Ordenamento e Ambiente - EOA

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 94 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_1NOITE

Teórico-Práticas: 16,00

LAG_1A

Teórico-Práticas: 16,00

LAG_1C

Teórico-Práticas: 16,00

LAG_1B

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 12,00
Albertina Maria Gomes Ferreira - ESA   4,00
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho - ESA   8,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a integrar os conceitos fundamentais de Geodesia, de Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas em formato analógico e digital, que dominem os principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos e que adquiram conceitos no âmbito das Técnicas Cadastrais.

Conteúdos programáticos

1.Noções Preliminares. Revisão sobre resolução de triângulos. Introdução de algumas ferramentas informáticas relevantes para Cartografia e Topografia.
2.Cartografia: Forma da Terra. Sistemas de projeção cartográfica. Coordenadas: sistemas e transformação. Azimutes de direções. Triangulação geodésica. Representação plano altimétrica do terreno. Escalas. Utilização e elaboração de cartas. Métodos de medição de áreas e distâncias e outras avaliações em cartas.
3.Operações de Recolha e tratamento de informação do terreno: Medições de distâncias e de ângulos. Métodos gerais de levantamento e de nivelamento. Sistemas de Posicionamento Global. Noções Elementares de Fotogrametria e Deteção Remota. Outras Tecnologias e Instrumentos.
4.Aplicações: Implantações de pontos, de alinhamentos e, de curvas no campo. Nivelação de terrenos.
5.Breve Referência à Técnica Cadastral.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões de enquadramento dos temas é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização do teste escrito visa avaliar, individualmente, esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno, em formato analógico e digital.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos pedagógicos:
Os métodos de ensino (expositivo, demonstrativo e ativo) incluem sessões teórico-práticas (presenciais e à distância), práticas de campo e de orientação tutorial.
A avaliação é realizada, por opção do estudante, em regime contínuo ou em exame final.
Avaliação:
Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: 1 Prova Escrita (PE); Fichas Práticas/Questões de aula (TP).
Condições de dispensa de exame final: É condição para dispensa de exame final que a classificação obtida no conjunto dos elementos de avaliação seja superior ou igual a 10 (dez) valores.
Classificação de dispensa de exame final: DE = 0,6 x PE (com um mínimo de 9 (nove) valores) + 0,4 x TP; TP é a média aritmética das fichas práticas/questões de aula.
Exame final: Consta de uma prova escrita.
Classificação final em exame:
- Classificação da prova escrita maior ou igual a 10 valores;
ou
- 0,6 x Classificação da prova escrita + (0,4 x TP) maior ou igual a 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões de enquadramento dos temas é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização do teste escrito visa avaliar, individualmente, esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno, em formato analógico e digital.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia:
Coelho, Rosa Santos; Ribeiro, Paulo Flores; Textos de apoio da disciplina; Policopiado, ESAS (2007)
Fonseca e Fernandes; Deteção Remota; Lidel; edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Janeiro 2004
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas; Lidel; edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Fev. 2000.
Gonçalves, Madeira e Sousa; Topografia Conceitos e Aplicações; Lidel, lda.; 3ª edição; Fevereiro 2012.
Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas; IgeoE; 5ª ed.; Agosto 2002.
Leick, Alfred ; GPS Satellite Surveying, 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc., USA,1995.
Robinson, A. et. al.; Elements of Cartography; Jonh Wiley & Sons, INC.; 6ª ed.; USA,1995
Wolf Paul R. & all.; Elementary Surveying, 9th Ed. HarperCollins College Publishers, USA, 1994.
Webgrafia:
www.igeoe.pt; www.igeo.pt; www.dgterritorio.pt/ 

Observações