Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a integrar os conceitos fundamentais de Geodesia, de Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas em formato analógico e digital, que dominem os principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos e que adquiram conceitos no âmbito das Técnicas Cadastrais.
Conteúdos programáticos
1.Noções Preliminares. Revisão sobre resolução de triângulos. Introdução de algumas ferramentas informáticas relevantes para Cartografia e Topografia. 2.Cartografia: Forma da Terra. Sistemas de projeção cartográfica. Coordenadas: sistemas e transformação. Azimutes de direções. Triangulação geodésica. Representação plano altimétrica do terreno. Escalas. Utilização e elaboração de cartas. Métodos de medição de áreas e distâncias e outras avaliações em cartas. 3.Operações de Recolha e tratamento de informação do terreno: Medições de distâncias e de ângulos. Métodos gerais de levantamento e de nivelamento. Sistemas de Posicionamento Global. Noções Elementares de Fotogrametria e Deteção Remota. Outras Tecnologias e Instrumentos. 4.Aplicações: Implantações de pontos, de alinhamentos e, de curvas no campo. Nivelação de terrenos. 5.Breve Referência à Técnica Cadastral.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Nas sessões de enquadramento dos temas é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização do teste escrito visa avaliar, individualmente, esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno, em formato analógico e digital.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Métodos pedagógicos:
Os métodos de ensino (expositivo, demonstrativo e ativo) incluem sessões teórico-práticas (presenciais e à distância), práticas de campo e de orientação tutorial.
A avaliação é realizada, por opção do estudante, em regime contínuo ou em exame final.
Avaliação:
Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final.
Condições de dispensa de exame final: É condição para dispensa de exame final que a classificação obtida no conjunto dos elementos de avaliação seja superior ou igual a 10 (dez) valores.
Classificação de dispensa de exame final: DE = 0,6 x PE (com um mínimo de 9 (nove) valores) + 0,4 x TP; TP é a média aritmética das fichas práticas/questões de aula.
Exame final: Consta de uma prova escrita.
Classificação final em exame:
- Classificação da prova escrita maior ou igual a 10 valores;
ou
- 0,6 x Classificação da prova escrita + (0,4 x TP) maior ou igual a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Nas sessões de enquadramento dos temas é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização do teste escrito visa avaliar, individualmente, esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno, em formato analógico e digital.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bibliografia: Coelho, Rosa Santos; Ribeiro, Paulo Flores; Textos de apoio da disciplina; Policopiado, ESAS (2007) Fonseca e Fernandes; Deteção Remota; Lidel; edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Janeiro 2004 Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas; Lidel; edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Fev. 2000. Gonçalves, Madeira e Sousa; Topografia Conceitos e Aplicações; Lidel, lda.; 3ª edição; Fevereiro 2012. Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas; IgeoE; 5ª ed.; Agosto 2002. Leick, Alfred ; GPS Satellite Surveying, 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc., USA,1995. Robinson, A. et. al.; Elements of Cartography; Jonh Wiley & Sons, INC.; 6ª ed.; USA,1995 Wolf Paul R. & all.; Elementary Surveying, 9th Ed. HarperCollins College Publishers, USA, 1994. Webgrafia: www.igeoe.pt; www.igeo.pt; www.dgterritorio.pt/