• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LAGPL1156
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estatística

Código: LAGPL1156    Sigla: EST
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 56 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_1DIA

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_1A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Cláudia Gaboleiro Charana - ESA   0,50
Manuel Mendes de Sousa Adaixo - ESA   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Ana Cláudia Gaboleiro Charana - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cláudia Gaboleiro Charana - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição dos conceitos base da estatística: medidas descritivas, probabilidades, principais distribuições, amostra e população, representatividade da amostra. Aplicação à amostragem, à descrição e interpretação de dados e à construção de intervalos de confiança para a média.

Conteúdos programáticos

Estatística descritiva. Regressão linear simples: estimação de parâmetros e cálculo do coeficiente de correlação. Teoria das probabilidades. Distribuição de variáveis aleatórias. Parâmetros de localização e de dispersão. Distribuições teóricas discretas: uniforme, binomial, multinomial, hipergeométrica, Poisson. Distribuições teóricas contínuas: normal e t de Student. Aproximações entre distribuições. Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses para a média e para a diferença de médias..

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa apresenta as noções teóricas básicas de probabilidades e estatística que permitem associadas à prática cumprir os objetivos acima mencionados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição de matéria em sessões presenciais com aulas teóricas e aplicação em aulas práticas.
Avaliação periódica através de 2 testes (T1 e T2) que poderão facultar a dispensa de exame final quando a média dos testes for igual a superior a 10 valores e nenhum deles tiver uma classificação inferior a 8 valores.
O exame final consiste numa prova escrita.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas aulas teóricas são expostos os conceitos e teorias base que serão aplicados nas aulas práticas e complementados com o trabalho fora das aulas e com apoio tutorial, para cumprimento dos objectivos fixados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Eason G.; Coles C. W.; Gettinby G. Mathematics and Statistics for the Bio-Sciences. J Wiley&Sons, 1992.
Murteira B. Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva. Mc Graw-Hill de Portugal, 1999.
Reis E.; Melo P.; Andrade R.; Calapez T. Estatística Aplicada. Vols 1 e 2. Sílabo, 2015, 2016.
Murteira B.; Ribeiro C.S.; Silva J.A.; Pimenta C. Introdução à Estatística. Porto Editora, 2010.
Pedrosa A.C.; Gama S.M.A. Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora, 2016.
Guimarães R.;Sarsfield J. Estatística. Verlag Dashöfer Portugal. 2010.
Taylor J. R. An Introduction to Error Analysis. Oxford University Press. 1997.
Apontamentos teóricos e exercícios disponibilizados no moodle.