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Marketing

Código: LAG1253    Sigla: MARK
Área Científica: Gestão e Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 41 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_2B

Teórico-Práticas: 52,00

LAG_2A

Teórico-Práticas: 52,00

LAG_2NOITE

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   8,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem por objetivo familiarizar os alunos com a temática do marketing sensibilizando-os para a crescente importância desta ferramenta nas organizações agropecuárias. Serão analisados mercados e abordadas políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional. Pretende-se que o aluno: compreenda e integre o papel do marketing no modelo de gestão da organização; percecione as características/comportamento dos consumidores atuais e potenciais, compreenda as tendências do mercado integrando as análises da concorrência e da envolvente; defina a abordagem às variáveis de marketing e o impacto das suas políticas na estratégia da empresa; esteja capacitado para preparar planos de marketing no agronegócio e que potencie a sua atividade empreendedora.

Conteúdos programáticos

Introdução ao estudo do marketing de produtos agropecuários. O conceito de marketing e a sua evolução. A análise do mercado. Perceções e comportamento do consumidor. Introdução aos estudos de mercado. A Previsão em Marketing. O processo de segmentação e diferenciação. Seleção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing. As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição. O marketing internacional. Estratégia, planeamento e controlo de marketing, integração na gestão da organização. Desenvolvimento de estratégias de marketing para a proteção de indicações geográficas e denominações de origem de produtos agrícolas e géneros alimentícios. Novas tendências em marketing.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico-prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. O conteúdo programático está estruturado de acordo com os objetivos da u.c., com uma primeira parte introdutória que visa expor os principais conceitos de marketing, a sua evolução e as filosofias de gestão subjacentes que ajudem cada aluno a construir o seu quadro conceptual. Inicia-se um novo paradigma em que se conhecem ferramentas e desenvolvem aptidões que, no seu conjunto, proporcionam informação que os capacita para a tomada de decisões de marketing entre cenários agropecuários alternativos. Especificamente proporcionam-se os conhecimentos básicos de marketing, a nível da decisão estratégica e das ações operacionais e de como integrá-los nas práticas da gestão da organização em que irá trabalhar. Para que se articulem e integrem corretamente o conteúdo programático prevê dar a conhecer a forma como analisar os fatores relevantes na perceção da qualidade dos produtos agrários consumidos e discute os fatores determinantes do comportamento do consumidor. Os estudos de mercado, tão importantes para o estabelecimento das estratégias de marketing, são também apresentados ainda que com um carácter meramente introdutório mas que permite aos alunos utilizarem as noções apreendidas nomeadamente para conceber um guião de inquérito, analisar os cuidados a ter na sua aplicação e interpretar os seus resultados. Com as informações recolhidas é possível definir estratégias de marketing a implementar, discutir as suas vantagens e inconvenientes e optar pelas diferentes ações cujo conteúdo programático descreve e que constituem o motor das políticas de marketing que podem ser definidas a nível de cada uma das variáveis. É dada relevância também aos principais elementos do ambiente interno à organização e iniciam-se abordagens gerais para o incentivo ao empreendedorismo essenciais para aproveitamento de oportunidades de agronegócio.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia utilizada segue o regime presencial onde se procura interligar o método expositivo, com foco no diálogo e na participação dos estudantes, incentivando a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing. Na plataforma de ensino a distância é disponibilizada informação relevante para o desenvolvimento dos trabalhos.
Dispensa de exame final:
- 1 prova escrita (com um peso de 60% na avaliação final) + 1 trabalho (com um peso de 40% na avaliação final) - A dispensa carece de obtenção de classificação positiva no trabalho e um mínimo de oito valores na prova escrita.
Exame final: 1 prova escrita
Classificação de exame final:
- exame final (com um peso de 60% na avaliação final) + classificação do trabalho* realizado no semestre (com um peso de 40% na avaliação final); ou
- exame final (100%).
*O trabalho realizado em equipa de dois/três elementos e obrigatoriamente objeto de relatório escrito e apresentação oral, com classificação final positiva.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino tentam responder a grandes intenções, nomeadamente:
- que os conteúdos programáticos sejam compreendidos e facilmente assimilados;
- que assegurem uma relação intensa entre conhecimento e prática;
- que garantam a consolidação dos conhecimentos adquiridos, nesta fase, ou em fases posteriores, a nível profissional ou quando pretendam dar continuidade a outros ciclos de estudos.
As metodologias de ensino que se pretendem adotar respondem à definição dos objetivos expressos e à tipologia teórico-prática da u.c.. Isto é, para a aquisição dos conceitos teóricos fundamentais considera-se que o mais adequado é o método expositivo, o que não implica que o estudante não seja obrigado a participar na identificação dos conceitos a difundir. Se para os conceitos estruturantes de marketing e respetivas funções não se esgotam as metodologias expositivas, para que os estudantes dominem também as políticas operacionais juntam-se outras metodologias, o que permite a aquisição de competências para analisar, compreender e decidir entre as melhores alternativas para as variáveis produto, preço, comunicação e distribuição. Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico específico que é disponibilizado pelo docente na forma de acompanhamento tutorial para a realização dos desafios lançados e para que os estudantes tenham a informação necessária para a tomada de decisão perante os vários cenários alternativos nos problemas que hoje são propostos ou que com que poderão vir a ser confrontados num contexto profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

De Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018): Mercator 2018 25 Anos - O Marketing na era digital. (17ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, Grupo Leya.
Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2015): Mercator da língua portuguesa: Teoria e Prática do Marketing, (16ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote

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